TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS PATOLÓGICOS GERAIS 

Por:   •  14/10/2019  •  Resenha  •  4.883 Palavras (20 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 20

PROCESSOS PATOLÓGICOS GERAIS FMP214 (ENFERMAGEM) - 2018 / 1º SEMESTRE PROVA 1

1. Usualmente ocorre reparo por regeneração em:

a. Tecido nervoso  b. Epiderme  c. Músculo cardíaco  d. Músculo esquelético

Reparo por Regeneração: As áreas lesadas sofrem reconstituição integral, recuperando-se a estrutura, a organização e a função tissulares anteriores à inflamação. Ocorre nos tecidos com células lábeis, ou estáveis, onde há proliferação e diferenciação das células de reserva ou de células em G0 (ciclo celular). Os tecidos lábeis ou instáveis, estão em contínua proliferação, sendo substituídos pela proliferação e maturação de suas células-tronco e pela proliferação de suas células maduras. Incluem o tecido hematopoético e os tecidos epiteliais das mucosas e da pele, incluindo os seus anexos, desde que a membrana basal esteja intacta.

2. Um paciente apresentou infarto agudo do miocárdio. Na área de infarto espera-se observar após 3 meses:

a. Necrose de coagulação  b. Necrose de liquefação   c. Granuloma  d. Cicatriz 

As células permanentes são as altamente diferenciadas de modo que não proliferam após o nascimento. Compreendem as células nervosas, e as fibras musculares estriadas cardíacas e as esqueléticas. Na musculatura estriada esquelética as células satélites, no endomísio, têm alguma capacidade regenerativa. Assim, no infarto do miocárdio o reparo é uma cicatriz fibrosa. Na colecistite crônica o reparo é por cicatrização, podendo-se também observar o por regeneração do epitélio. Na cirrose hepática observam-se reparos por regeneração (nódulos de regeneração) e por cicatrização (fibrose portal delimitando os nódulos de regeneração).

3. No ciclo menstrual com predomínio da atividade de estrogênio observa-se no endométrio:  

a. Hiperplasia  b. Hipotrofia   c. Metaplasia  d. Displasia

Hiperplasia: É o aumento no número de células (proliferação) em um tecido ou órgão [o qual também pode mostrar aumento de volume (= hipertrofia)], ou de parte do corpo. Pode ser fisiológica (e.g.: pela ação hormonal na mama durante a lactação; no útero durante a gravidez; compensatória como a que se dá na regeneração hepática, após hepatectomia parcial; a hiperplasia renal contralateral, após nefrectomia, etc) ou patológica (e.g.: por excesso de estímulo hormonal ou por fatores de crescimento, como a hiperplasia endometrial).

4. O agregado de macrófagos relacionado com ovo de Schistossoma mansoni, tendo ao redor muitos eosinófilos, caracteriza:

a. Tecido de granulação b. Inflamação aguda c. Inflamação crônica inespecífica d. Granuloma 

5. Dentre os citados abaixo qual se relaciona com hipertrofia e hiperplasia?  

a. Cardiomegalia hipertensiva b. Útero na gravidez c. Halterofilismo  d. Hidronefrose

Hipertrofia: É o aumento do tamanho das células e, consequentemente, dos órgãos, e de parte do corpo. As células hipertróficas têm aumento na síntese de suas estruturas subcelulares (organelas, citoesqueleto, etc). Pode ser fisiológica, como a por aumento na demanda funcional observável na hipertrofia muscular estriada esquelética no exercício físico; a por estímulo hormonal, como a hipertrofia e a hiperplasia das fibras musculares lisas do útero durante a gravidez...

6. O pigmento acumulado nos tecidos decorrente do desgaste celular chama-se:

a. Ferritina  b. Lipofuscina  c. Lipocortina  d. Bilirrubina

Pigmentos (...) endógenos (lipofuscina, ou pigmento ceróide, do desgaste, do envelhecimento, por peroxidação dos lipídeos poli-insaturados das membranas subcelulares, sendo formada por complexos de proteínas com polímeros de fosfolipídeos e lipídeos, gerando-se um pigmento amarelo-acastanhado...

7. A condição citada abaixo que se relaciona com aumento de bilirrubina sérica é:  

a. Hepatite  b. Envelhecimento  c. Anemia ferropriva  d. Obesidade

(... bilirrubina, derivada do metabolismo do Heme da hemoglobina, sendo originado um pigmento amarelado, que se acumula em hepatócitos e outras células, nas doenças que cursam com colestase, hepatites, obstruções das vias biliares, nas anemias hemolíticas, etc).

8. A esteatonecrose ocorre usualmente na:  

a. Pancreatite aguda  b. Hepatite aguda  c. Glomerulonefrite aguda  d. Encefalite aguda

A necrose gordurosa ou esteatonecrose é a que acomete o tecido adiposo, sendo fruto da ação de enzimas, especialmente na pancreatite aguda, cuja reação inflamatória lesa os ácinos liberando lipases, que digerem o tecido adiposo regional. Os ácidos graxos liberados podem combinar-se com cálcio gerando sabões, processo conhecido como saponificação.

9. Na dermatite vesicular por pelo vírus Herpes simplex o exsudato é usualmente do tipo:    

a. Purulento  b. Seroso   c. Fibrinoso  d. Serofibrinoso

Exsudato: caracteriza-se por ser rico em proteínas e, ou células inflamatórias [densidade (massa específica) > 1,020 g/ml]. Ocorre nos edemas com permeabilidade vascular aumentada devido à inflamação, traumatismo na microcirculação e por vasos malformados em neoplasias.

(...)

Os fenômenos alterativos teciduais, mais especificamente, podem ser exemplificados por vários padrões morfológicos, a saber:

• Seroso (e.g., dermatite vesicular herpética);

10. Dentre os abaixo citados usualmente apresenta atrofia, após a puberdade:  

a. Medula óssea  b. Linfonodo   c. Timo   d. Apêndice ileocecal

Hipotrofia, Atrofia: É a redução quantitativa dos componentes estruturais celulares, com diminuição do volume das células e dos órgãos (dependendo do número de células envolvidas) ou de parte do corpo. Muitas vezes é também acompanhada de redução no número de células. Em geral há aumento da degradação das proteínas celulares. Diz-se atrofia quando a redução é acentuada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (311 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com