TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do filme - Os intocáveis

Por:   •  11/12/2017  •  Resenha  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  4.939 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha crítica do filme os intocáveis

Intocáveis (Intouchables) França/2011

Direção – Oliver Nakache e Eric Toledano

O filme francês Intocáveis,  inspirado em fatos reais, acontece na cidade de Paris, e conta a história de Phillippe um milionário, que era amante dos esportes radicais e em um de seus voos de parapente sofreu um grave acidente e ficou tetraplégico.      

Phillippe procura alguém que possa trabalhar como seu cuidador. Dentre tantos candidatos capacitados com estudos e muitos cursos, ele encontra Driis, um homem negro, pobre, com antecedentes criminais sem nenhuma experiência, e que na verdade nem buscava um emprego, mas sim a garantia do seu seguro desemprego, ele chama a atenção de Phillippe, que percebe nele algo de que muito precisava, Driss parecia enxergar mais do que sua deficiência e não o tratava como um pobre coitado, não tinha pena dele, Philippe decide então contrata - lo. O jovem, mesmo sem querer, aceita a proposta de empego devido a sua situação e, com o passar do tempo, tanto Driss quanto Philippe descobre quantas lições de vida podem aprender um com o outro.

  O grande diferencial de Driss foi esse olhar sobre Phillippe, ele conseguiu vê-lo não por sua condição de tetraplégico, mas por suas possibilidades de ser, Driss o tratava normalmente, igual a sim mesmo e muitas vezes até esquecia a sua real condição física. Isso fazia com que Philippe se sentisse mais humano e mais vivo. Duas pessoas com uma história de vida completamente diferente, fazendo com que esse relacionamento inicialmente improvável se transforme em uma troca, e uma amizade verdadeira. Driss faz Phillippe enxergar um novo sentido para a vida, fazendo-o perceber que o corpo físico, embora com limitações deva alçar voos mais altos, viver e se arriscar mais.

Philippe tem contato com a realidade de Driss, sua conturbada vida familiar, seus dilemas com a Justiça, e isso os aproxima ainda mais. A espontaneidade e, ás vezes, inocência, de Driss conquista Phillippe e outras pessoas da casa, e com isso ele aprende a ter outros pontos de vista, e ver a vida de outra forma.

Driss então, se propõe a dá uma nova perspectiva de vida para o milionário que vinha levando uma vida de restrições, algumas delas auto impostas. Ele sugere a Philippe que inicie uma relação amorosa, que ele também tem o direito de sair de casa, passear no parque, ir a restaurantes, e constituir uma nova família, fazendo-o compreender que sua situação física não deve impedi-lo de levar uma vida normal.

 Em troca, Philippe transforma a vida dele, abrindo-lhe a oportunidade de uma segunda chance, introduzindo-o na sociedade e lhe dando a condição de se autodescobrir como pessoa. Ele é presenteado com conhecimentos de arte e a noção de responsabilidade e isso faz com que o amadureça, e tenha uma melhor perspectiva em relação a sua vida.

           Esse filme surpreende pela contagiante leveza e dignidade, demostra que apesar das deficiências existentes entre eles, social em um caso, e física em outro, não foi um obstáculo para se construir uma amizade verdadeira, foi também a possibilidade de redescoberta da vida, da existência como ser humano, sobretudo, pela possibilidade em nos instigar a perceber que as limitações, mesmo graves e determinantes, podem ser redimensionadas e possíveis, para os aqueles que acreditam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com