TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observando a Realidade da Maternidade HRG

Por:   •  7/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

FICHA AVALIATIVA

1° ETAPA – OBSERVANDO A REALIDADE        

Observando a realidade da maternidade do HRG (Hospital Regional do Gama) podemos identificar que é um setor do hospital responsável pelos cuidados com puérperas e recém-nascidos (RN), onde a equipe multidisciplinar atua no pós-parto, puerpério e cuidados com a mãe e o RN. Além da realização de exames como o teste do pezinho, orelhinha e coraçãozinho.

A maternidade é composta por quatorze enfermarias onde cada uma possui três leitos, com banheiros inclusos, cada paciente tem direito a um acompanhante de sua escolha. O setor conta também com as salas para teste do pezinho e do coraçãozinho, sala de altas e exames, sala de banho, sala de prescrição médica, sala de material, posto de enfermagem, expurgo e um banheiro para funcionários.

Dentre os serviços prestados pela equipe multiprofissional podemos citar alguns cuidados como a realização de prescrições, realização de medicações, checagem, acompanhamento, avaliação, anotações, evoluções, cuidados, assistência, orientações, teste do pezinho, da orelhinha e do coraçãozinho, dentre muitas outras atividades.

São notados alguns erros no setor que poderiam ser mudados ou melhorados, entre eles podemos observar a falta de materiais, déficit no quadro de funcionários, problemas relacionado a estrutura física do local, patrimônios que necessitam de manutenção e troca e etc..

Com o objetivo de tentar solucionar algum dos problemas do setor, foi escolhido como foco a sala de banho da maternidade, a qual apresenta falhas. A sala disponibiliza de pouco espaço para realização da higiene do recém-nascido, torneira somente com água fria, o que faz com que seja necessário buscar água quente em outra pia distante da sala. Além da sala se encontrar ao lado do expurgo do setor outro risco que é observado, e o de perca de calor do RN no trajeto da sala de banho para as enfermarias.

Muitas das mães e pais de primeira viagem, não se sentem confiantes a realizar a higiene do bebê, ou realizam de forma inadequada. A sala de banho não conta com nenhum cartaz, banner ou orientação dos profissionais do setor na hora do banho, o que faz falta nesses casos, onde uma informação ou ajuda viria a facilitar esse processo.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com