TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio em Saúde da Mulher

Por:   •  8/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2] 

Curso bacharelado em enfermagem

Edmara Carvalho Oliveira

Produção Textual de Prática de Campo

enfermagem na saúde da mulher

Esperantina

2022

Edmara Carvalho Oliveira

Produção Textual de Prática de Campo

Produção Textual de Prática de Campo (PTI) apresentado ao Curso de Enfermagem como requisito parcial de aprovação na disciplina: Enfermagem na Saúde da Mulher.

Preceptor: Fillype Anderson Falcão de Carvalho

Polo: Esperantina - Piauí.

Esperantina

2022

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO: APROXIMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA        5

2.1 Procedimentos realizados        5

2.2 Discussão de caso        6

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

FICHA DE FREQUÊNCIA        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


  1. INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado de Enfermagem na Saúde da Mulher foi realizado no Hospital Regional Dr. Júlio Hartman, é localizado na Rua Marechal Deodoro, nº 341, Centro, na cidade de Esperantina - Piauí, onde o hospital é classificado como unidade de atendimento de referência regional que atende as cidades pertencentes à região dos Cocais do Estado do Piauí.

Responsável por uma grande demanda de atendimento, consultas médicas voltadas para urgência, emergência, clínica médica, cirúrgica, obstetrícia e pediatria, atendimentos eletivos e a demanda de atenção primária e secundária, sendo 06 leitos de obstetrícia cirúrgica, 04 leitos de obstetrícia clínica.

O estágio supervisionado é um momento de muita expectativa porque é a oportunidade de interligar a teoria e a prática de forma que propicia uma troca de informações, ideias e experiências entre acadêmica, preceptor e profissionais da instituição.  

Pimenta afirma que ‘‘o estágio deve ser um momento de síntese dos conteúdos, das matérias de ensino, das teorias de aprendizagem e das experiências pessoais, bem como deve constituir-se em um processo de reflexão-ação-reflexão [...]’’. Segundo o autor, é no estágio que o discente consegue de uma maneira generalizada revisar pela prática tudo aquilo que foi ministrado na teoria, é na vivencia do estágio que o discente poderá chegar mais próximo possível da realidade de trabalho.

No campo de estágio, o aluno se encontra com vários sentimentos que podem influenciar positivamente como negativamente no seu desenvolvimento durante o processo de avaliação.  

O estágio é um importante instrumento para nossa formação profissional, contribuindo assim de várias formas para o crescimento e desenvolvimento acadêmico e profissional.

2 DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO: APROXIMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA

2.1 Procedimentos realizados

O estágio supervisionado da disciplina de Enfermagem na Saúde da Mulher foi realizado no Hospital Regional Dr. Júlio Hartman, ocorreu nos dias 07,12, 13, 22, 23, 26, 28 e 30 de abril de 2022, com horário de início as 07:00 horas e término as 12:00 horas, totalizando a carga horária de 40 horas práticas da disciplina de Enfermagem na Saúde da Mulher, sob a supervisão do preceptor Fillype Anderson Falcão de Carvalho e da enfermeira do setor Flavia de Souza Araújo.

Durante o estágio supervisionado, tive a oportunidade de observar e participar da rotina de assistência do paciente durante a sua internação até o momento da sua alta hospitalar, além de interagir e criar vínculos com os pacientes.

No início do estágio foi de suma importância o reconhecimento do setor, da rotina de escalas de seus funcionários, dos prontuários das pacientes, do sistema utilizado pela a unidade hospitalar.

Durante os dias de estágio foi realizado a anamnese com as gestantes, passando em seguida para a consulta com o médico plantonista, os procedimentos foram os primeiros cuidados com os recém-nascidos (administração da vitamina k, a medição do peso, do perímetro cefálico, do centimetro), verificação dos sinais vitais das puérperas (temperatura, frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial e saturação) e o exame físico (ausculta cardíaca, ausculta pulmonar) e os sinais vitais dos recém-nascidos (temperatura, frequência cardíaca, saturação e glicemia).

O puerpério é considerado um período de riscos para alterações fisiológicas e psicológicas e tornam-se essenciais os cuidados de enfermagem qualificados e que tenham como base a prevenção de complicações nesta fase. (STRAPASSON MR E NEDEL MNB, 2010).

