TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÃO SOBRE A CARGA HORARIA DA ENFERMAGEM

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA

CURSO ENFERMAGEM

TURMA 26

DISCIPLINA ETICA

PROFESSORA AMÉLIA  ROMANA ALMEIDA TORRES

QUESTÕES SOBRE AS 30 HORAS DA ENFERMAGEM : DISCURÇÃO

KÁSSIA VALERIA DE SOUSA DUARTE

SOBRAL /CE

2015

  • 30 Horas da Enfermagem
  1. Justificativa das 30 horas

Às 30 horas visa à preservação da saúde dos profissionais trabalhadores da enfermagem e como também a seguranças dos usuários que procuram o atendimento. A diminuição da carga horaria de trabalho do profissional enfermeira para 30 horas tramita no congresso pela o projeto de Lei nº 2295/2000. A luta pela a redução da Jornada se justifica pela a exposição a diversas doenças, a acidentes e riscos ocupacionais. Com um contato constante com muitas vidas um sofrimento terrível, convivendo no dia a dia com um risco iminente de morte e o sofrimento Humano, geram um desgaste físico e também emocional. Não é uma reivindicação a respeito de alguns privilégios da classe, e sim um luta para um estabelecimento de condições mínimas para um desenvolvimento de uma prática assistencial segura para os profissionais da área e os usuários que usam o serviços, uma vez que o profissional enfermeiro permanece com o usuário 24 por dia e 365 dias por ano, dedicada a um só proposito o bem estar do paciente.

  1. O que a Lei fala sobre o duplo emprego.

A reivindicação das 30 horas, nunca foi motivada por um buscar de um novo emprego, no caso um segundo emprego. Pessoas que não apoiam o projeto de lei tem usado esse argumento, que a jornada de 30 horas vai resultar em um duplo emprego, como se os profissionais da saúde reivindicassem uma jornada menor para que esses pudessem assumir um novo emprego e não ter a capacidade de cuidar de  si e de outros com segurança, é considerado um argumento altamente ideológico, pois a existência de um duplo emprego atingindo ate as 88 horas semanais não mobilizou nenhum tipo de reação opositora, com certeza trabalhar 60 horas semanais, seria muito, porem trabalhar 88 horas semanais, com uma remuneração baixíssima não pode parecer um problema. Também o direito de ter mais um emprego são garantidos constitucionalmente.

  1. Quais os motivos para a aprovação da Lei.

  1. Os profissionais de enfermagem são responsável, pela promoção da saúde, prevenção de doenças e recuperação de danos, dando assistência ao cliente, e diminuindo a carga horaria de trabalho, os ganhos seriam significantemente maiores.
  2. O excesso de trabalho foi considerado responsável por a maioria dos acidentes de trabalho, implicando em um aumento de auxílio-doença , que é  garantida pelo o governo, a jornada de 30 horas deve reverter esse situação, garantindo diminuição dos casos de acidentes.
  3. A jornada de trabalho deve garantir uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores, garantia de uma melhorar significativa no atendimento ao usuário.
  4. Aprovada a Lei das 30 horas haverá uma redução de custos materiais e humanos, que são associados a acidentes e a doenças, esses investimentos podem ser destinados a outras aéreas e setores de um ganho real dos usuários.
  5. Os serviços de saúde são compostos na maioria por mulheres, o oficio quase sempre em virtude do reduzido retorno financiado obriga seus profissionais a cumprirem dupla e tripla jornada diária de trabalho; o que contribui para um desgaste físico e emocional.
  6. A lei que regulamenta o exercício da profissão da Enfermagem, de 1955, já priorizava uma jornada de trabalho de 30 horas, mais esse artigo em especifico foi vedado, na ocasião da aprovação da Lei.
  7. Os trabalhadores de Enfermagem são cerca de 60% do conjunto de profissionais de saúde e sua participação em diferentes aéreas de saúde  já é motivo suficiente para a valorização da categoria e para um tratamento igual.
  8. Com a diminuição da carga horaria da jornada da enfermagem, ira gerar novos empregos nos postos de enfermagem, mais emprego irá gerar o aumento do consumo e vai incrementar a economia nacional.
  9. É dever do poder Legislativo, prover métodos e meios e politicas publicas que visem a valorização da vida de todos os profissionais de saúde.
  10.  Muitas organizações Trabalhistas recomendam uma jornada de 30 horas para uma assistência mais segura.

  1. Opinião sobre as 30 horas.

A jornada de 30 horas é um direito do trabalhador de enfermagem é também uma garantia de qualidade da assistência. O impacto com a mudança da carga horaria seria mínima para o governo, porem para a categoria e para a sociedade as consequências seria altamente positivo, pois com as 30 horas será possível um cuidado de mais qualidade e segurança e um melhor ambiente de trabalho. O enfermeiro brasileiro é a única categoria no ramo da saúde que este presente na assistência em saúde e é responsável por mais de 70% das ações assistenciais. A sua importância e dedicação exige um respeito e valorização maior. Não iremos aceitar vãs promessas que não iram ser concretizadas em ações do governo e em atividades dos parlamentares. 30 horas já!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com