TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Livro “Gestão de Riscos com Controles Internos”

Por:   •  9/6/2019  •  Resenha  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Crítica do Livro “Gestão de Riscos com Controles Internos”.

O Livro “Gestão de riscos com controles internos – Ferramentas, certificações e métodos para garantir a eficiência dos negócios” é uma obra escrita pelo Professor Marcos Assi e publicada em 2012 pela editora Saint Paul.

A obra tem 168 páginas e está dividida em 11 capítulos na qual o autor apresenta de que forma algumas aplicações de controles internos passam a ser mais efetivas quando se conhecem os riscos envolvidos na gestão de negócios e no mapeamento destes riscos.

Segundo o próprio autor, o objetivo do livro é facilitar o entendimento desse assunto cada vez mais evidenciado, contribuindo para especificação e/ou quantificação das melhores técnicas e práticas de gestão de riscos e controles internos com base nas instruções dos mais variados órgãos nacionais e internacionais.

O livro começa apresentando alguns conceitos sobre riscos e controles internos, tendo como referência autores e normas nacionais e internacionais. Nesse início o autor deixa claro que a eficácia de uma boa gestão está muito ligada ao fator humano, aliado do fato da necessidade de mapear os processos da empresa de modo a definir onde estamos para onde queremos ir.

O autor aborda o fato que ainda hoje muitos gestores não entendem que o objetivo do controle interno é salvaguardar a empresa. Diante de vários exemplos e citações de diversos teóricos, o autor deixa claro que o conceito de controle interno não é mais um procedimento interno ou uma política a ser executada de tempos em tempos, mas sim a adoção de uma rotina que levará uma empresa a conduzir seus negócios de forma confiável e ordenada.

Sobre a gestão de riscos, o autor coloca à disposição do leitor uma lista de categorias às quais uma organização empresarial pode estar sujeita, alguns com exemplos práticos ocorridos a bem pouco tempo. Diante de vários exemplos práticos ligados a fraudes, o autor dedica o capítulo 4 a apresentar ao leitor alguns dos principais escândalos contábeis ocorridos no Brasil e no mundo.

Fruto desses escândalos contábeis, e principalmente dos casos ocorridos nos EUA, algumas leis, como a Sarbanes-Oxley, foram criadas para dar mais transparência e proteção aos investidores.

Dentro desse contexto de criação de leis, normas, boas práticas de controles internos e gestão de riscos o livro trás no capítulo 6 a descrição do COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission), voltada mais para boas práticas de controle interno e o COSO – ERM (Enterprise Risk Management), que complementa o COSO original com processos de gestão de riscos.

Com uma abordagem mais prática e voltada para a gestão de riscos corporativos, o livro aborda no capitulo 7 a ISO 31000:2009, a qual traz um modelo de gestão de riscos que é seguida por muitas empresas no brasil e no mundo. Nesse enfoque prático de gestão de riscos, o autor dedica alguns capítulos a apresentar algumas metodologias de mapeamento e de identificação de riscos e controles internos, como o modelo FMEA, análise SWOT, entre outros.

Por fim, o autor apresenta alguns conhecidos casos de fraudes apresentados pela mídia nos últimos anos analisados sob a ótica de controle interno e gestão de riscos de modo a provocar o leitor a pensar como uma empresa pode vir a se tornar.

A obra do Professor Marcos Assi, contou com anos de experiência em Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna para compilar em 168 páginas alguns dos principais conceitos que fazem parte das atividades de Governança Corporativa.

Durante toda a obra o enfoque dado pelo autor foi mais voltado para as atividades financeiras e contábeis, uma vez que, face a sua formação em Ciências Contábeis e 33 anos trabalhando como Auditor, Contador e Controller lhe permitiram abordar tais temas com confiança e entendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com