TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final de Estágio

Por:   •  3/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.350 Palavras (10 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Samuel Marques Gabriel

RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ATENÇÃO BÁSICA

VÁRZEA GRANDE - MT

2019

Samuel Marques Gabriel

RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ATENÇÃO BÁSICA

Relatório Final de Estágio apresentado ao Centro Universitário – Univag, como requisito parcial de avaliação da disciplina Estágio Supervisionado, sob a orientação e supervisão do Professora Ms. Eluani Silvano Vilarinho

VÀRZEA GRANDE - MT

2019

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome: Samuel Marques Gabriel

Curso: Enfermagem                                                   Turma:2016/1

Telefone Res.: (65) 30541217                                   Cel.(65)998038331

E-mail: marquessamuel30@gmail.com

A INSTITUIÇÃO

Nome: UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande

Endereço: Av. Dom Orlando Chaves, 2655

Bairro: Cristo Rei

Cidade: Várzea Grande/ MT

CEP: 78.118-000

Telefone: 3688-6114

Coordenador: Aline Bianchi

A ORGANIZAÇÃO

Nome: UBS Maria Galdina da Silva

Endereço: AV. Transoceânica, 790

Bairro: Vila Arthur

Cidade: V- Grande

CEP: 78.140-500

Telefone:(65) 36849893

Cargo: Estagiário

Período de Realização 06        / 08        / 19        a 18/10         /2019

Valor do Salário ou Bolsa (se houver) R$ 00,00

Vantagens Oferecidas pela Organização;

Horário de Trabalho: 07:00 às 13:00

Situação: (X) estagiário () funcionário

Admissão após o estágio: () sim (X) não

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

OBJETIVO        6

DESENVOLVIMENTO        7

RESULTADOS        10

CONCLUSÃO        12

REFERENCIAS        13

  1. INTRODUÇÃO

O relatório é uma proposta para formalizar os processos vivenciados no estágio supervisionado da disciplina de Graduação em enfermagem do centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG. Com as atividades realizadas na atenção básica de saúde unidade VILA ARTHUR MARIA GALDINA DA SILVA que é atuante a Estratégia de Saúde da Família (ESF), foi fundada em 04 de julho de 2004 e fica localizado na avenida 07 de setembro - Vila Arthur - Várzea Grande no Estado de MT.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato inicial dos usuários, a principal porta de entrada a saúde e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É localizada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel fundamental na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade. Promover e proteger a saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que reflita na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, consultas de enfermagens, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica (BRASIL, 2018).

A atenção primária é constituída pelas unidades básicas de saúde (UBS) e Equipes de Atenção Básica, onde é enquadrado a estratégia de saúde da família ( ESF),  enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais. Criado em 1994, o Programa Saúde da Família gradualmente tornou-se a principal estratégia para a mudança do modelo assistencial e a ampliação do acesso de primeiro contato aos serviços de saúde no SUS. Pouco mais de dez anos depois foi enunciada como Estratégia de Saúde da Família (ESF) na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), em 2006. Este artigo avaliou os efeitos da implementação da ESF ao longo das duas últimas décadas no Brasil, demonstrando o acesso proporcionado e a tendência das internações por condições sensíveis à atenção básica (ICSAB).

2. OBJETIVO

O objetivo desse estágio é proporcionar o desenvolvimento teórico/prático das competências assistenciais e gerenciais conforme o contexto no qual está inserido para o futuro exercício profissional.

.

3. DESENVOLVIMENTO  

A Estratégia Saúde da Família (ESF) que está inserida dentro da unidade básica de saúde busca promover a qualidade de vida da população e impactar nos fatores que colocam a saúde da população em risco, como falta de atividade física, má alimentação, uso de tabaco, dentre outros. Com atenção integral, com foco equânime e contínua, a ESF se fortalece como a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). A junção da equipe de saúde com a população, permite que se conheça a rotina e a vida social das pessoas, a família e a vizinhança. Isso assegura uma maior adesão dos clientes aos tratamentos e às intervenções propostas pela equipe de saúde. Os resultados são: mais problemas de saúde resolvidos na Atenção Básica, sem a necessidade de intervenção de média e alta complexidade em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) ou hospital. A Equipe de Saúde da Família está ligada à Unidade Básica de Saúde (UBS) local. Esse nível de atenção resolve a maior parte dos problemas de saúde da população. Entretanto, se a pessoa precisar de um cuidado mais avançado, a ESF faz este encaminhamento, referenciando o cliente ao local adequado para resolução do seu problema (BRASIL, 2019).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (231.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com