TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre O Filme A Negociação

Casos: Resenha Sobre O Filme A Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  1.547 Visualizações

Página 1 de 3

Negociação

A fase da preparação e a arquitetura do acordo.

Com a leitura do artigo percebemos que a negociação está em todo lugar, e nós brasileiros costumamos tirar de letra quando o assunto é criatividade e improvisação ao negociar. Para a maioria a preparação para uma boa negociação não é nada considerável, já para algumas autoridades governamentais existe a necessidade da preparação para assuntos mais complexos. Para eles a sistematização prévia é uma chave para o sucesso. Existem três tipos de preparação.

Preparação rápida: Uma rápida passada pelo mapa da negociação. Apenas uma breve ideia do que se trata a negociação, e para onde ela pode encaminhar. Ela exige apenas alguns minutos para que você sistematize seu pensamento e clareie as ideias em relação à negociação.

Preparação por Prioridade: É útil quando você precisa se concentrar em apenas certos elementos da negociação, concentrando o máximo de tempo em assuntos que tenha mais prioridade.

Preparação Completa: É quando o que está em jogo em uma negociação eminente é grande, a preparação assume uma importância ainda maior. Ou seja, é utilizada para negociações mais complexas de alto risco e altos valores envolvidas.

Os sete elementos básicos de uma negociação são: Alternativas: que são as possibilidades de caminho que cada parte tem se não se chegar a um bom termo. Interesse: Não são posições, ou seja necessidades, preocupações, esperança desejos e temores. Opções: São a gama completa de possibilidade pelas quais as partes poderiam teoricamente chegar a um acordo. Legitimidade: Se refere à percepção de quão justo é um acordo. Um acordo fará as duas partes se sentirem tratadas com justiça na medida em que se basear em parâmetros, critérios ou princípios externos, além da vontade de cada uma das partes. Compromisso: São declarações verbais ou escritas sobre o que uma das partes fará ou deixará de fazer. Comunicação: É a qualidade da comunicação em uma negociação depende tanto do nível de entendimento mútuo como da eficiência do processo. Relacionamento: As negociações mais importantes são com pessoas ou instituições com quem já negociamos antes e negociaremos novamente.

Ou seja, o caráter complexo de uma boa negociação é consequência necessária da inter-relação entre os diversos elementos que compõe sua estrutura.

James K. Sebenius com sua vasta experiência em negociação afirma que um dos maiores erros da negociação é não saber como envolver a outra parte e não reconhecer as diferenças entre as partes. Ele também enfatiza a diferença na hora de negociar com pessoas que pertencem a diferentes países, por conta de suas diferença, para ele maus entendimentos acontecem sempre com indivíduos de culturas diferentes, nacionalidades ou vivencias diferentes, podendo causar mal entendimentos e acabar com todo o processo. Para ele que é um mestre em negociação é preciso muita cautela e analisar cuidadosamente a situação da outra pessoa, as dificuldades entre outros aspectos, pois tudo isso pode influenciar, até mesmo a posição a linguagem na hora da negociação. Evitando sempre qualquer discussão, reagir e não se engrandecer do poder para endurecer a situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com