TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTAGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  4/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.089 Palavras (13 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 13

WANDERLEI SOUZA

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Relatório final das atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado IIapresentado à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto – UNIC Floriano Peixoto, como componente avaliativo da disciplina Estágio Supervisionado II

Professor: Enfº Fabrício Cândido

Rondonópolis/MT 2018

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

PACS        Programa dos Agentes Comunitários de Saúde

LISTA DE APÊNDICE

APÊNDICE A        21

APÊNDICE B        35

APÊNDICE C        50

APÊNDICE D        59

APÊNDICE E        73

APÊNDICE F        82

APÊNDICE G        105

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        6
  2. OBJETIVOS        7

OBJETIVO GERAL        7

OBJETIVOS ESPECÍFICOS        7

  1. METODOLOGIA        7
  2. DESENVOLVIMENTO        7
  1. CARACTERIZAÇÃO DOS LOCAIS DE ESTÁGIO        7
  1. INFRAESTRUTURA E RECURSOS HUMANOS        9
  2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO AUTOR        16

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19

APÊNDICES        20

  1. INTRODUÇÃO

A formação de um profissional para o mercado de trabalho não pode ser marcada apenas pela teoria ensinada em sala de aula, é preciso que o discente conheça seu espaço de atuação dentro do mercado de trabalho, e é no estágio supervisionado que se encontra essa oportunidade na qual possibilita o aluno expandir seus conhecimentos, associando a prática nesses aspectos.

O estágio supervisionado garante ao estudante uma oportunidade única de se autodescobrir como profissional, de conviver com outros colegas de profissão, de vivenciar habilidades reais com as responsabilidades que lhes são conferidas de liderança de equipe, incluindo os modelos assistencialistas, tão essenciais para a formação do futuro enfermeiro.

É No campo de estágio, que o aluno se depara com vários sentimentos que podem influenciar tanto de forma positiva como negativa o seu desenvolvimento durante o processo de avaliação e participação. Medo, ansiedade, apatia para com os profissionais da instituição são sensações que acompanham o estudante em todo o seu percurso no estágio supervisionado, muitos desses sentimentos talvez nunca experimentados antes dentro do âmbito da sala de aula.

Nesses aspectos, a maneira inclusa na qual o professor enfermeiro supervisor se coloca ao orientar os seus alunos, exerce também uma grande influência durante esse processo, já que o estudante tem o supervisor como um exemplo de profissional a ser seguido, tanto em relação à assistência quanto ao comportamento no que diz respeito à ética profissional.

Portanto, o estágio supervisionado pode ser visto como uma importante ferramenta para a formação do profissional de Enfermagem, uma vez que é nesse momento que o discente poderá utilizar os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer da graduação, buscando, através de uma atuação profissional as experiências pessoais e do próprio descobrimento como futuro enfermeiro.

.

  1. OBJETIVOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Geral

Propiciar para o estudante a associação teórica e prática diante da atuação do profissional de enfermagem nos mais variados setores da saúde dentro do município.

Específicos

  • Contribuir com a equipe de saúde no desenvolver de ações gerenciais e assistenciais.
  • Compreender a atuação do enfermeiro nas unidades de saúde.
  • Vivenciar na prática as fundamentações profissionais exercidas pelo enfermeiro.

  1. METODOLOGIA

O relatório final de estágio supervisionado é uma ferramenta na qual se apresenta todas as atividades desenvolvidas em campo prático, elencando as unidades de saúde visitadas, incluindo sua estruturação, recursos humanos, materiais de consumo e principalmente os problemas encontrados, a fim de encontrar soluções viáveis para os mesmos.

Diante disto, as três rodadas do estágio supervisionado II foram no Centro de Saúde São Francisco, sendo respectivo ao último semestre do curso de enfermagem, promovendo assim, uma contribuição prática perante a atuação do enfermeiro no âmbito assistencial e gerencial.

  1. DESENVOLVIMENTO

4.1 CARACTERIZAÇÃO DOS LOCAIS DO ESTÁGIO

1º RODADA (CENTRO DE SAÚDE SÃO FRANCISCO E PACS)

Centro de Saúde e PACS, localizada em região centro norte, com funcionamento de segunda à sexta em horário comercial. Há atendimento de nível superior, técnico e médio, em livre demanda e por agendamentos.

O Centro de Saúde e PACS São Francisco estão localizado na Rua Jerônimo Jacobe das Chagas, na região centro norte na Vila São Francisco em Rondonópolis – MT. São

atendidos os seguintes bairros: São Francisco, Centro, Boa Esperança, Vila Salmem I, Vila Salmem II, Vila Marilei, Vila Lurdes e Vila Rondon.

ROTINA DE ATENDIMENTO ENFERMEIRAS

Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira

Sexta-Feira

Atendimento a Gestante

Coleta de material Citopatológico

Atendimento a Gestante

Realização de Teste Rápido

Livre Demanda

ROTINA DE ATENDIMENTO MÉDICOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com