TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA

Por:   •  11/11/2020  •  Resenha  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Roseli de Abreu Arantes de Mello

Faculdade de ENFERMAGEM BEZERRA DE ARAÚJO

SILVA, F. E. A, et al. Atuação do enfermeiro durante a parada cardiorrespiratória em pacientes críticos: revisão de literatura. Braz. J. Hea. Ver., Curitiba, vol.3, n°.2, p. 2783-2796. mar/abr. 2020.

RESENHA SOBRE A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DURANTE A PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA EM PACIENTES CRÍTICOS: REVISÃO DE LITERATURA 

A parada cardiorrespiratória (PCR) é a interrupção das atividades respiratórias e circulatórias efetivas do ser humano. Ausência de pulsos palpáveis nos principais vasos, respiração agônica, apneia, irresponsividade a estímulos e descontinuidade dos batimentos cardíacos são sinais da PCR e todos os profissionais de saúde, principalmente os enfermeiros, devem estar aptos a perceber e iniciar as manobras necessárias de reanimação. É necessário que o profissional tenha conhecimento científico, prático e técnico, afim de que possa decidir rapidamente, transmitindo segurança a toda equipe e diminuindo os riscos que ameaçam a vida do paciente.

A intervenção de reversão do quadro de PCR tem como princípios fundamentais a aplicação de um conjunto de procedimentos para restabelecer a circulação e a oxigenação do paciente, e estão descritas nas Diretrizes da American Heart Association (AHA), onde a sequência em passos simplificados do atendimento em Suporte Básico de Vida (SBV) são pormenorizadas tanto para o atendimento intra-hospitalar como para o extra-hospitalar, que em 2020, recebeu uma pequena modificação, na verdade um acréscimo no processo do atendimento passando de 5 elos (AHA, 2015) para 6 elos (AHA, 2020).

O que observei no artigo proposto, não é a realidade de muitos profissionais da saúde, principalmente a dos enfermeiros, que com sobre carga de trabalho, vários empregos, falta de tempo, se abstêm da educação continuada e da especialização, se contentando com o aprendizado de sua formação e a experiência que vai adquirindo ao longo dos anos. Outros de formação recente, ainda muito inexperientes, necessitam de segurança para intervir nos casos de PCR e na verdade, neste caso, quem muitas vezes realiza a manobra de reanimação, é o técnico de enfermagem, que, de tantos anos trabalhados ao lado de profissionais experientes, aprendem o processo de ressuscitação cardíaca.

Nós enfermeiros, precisamos mudar esta estatística, precisamos nos dedicar mais à educação continuada e a permanente, não somente de PCR, mas de todo o contexto que diz respeito ao cuidado de vidas dependendo da área em que atue. Está na hora de mostrarmos que podemos fazer nosso trabalho com sabedoria, com humanização e responsabilidade. Temos que entender que o outro tem uma vida e que esta vida é amada e importante para outros. Talvez falte organização com nossas tarefas e nosso tempo, talvez falte estímulos ou até mesmo amor, mas acredito que ao escolhermos esta profissão escolhemos lutar pela vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com