TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto tcc

Por:   •  20/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  1.616 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de conclusão de curso I

TEMA: lesões causadas por dispositivos   hospitalares dentro de UTI

PROBLEMA DE PESQUISA: O que causa essas lesões ? Quais os principais dispositivos que lesionam? Quais seriam os danos provocados pelo uso destes dispositivos no paciente durante a internação? Qual seria o papel do enfermeiro em relação a evitar esse tipo de lesão no paciente?

OBJETIVO: Verificar por meio de pesquisa bibliográfica as ações do enfermeiro na prevenção destas lesões ocasionadas por estes dispositivos.

INTRODUÇÃO

A úlcera por pressão (UP) é caracterizada por uma lesão da pele causada pela associação de fatores internos e externos que, após um período de fluxo sanguíneo deficiente, os nutrientes deixam de ser carreados para a célula e os produtos de degradação se acumulam, assim, ocorre a isquemia seguida de hiperemia, edema e necrose tecidual, evoluindo para a morte celular . A interrupção de suprimento sanguíneo para a área geralmente é provocada por pressão, cisalhamento e fricção. Estes fatores podem estar associados a outros como: a idade avançada, estado nutricional deficitário, pressão arteriolar, temperatura corporal, patologias associadas à mobilidade reduzida, incontinência urinária e fecal e obesidade.

Considerando que as úlceras por pressão são complicações desagradáveis, dolorosas, e que sua prevenção e tratamento têm custos elevados, algumas medidas de baixa tecnologia podem ser utilizadas tanto em ambientes hospitalares quanto domiciliares, como, por exemplo, manter a integridade da pele, deixando-a limpa, sem umidade e hidratada com óleos naturais, utilizando fraldas absorventes, trocando-as sempre que necessário, não sendo indicado o uso de calças plásticas que deixam a pele úmida, embora os lençóis estejam secos. Outras medidas como controle do excesso de pressão sobre as proeminências ósseas podem ser realizadas, protegendo-as com travesseiros e almofadas de espuma ou colchões de espuma, ar estático, ar dinâmico, gel e água, pois redistribuem o peso e reduzem a pressão. Outra recomendação é o reposicionamento e a mudança de decúbito realizado a cada duas horas em indivíduos acamados; já para os que permanece sentados por períodos longos, o reposicionamento deve ser realizado a cada hora e com a proteção com almofadas de gel ou ar, porém dispositivos tipo roda d’água não devem ser utilizados. Acrescentando-se, ainda, proporcionar suporte nutricional adequado, pois o estado nutricional reduzido além de prejudicar a elasticidade da pele em longo prazo leva à anemia e à redução de oxigênio nas células. O conhecimento do profissional que presta o cuidado ao paciente crítico é fundamental, pois a qualidade do cuidado prestado para a prevenção de úlcera por pressão pode estar prejudicada se a habilidade e o conhecimento destes não forem adequadamente conduzidos .A enfermagem como ciência que cuida do Ser Humano sempre esteve comprometida com a função de educar e orientar, e o enfermeiro são um educador e, dentro de sua prática, precisa estar preparado para desenvolver processos educativos de forma que favoreçam o desenvolvimento de habilidades básicas para o crescimento pessoal e profissional. A responsabilidade de garantir uma assistência de qualidade é o fator que contribui para a prevenção de UP, visando tanto à assistência quanto à educação em práticas formais e informais.

.

METODOLOGIA

Para realização do estudo, utilizar-se-á o método de pesquisa bibliográfica, o qual consiste no exame da bibliografia, para o levantamento e analise do que já foi produzido sobre o assunto que é tema da pesquisa cientifica4. Dessa forma, realizar-se-á o levantamento bibliográfico e, em seguida, a coleta de informações, dados, fatos e informações contidas na bibliografia selecionada.

O levantamento será realizado em bases de dados dos sites Google Acadêmico, Sielo e Portal Anvisa, utilizando-se como palavras-chave os termos: automedicação na gestação, uso de medicamentos na gravidez, educação em saúde.

De acordo com esta leitura, serão selecionados os artigos que abordarem o tema da pesquisa e que estejam publicados entre os anos de 2010 a 2014, ou seja, nos últimos 5 anos.

Excluir-se-á, portanto, os artigos publicados fora deste período e aqueles que não abordarem sobre a temática em questão.

A partir dos artigos selecionados, será realizada uma leitura crítica e interpretativa com a necessária imparcialidade e objetividade, na qual serão relacionadas às informações e ideias dos autores com o objetivo do estudo.

 CRONOGRAMA

ATIVIDADES

AGOSTO 2015

SETEMBRO2015

OUTUBRO 2015

NOVEMBO 2015

DEZEMBRO 2015

Pesquisa Bibliográfica

Leitura dos textos

Análise dos dados (textos)

Redação do texto - desenvolvimento

Considerações Finais

Entrega do trabalho pronto (online) e construção do pôster

Apresentação do pôster

ORÇAMENTO

Itens / Descrição

Quantidade

Valor Unitário

Valor Total

Caneta esferográfica

3und

0,70

2,10

Cartucho impressora

1und

35,00

35,00

Papel Sulfite

100und

4,60

4,60

Internet

5 meses

30,00

150,00

Banner

1 und

120,00

130,00

Panfletos informativos

50und

1,25

62,50

Caneta marca texto

1 und

1,60

1,60

Lapís

2und

0,30

0,60

borracha

1und

0,60

0,60

                                                                                                  Total         387,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com