O puerpério imediato é o período estabelecido entre o pós – parto até o 10º dia, período esse de grande vulnerabilidade em que ocorrem modificações internas e externas e intercorrências que colocam em risco a vida da mulher. É uma fase que nem sempre a mulher está bem assistida dentro do âmbito hospitalar em sua totalidade onde a atenção na maioria das vezes está mais voltada para o recém-nascido, destacamos ainda que, a assistência fica abreviada ao período de internação que para o parto normal é de 24 horas e 48 horas para o parto cesariano, fora esse período de internação a puérpera só contará habitualmente com consulta puerperal na atenção básica que ocorre em até 42 dias pós-parto, tornando um período muito longo o que demonstra a desvalorizaçãp desta fase. (ANDRADE RD, ET AL., 2015).

2.2 Discussão de caso

A paciente A. C. L, 18 anos, primigesta, com idade gestacional de 38 semanas (por ultrassonografia de 1º trimestre), foi admitida na unidade hospitalar com queixa de dor no baixo ventre e perdendo líquido, apresentou-se calma, lúcida, informa pré – natal completo.

Depois de passar pela sala do acolhimento sendo avaliada pela enfermeira, foi encaminhada ao consultório obstétrico, sendo avaliada pelo médico obstreta de plantão onde a paciente foi encaminhada para a internação onde já tava com 6 cm de dilatação a espera do parto normal.

Durante o estágio supervisionado foi acompanhada a puérpera primigesta em pós – parto PSNV (Parto Simples Natural em Vértice) no seu 1º dia de internação hospitalar (DIH), encontrada no leito consciente, orientada, fásica, normocorada, deambulando, afebril, normocardia, eupnéica, normotensa, saturação de 99% em ar ambiente (AA). Nega comorbidades e alergia medicamentosa, alimentação aceita.

Exame físico: AC: bulhas normofonéticas de ritmo regular em 2 tempos. AP: murmúrios vesiculares presentes. ABDM: plano, flácido dolor a palpação, timpânico, ruídos hidroaéreos presentes. Higienização satisfatória, sono irregular, diurese e evacuação presente.

O recém- nascido de PSNV (Parto Simples Natural em Vértice), do sexo feminino, choro forte ao nascer, apgar 8 (1’), 10 (5’) , foi secado e aquecido, realizada identificação, ao exame físico apresenta fontanelas abertas e normotensas, tórax simétrico, abdômen flácido, coto umbilical em fase de gelificação, genitária feminina íntegra, membros inferiores sem anormalidades, foi administrado vitamina K 0,1 mg intramuscular em vasto lateral da coxa esquerda, credeização com Nitrato de Prata a 1% com 1 gota em cada olho, realizado medidas antropométricas: Peso 2.850, perímetro cefálico 33 cm e 46 centimetros.

 Através do diagnóstico de enfermagem a paciente encontrava-se com a nutrição desequilibrada: menor do que as necessidades corporais relacionados à ingestão alimentar insuficiente evidenciado por ingestão de alimentos menor que a ingestão diária recomendada.

Insônia relacionada ao medo evidenciado por insatisfação com o sono.

Constipação relacionada à alteração nos hábitos alimentares evidenciado por redução no volume das fezes.

Para terminar, foi realizada a prescrição de enfermagem com fundamento cientifico no livro LIGAÇÕES NANDA NOC – NIC, onde se conclui que é a monitoração nutricional; terapia de relaxamento; controle intestinal; controle da nutrição.

 

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O relatório supervisionado relatou uma síntese das atividades desenvolvidas que foram extremamente importantes para o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante a prática de campo.

Concluindo-se que a atuação do enfermeiro dentro deste setor do hospital ocorre em sua maioria conforme o preconizado pelos protocolos de saúde, onde as ações mais desenvolvidas são monitoramento dos sinais vitais, observar quantidade e aspecto da loquiação, e as orientações gerais como amamentação e atenção aos aspectos emocionais, embora haja lacunas que dificultem à efetividade total desta assistência, as enfermeiras compreendem a importância de seus cuidados para a promoção da saúde de mãe-filho e família e sugerem alternativas para melhor assistência do enfermeiro neste período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (288 Kb)   docx (270.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com