TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologicas

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A tuberculose (TB) é um grave problema de saúde pública mundial. Essa doença milenar ainda é responsável por altos índices de mortalidade, atingindo indistintamente diversas faixas etárias e classes sociais.(citação???)

Acredita-se que os primeiros casos de acontecimentos em humanos ocorreram em múmias egípcias, há mais de 5.000 mil anos (a.C). Na América do Sul umas das primeiras confirmações de caso de TB foi na era pré-colombiana, em uma múmia. Já no Brasil a TB chegou durante a colonização, afetando os povos indígenas, introduzidas pelos Jesuítas e Colonos (MACIEL et al., 2012; COSTA et al., 2013)

Para BRASIL, 2002, a TB é uma doença infecto contagiosa com evolução crônica causada pelo Mycobacterium tuberculosis comumente conhecido como bacilo de Koch (BK), na qual os pulmões são alvo primário, mas qualquer órgão pode ser infectado tais como rins, ossos e meninges. O Mycobacterium Tuberculosis, é uma espécie mycobacterium, composto por bastonetes imóveis, não esporulados, não capsulados e aeróbios estritos. As bactérias do complexos M. tuberculosis são classificadas como micobactérias não pigmentadas de crescimento lento, dividindo-se a cada 12 (doze) a 24 (vinte quatro) horas, já que além de serem exigente nutricionalmente, possui uma complexa parede celular, podendo ser necessárias cerca de 3 (três) a 8 (oito) semanas de incubação para o isolamento de microrganismo.

O indivíduo com TB Ativa é a principal fonte de infecção, podendo lançar partícula contendo bacilos, ao falar, espirrar e principalmente a tossir. A transmissão, na maioria dos casos, ocorre por vias aéreas e após a inalação, os bacilos alcançam os alvéolos, onde se desenvolvem. Estima-se que, durante um ano, um indivíduo com baciloscópia positiva pode infectar, em média, 10 (dez) a 15 (quinze) pessoas numa comunidade (COSTA et al, 2013. BRASIL, 2014 a).

Os sinais e sintomas mais comuns da TB são: tosse seca e contínua de início, em seguida o aparecimento de secreção por mais de 4 (quatro) semanas, na maioria das vezes ocorrem hemoptise, ou seja, expectoração com a presença de sangue; Fadiga excessiva; febre baixa, geralmente no fim do dia; sudorese noturna; anorexia; palidez; perca de peso acentuada; rouquidão; astenia; prostração. Com agravamento, a TB apresenta dispneia; perca de sangue; colapso do pulmão; exsudato pleural; dor torácica (SANT’ANNA, 2010).

     A TB ela desenvolve-se principalmente em pessoas imuno-deprimidas , em moradores de ruas, indígenas e em pessoas privadas de liberdade. 

O tratamento da tuberculose dura no mínimo 6 (seis) meses e, nesse período o estabelecimento de vínculo entre o profissional de saúde e o usuário é fundamental para que haja adesão do paciente ao tratamento e assim reduzir as chances de abandono para se alcançar a cura. O paciente deve ser orientado, de forma clara, enquanto as características da TB e do tratamento que será submetido: medicamentos, duração e regime de tratamento, benefícios do uso regular dos medicamentos, possíveis consequências do uso irregular dos mesmo e eventos adversos (SBS, 2016).

É comum que o paciente apresente melhores no seu caso clínico logo nas primeiras semanas de tratamento, no entanto faz-se necessário que o mesmo esteja esclarecido da importância da continuidade do tratamento, uma vez que se o mesmo for interrompido pode ocorrer resistências nas drogas utilizadas do tratamento.

No Brasil, os medicamentos usados nos esquemas padronizados para tuberculose são: a isoniazida (H), a rifanpicina, pirazinamida (z) e o etambutol (E). a maior parte das pessoas serão tratadas pelos os esquemas padronizados e receberão  o tratamento de acompanhamento da tensão básica. (SBS,2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com