TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Comunicação em Saúde

Por:   •  25/10/2020  •  Resenha  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Resenha Crítica de Caso

Jaqueline Maria de Souza da Silva

Trabalho da disciplina: Comunicação em Saúde

                                                          Tutor: Prof. Beatriz Acampora e Silva

Rio de Janeiro

2020


ESTUDO DE CASO: CHILDREN’S HOSPITAL AND CLINICS

Referências:

Resumo: Esse caso apresenta todo o processo envolvido para a criação de um sistema interno de detecção e controle para minimizar possíveis erros médicos no CHILDREN’S HOSPITAL. Após um sério erro que quase ocasionou a morte de uma criança, por falha no processo de instrução de enfermeiros, o hospital desenvolveu vários protocolos que possibilitaram uma sensível redução nos riscos e uma melhor comunicação entre as esferas envolvidas no processo de investigação.

A falha no processo de comunicação pode interferir no conjunto de atividades desenvolvidas, causando transtornos a equipe como ao paciente, e pode configurar uma das causas de erros de medicação.

A comunicação é um processo no qual ocorre emissão, recepção e compreensão de mensagens, que podem se verbais e não verbais. Envolve relações interpessoais e frequentemente pode haver problemas se a mensagem não for enviada corretamente. Vários fatores podem influenciar na comunicação em unidades de saúde, complexidade do cuidado, diversidade de especialidades profissionais, hierarquia, fadiga, estresse, distrações.

O sistema de medicação das unidades de saúde, necessitam de um processo de comunicação, que auxiliem os profissionais a fim de evitar erros, para assegurar que o protocolo de medicação seja eficaz. A segurança do paciente depende do trabalho em equipe, e é eficaz quando a informação é compartilhada.

Algumas publicações referenciam a predominância de falhas, eventos adversos relacionados a comunicação ineficaz entre os profissionais de saúde. Como por exemplo: Erros relacionados a cadeia medicamentosa, falhas na redação, interpretação da prescrição, dispensação e preparo dos medicamentos, uso de abreviaturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (43.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com