TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA - DECISÃO DE RISCO

Por:   •  2/5/2018  •  Resenha  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

SOCIEDADE EDUCATIVA E CULTURAL AMÉLIA LTDA – SECAL

ANNA CAROLINE TELLES

FELIPE PEDROSO

JUAREZ OlIVEIRA

Resenha: DECISÃO DE RISCO

[pic 2]

PONTA GROSSA

2017

Resenha: DECISÃO DE RISCO

Considerando As Articulações Entre Aspectos Jurídicos e Direitos Humanos/Fundamentais.

O filme "Eye in the sky, Olhos no céu ou Encarar o céu" significam simbolicamente ver ou sentir o bélico, bombas, artefatos de guerra ou armamentos provenientes do "céu." 

        É uma relato sobre a visão do imperialismo americano contra países de Terceiro Mundo no caso a nação africana, muçulmana, o Quênia, em questões relacionadas ao uso de violências físicas ou psicológicas, através de ataques localizados a um governo ou ás populações (medos, pânicos). 

A dicotomia moral e ética ocorre quando a operação de guerra é acionada para o ataque contra os terroristas com a apresentação de uma menor no ambiente que será atingido por misseis disparados pelos militares.
A ação era limitada ao ambiente aonde se encontravam os terroristas e inclusive a cidadã convertida ao terrorismo islã, e que seria capturada pelos EUA e extraditada a Inglaterra para seu julgamento. Estas situações originam discussões éticas-morais nos países envolvidos (EUA e Inglaterra) através de burocracias e preocupações com as imagens de seus governantes; Sem o envolvimento primordial do país de terceiro mundo referido no caso (Quênia).

A questão era sobre economia política o utilitarismo de Stewart Mill, na moral avaliativa de quantas vidas serão tiradas com os terroristas armados e conta a situação de um menor inocente. Portanto a moral, a ética e os direitos humanos devem prevalecer?  Discutiu-se também as normas jurídicas entre os militares, os políticos e com os burocratas e suas influências maiores das hierarquias militares, predominando no envolvimento social da questão.
Basicamente predominou a visão militar de guerra, onde o inimigo deve ser eliminado totalmente; lembrando o estado de natureza de Thomas Hobbes, o estado natural humano é bélico, "o homem é o lobo do homem". 

Foi-se utilizado tecnologia de alta definição, os drones, comprometendo a soberania e o espaço aéreo do país invadido (terceiro mundo, pobre, miserável, Quênia - África e muçulmano). Na realidade o filme retrata o conflito entre a grande potência (EUA e o Terceiro mundo, Quênia) com suas contradições de normas morais e jurídicas. 

O EUA representa a maior potência capitalista mundial e não aceita as diferenças culturais, os desafios sociais (religiosos, ideológicos, políticos, morais, etc) principalmente de países de terceiro mundo (Quênia). 

Os EUA são um dos países que mais desrespeitam os direitos humanos no mundo, impõem o medo, a violência, a fome, a desigualdade econômica, o racismo institucionalizado através de políticas internacionais quando seus interesses são contrariados ou também em seu país. Temos o principal exemplo de violação de direitos humanos na prisão da Baía de Guantánamo, vivem à margem dos tratados e convênios internacionais (climática, ambiental, etc); não ratificam às convenções (discriminações de mulheres, dos direitos das crianças, prostituição e pornografia infantil, etc). Não acatam a convenção internacional de repressão ao financiamento de terrorismo e suspenderam a adesão ao Estatuto de Roma; portanto, as intervenções militares dos EUA são graves violações de direitos humanos e sem preocupações éticas-morais. 

No filme houveram graves violações aos direitos fundamentais pelos EUA e Inglaterra: a soberania (invasão de território, invasão do espaço aéreo, desinformação governamental entre estados), da cidadania, da dignidade da pessoa humana, direito à vida e igualdade religiosa (muçulmano). Foram violados os direitos civis e políticos de uma nação Estado (Liberdade, Igualdade e Fraternidade) devido a não informação das ações de guerra/movimento/sanções ao país determinado (Quênia).

O século XX será lembrado e marcado pelo extermínio de vidas humanas, violados eternamente pelas potências mundiais (genocídios, guerras mundiais, campus de concentração, bombas atômicas, atos terroristas, desaparecimentos forçados, apartheid, destruições em massa de vidas humanas - civis e militares, limpezas étnicas, destruição do meio ambiente e prática da tortura); os quais foram simbolicamente demonstrados no filme Eye in the sky, "olhar, visão, observação em encarar o céu".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com