TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Biblioterapia

Por:   •  6/4/2023  •  Resenha  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

Autor: Ágata Freitas da Silva, graduanda em enfermagem na

Universidade de Vassouras – Vassouras/RJ.

LER FAZ BEM À SAÚDE: LEITURA TERAPÊUTICA EM AMBIENTES HOSPITALARES

SANTOS, G.F.; GUEVARA, I. P.; SOARES, K.C.; RIBEIRO, T.C.; MOURA, W.É. Ler Faz Bem À Saúde: Leitura Terapêutica em Ambientes Hospitalares, v. 5 n. 7 (2017): Revista Focando a Extensão • Janeiro - Junho 2017

A Iniciativa de Mediação de Leitura no Hospital Municipal de Itabuna-Bahia. O programa visa proporcionar atividades práticas de leitura que estimulem o hábito da leitura e promovam o bem-estar físico e mental dos pacientes. É uma atividade interativa e operacional destinada a promover a participação e a socialização da experiência de leitura.

A prática da biblioterapia tem sido realizada em diversos hospitais do Brasil, principalmente nas enfermarias de pediatria. São realizadas diversas atividades, como a contação de histórias por voluntários, denominada Hora do Conto, e visitas e atividades afins de grupos como "Os Doutores da Alegria", que relaxam a mente e o corpo por meio de brincadeiras, brincadeiras e contação de histórias. Os resultados deste trabalho têm sido bastante satisfatórios, especialmente na pediatria.

Além de proporcionar relaxamento, os leitores podem se identificar com os personagens e vivenciar seus sentimentos. O riso pode ajudar a aliviar a dor e a solidão. Esqueça os seus problemas, medos e incertezas pois a ficção faz sonhar, "viajar"; ocupar o seu tempo de lazer, trabalhar os processos emocionais e a imaginação, proporcionar uma sensação de bem-estar e relaxamento, aliviar o stress do trabalho quotidiano hospitalar e ajudar na mudança comportamento. Quando científica, permite renovação, traz novos temas, estimula aspectos intelectuais, retrata problemas práticos, trabalha autoestima, confiança, determinação e desperta novos interesses.

"A leitura é primeiramente um acontecimento solitário, um encontro privado com outro mundo, sozinho com o livro, sozinho consigo mesmo” (OUAKNIN, 1996, p. 16)

Além dos hospitais, a biblioterapia ganhou outros destaques, como ambulatórios para idosos e asilos destinados a auxiliar na redução da depressão e aumentar o equilíbrio psicológico em presídios, como programas correcionais e na área educacional. Em 1996, Pereira desenvolveu um trabalho de biblioterapia para deficientes visuais na biblioteca pública de João Pessoa.

Assim, o Projeto Ler Faz Bem à Saúde atinge seus objetivos de promover um espaço/tempo para a prática da leitura em ambiente hospitalar, despertando o gosto pela leitura e o envolvimento com os textos onde quer que as equipes trabalhem.

REFERÊNCIAS

SANTOS, G.F.; GUEVARA, I. P.; SOARES, K.C.; RIBEIRO, T.C.; MOURA, W.É. Ler Faz Bem À Saúde: Leitura Terapêutica em Ambientes Hospitalares, v. 5 n. 7 (2017): Revista Focando a Extensão • Janeiro - Junho 2017

OUAKNIN, Marc-Alain. Biblioterapia. São Paulo: Loyola, 1996.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com