TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Saúde na Mídia

Por:   •  1/11/2018  •  Resenha  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Saúde na mídia

Pelo código de ética o profissional de enfermagem atua na: Promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.

Segundo o Estado de São Paulo 03 de fevereiro de 2013 baseados nos dados dos representantes da categoria apontaram um rápido crescimento e a falta de fiscalização dos cursos técnicos de enfermagem como principais problemas com formação deficiente, entre 2010 e 2011, mais de 124 mil técnicos formados entraram no mercado de trabalho.

Denúncias contra profissionais de enfermagem cresceram 220% em 2 anos, a imprensa noticiou pelo menos 11 casos de erros de procedimentos de enfermagem.

Os tipos de erros em número de casos:

Um caso glicerina na veia, vaselina na veia, dedo amputado na retirada de curativo;

Três casos de administração de ácidos ao invés de sedativo;

Cinco casos de alimentos na veia.

Foram denunciados em 2010 - 250 profissionais e em 2012 - 800 profissionais em São Paulo. Totalizando 220% nesses últimos 2 anos.

Segundo a fonte do cofen e coren – SP Mariana Lenharo, em apenas um ano, 124.342 novos técnicos de enfermagem entraram no mercado de trabalho no Brasil. De 2010 a 2011 o número aumentou 19,8%, mais que a taxa média de crescimento anual da população que é de 1,17%. O rápido crescimento e a falta de fiscalização de cursos técnicos, aliado a condições de trabalhos inadequados desses profissionais em locais públicos e particulares, fizeram que representantes da categoria se preocupassem. Eles apontam para a falta de critérios mais rígidos para a criação de novos cursos técnicos como um dos problemas e cuja responsabilidade é feita pelas diretorias regionais de ensino, Segundo a conselheira Fátima Sampaio, do conselho Federal de enfermagem (Cofen), o principal problema da formação é o fato de que a autorização para a abertura dos cursos cabia aos conselhos estaduais que não tinham nenhum enfermeiro em seu quadro. “são profissionais com experiências pedagógicas, mas não na área de enfermagem”.

 Muitos cursos foram abertos em municípios que nem hospitais tinham, não era avaliado o perfil da região, pois apresentavam somente unidades básicas de saúde (UBS), como poderiam avaliar esses futuros profissionais.

De forma inexata dada sobre quantidades de cursos técnicos de enfermagem, levantamento informal feito pelo Coren—Rj aponta para a existência de 254 cursos técnicos no estado do Rio de Janeiro. Conforme estimado pelo cofen havia 2812 cursos técnicos no Brasil, só no estado de São Paulo 743 cursos.

Conclusão devido ao crescimento de cursos formadores de qualidade duvidosa e sem fiscalização e controle, contribuiu para o aumento de casos de erros de procedimentos nas áreas hospitalares.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com