TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Filme "Bicho de Sete Cabeças"

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Lilian Cristina A. Sodré

Psicologia – Liberdade (noturno- 4ºC)

Análise filme : “Bicho de Sete Cabeças “

O filme relata a história de um adolescente, Neto, onde ele e seu pai não possuem uma relação muito amigavel, um diálogo, pois o pai tem um modo mais conservado de ver as coisas e não aceita a maneira que seu filho encara sua adolescencia. A um grande desgaste em toda a situação familiar, e tudo isso leva a situação que o filme irá trazer.

Neto vive em torno de muitas mudanças por estar na sua fase de adolescencia, mas sua familia encara de uma forma não muito tolerante. Se pai após encontrar um cigarro de maconha em suas coisas, supoe que seu filho esta se tornando um drogado, e resolve tomar uma atitude sem conversar ou procurar saber o que estava acontecendo.

O estado familiar não era bom, Neto tinha sua rebeldias, mas seu pai e familia resolveram que deixar ele levar a vida como estava não era bom, pois pra eles, ele estava se tornando um drogado e não era assim que iria querer seu filho, não queria que os vixinhos e a sociedade soubessem que ele tinha um filho fora dos padroes regidos pela sociedade. Então a decisão tomada foi leva-lo para uma instituição manicomial para que ele fosse tratado.

Ao entrar na instituição manicomial contra sua vontade, ele se depara com um mundo ao qual ele não imaginava que existia, o que torna o tema mais envolvente.

A situação dos internos que residiam naquela instituição manicomial era de extrema repulsa. Os métodos de tratamentos funcionavam a base de crueldade, haviam práticas ali que não sabemos como ainda existiam.

Pelo filme se passar no Brasil, podemos relatar um pouco desse histórico de instituição manicomial aqui no pais. Nos tempos atras eles acreditavam que esses lugares, como a cadeia também, seriam lugares para fazer bem as pessoas, para “salvá-las” e para que ela pudessem voltar a sociedade cumprindo as devidas demandas que o Estado e o capitalismo impoem.

A crescente desigualdade esta muito presente durante o filme todo, pessoas são levadas para as instituições manicomiais com o propósito de que algo ali irá fazer um efeito gigante na pessoa para a sociedade, e realmente vai, mas nem sempre o efeito esperado para todos. No filme, Neto, foi levado para a instituição sem ter nada, ele entrou como uma pessoa “normal” e saiu uma outra totalmente diferente, pois o tratamento que ali recebeu era igualitário a todos, ele sendo um drogado como achavam ou não.

Seus familiares pensavam que ali era o melhor recinto para que ele se tornasse a pessoa que eles queriam, que a sociedade idealiza dentro dos padroes normais, ali ele não iria cometar mais nenhum desvio moral e social.

Pai, mãe e sua irmã mais velha via ali como o melhor lugar, mais eles mal sabem que foram cumplices de tal tratamento que quando o tiraram de lá já era tarde. Os maus tratos, violência e os recursos que o hospício usava, não era o correto, se bem que na sociedade em que vivemos hoje o correto pode ser visto de várias formas por cada um. Camisa de força, isolamento e eletrochoque eram os tratamentos considerados os melhores para “salvá-los”.  Ao final de tudo, Neto recebe alta, mas sabe que ele não é mais o mesmo, que ele gritou para todos, principalmente seu pai, dizendo que ali não era lugar pra ele, que aquele lugar não é para ninguem estar pelo modo de como foi tratado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com