TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Por:   •  26/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.553 Palavras (15 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 15

TELMA SUELI DA SILVA DE ANDRADE

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE  ATIVIDADES PRÁTICAS DO

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Relatório apresentado ao CEPCS, Centro Estadual Presidente Costa e Silva como pré- requisito obrigatório de conclusão do curso Profissionalizante em Técnico de Enfermagem.

SALVADOR 2022

1

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a minha família compreender a minha ausência no período do curso ao meus netos por sempre está do meu lado dedicando seu tempo me auxiliando que muito me apoiou e me incentivou a realizá-lo, melhor, dedico, ainda, este trabalho a meu Deus por tudo que ele tem feito na minha vida, pelas ricas bênçãos e livramento.

Salmos 23

1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. 2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. 3 Refrigera a minha alma; guia- me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. 4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. 5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. 6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus pela minha vida, por mim ajudar a ultrapassar todos os obstáculos encontrados ao longo do curso, por ter me dado sabedoria para concluir esse trabalho, pois sem a sua ajuda nada seria feito. A minha família por sempre está ao meu lado me motivando, principalmente a meus netos que apesar da dificuldade que enfrentava sempre disponibilizava uns pouco do seu tempo me auxiliando e me encoragando sempre a nunca , sou grata a meu Senhor pela vida deles. Aos professores  pela compreensão e incentivo . Ao meu neto Mauricio por me apoia e me ajudar a nunca desisti dos meus objetivos, agradeço também aos colegas que conheci no percurso do curso por sempre me ouvir e me compreender.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        6
  2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        7

2.1- Fundamentos de enfermagem e clínica médica        7

2.2- Saúde da criança        8

2.3- Saúde do idoso        9

2.4- Clínica cirúrgica        10

2.5- Saúde da mulher        11

2.6- Saúde mental        12

2.7- Urgência e emergência        13

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        15
  1. INTRODUÇÃO

A realização do estágio supervisionado para mim foi de suma relevância, sendo este momento que pude pôr em prática tudo aquilo que aprendemos na teoria, da importância da assistência ao paciente, das obrigações e responsabilidades que possuem um técnico de enfermagem.

Percebi que durante o exercício das atividades lidei, na maioria do tempo, com vidas humanas fragilizadas, com o sofrimento de seus familiares e pessoas próximas, que precisam de cuidados especiais e acolhimento neste momento tão difícil.

Desta forma passei a entender que estágio supervisionado é o momento de formação para o futuro profissional técnico de enfermagem, possibilitando a vivência de toda a teoria aprendida em sala de aula, e aplicá-la na prática.

O estágio supervisionado acompanhado de enfermeiras preceptoras me deu a oportunidade de elucidar muitas dúvidas, de realizar ações e procedimentos com a supervisão de um profissional capacitado e de conviver com outros profissionais, e entender que para a recuperação efetiva de um paciente, não é necessário apenas do médico, mas sim de uma equipe interdisciplinar composta de vários profissionais.

A atuação do profissional técnico em enfermagem é de fundamental importância para o processo de humanização da saúde. Para esse processo o profissional tem a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos e adquirir a experiência necessária para enfrentar às situações adversas que fazem parte da profissão. Este relatório de estágio supervisionado apresenta as experiências e ações desenvolvidas em cada etapa do meu estágio dentro dos diversos setores dos hospitais que passei.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1- FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM E CLÍNICA MÉDICA

Ocorreu este estágio supervisionado no Hospital Geral Ernesto Simões Filho

- HGESF, que fica sediado à Praça Conselheiro João Alfredo, s/n, Pau Miúdo, Salvador, Bahia, realizado de 01/02/2019 à 15/02/2019, nos turnos matutino e vespertino com monitoramento da preceptora Meire Jane, o hospital disponibiliza atendimento nas seguintes especialidades: urgência, emergência, ortopedia, pediatria e UTI.

Inicialmente a preceptora revisou o conteúdo teórico aprendido em sala de aula, lembrando e frisando a importância da higienização das mãos, da utilização correta da luva estéril durante o atendimento e pratica de procedimento nos pacientes, em seguida todos os alunos foram encaminhados a enfermaria no intuito de pôr em pratica o que aprendemos na teoria.

Meu primeiro atendimento foi ao paciente A. J. N. S., 59 anos, masculino, que me chamou atenção pelo seu histórico e procedimentos realizados naquele momento, o mesmo era tabagista, fumando em média uma carteira de cigarros por dia, portando hipertensão há aproximadamente cinco anos e diabético a sete anos, apresentava quadro de edema nos dois membros inferiores – MMII até a raiz da coxa, sendo necessário a instalação soroterapia com solução de ringer lactado por acesso periférico em membro superior direito – MSD, feito pela enfermeira do setor logo em seguida feito banho no leito, com meu auxilio.

Neste paciente durante quatro dias de internamento realizamos ainda diariamente, exame de glicemia capilar paciente, tendo em algumas oportunidades existido alteração apresentando hiperglicemia, quando queixava-se de boca seca e visão embaçada, nesta oportunidade sinalizei aos profissionais plantonistas que realizaram a aplicação de insulina logo em seguida.

Durante o todo estágio fiz muitos procedimentos nos mais diversos tipos de pacientes, homens, mulheres de idades variadas e portadores de patologias variadas, que buscavam atendimento nesta unidade de saúde, corriqueiramente era realizado a aferição sinais vitais – SSVV, glicemia capilar, banho de leito e banho aspersão, massagem de conforto, preparo e administração de medicamentos via oral – VO, intramuscular – IM, endovenosa - EV, desprezado diurese de sonda vesival – SVD.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com