TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA A DIDÁTICA E A VIDA

Por:   •  25/3/2019  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

A DIDÁTICA E A VIDA

O texto trata da forma com a qual o ser humano está em constante busca de responder questionamentos em torno da vida e suas perspectivas no campo interpessoal. Como aborda o texto em questão, a didática seria a técnica de dirigir e orientar a aprendizagem voltada ao homem. É de notório saber que tal posicionamento crítico-científico só possui real eficácia quando traz possibilidades para uma vida melhor, sendo assim, seria necessário buscar, a princípio, entender melhor os anseios por viver a vida em sua plenitude.

O texto aborda, também, aspectos sobre a busca do indivíduo em viver a vida ao máximo, onde o resultado de tal busca seria a construção da consciência existencial. Fica claro observar que aprender a viver é a grande questão que a educação propõe aos educadores, onde o ato educativo deve sempre estar entrelaçado À promoção do crescimento pessoal. No mais, se pode perceber que é deveras necessário dar a possibilidade e incentivo aos mais jovens de construir sua própria conjuntura histórica.


A DIDÁTICA E A EDUCAÇÃO

No texto, é possível observar que os princípios da educação devem fundamentar a didática, uma vez que ela está a serviço do educando. Ponto importante, frisado no texto, é a valoração da base teórica que geram um posicionamento extremamente seguro no Âmbito da prática pedagógica.

Outro ponto bastante importante, abordado no texto, é a caracterização da instrumentalidade da educação, tornando-a utilitário em favor do ser pensante que somos, pois a mesma liberta o homem para construir um ponto de vista crítico de si mesmo, bem como do mundo em que vive. Resta claro salientar que os antepassados são os responsáveis diretos por repassar conhecimentos às gerações presentes de alunos, onde, talvez, até beire a imposição de uma ideia de tradicionalismo, como forma de tornar perpétuo aquilo o que foi construído o que se faz pensar ser o correto a ser ensinado.

O texto fala sobre ainda sobre o dever de a educação ser a força motriz que formará pessoas e não apenas intelectos, uma vez que além disso, há também diversos campos que precisam ser alimentados, como a busca da felicidade e o bem-estar social, por exemplo.

Por fim, como conclusão, o texto aponta o futuro como ponto alto para um desenvolvimento sadio e pleno, pois só e somente só deste modo é possíveltornar o mundo um ambiente mais dinâmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com