TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Artigo Nutrição Enteral

Monografias: Resenha Artigo Nutrição Enteral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 3

Existe uma grande prevalência de desnutrição em pacientes com Doença Renal Crônica em tratamento de hemodiálise, sendo esta desnutrição de etiologia multifatorial. Os níveis de mortalidade desta população ainda são elevados e o estado nutricional influencia neste parâmetro.

Foi realizado estudo transversal, com 399 pacientes que atendiam aos critérios de inclusão, sendo eles idade igual ou superior a 18 anos, estar em programa regular de hemodiálise por no mínimo três meses e não portar doenças consumptivas. Para o diagnóstico do estado nutricional, utilizaram parâmetros antropométricos, bioquímicos e avaliação subjetiva global (ASG). Os dados antropométricos obtidos foram altura, circunferência do braço, pregas cutâneas bicipital, tricipital, subescapular e supra-ilíaca. A partir desses dados foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC), a circunferência muscular do braço (CMB) e a quantidade de gordura corporal (%GC). Os parâmetros bioquímicos analisados foram os níveis séricos de albumina, creatinina, colesterol total. A ureia sérica foi utilizada para calculo do Kt/Vsp.

Segundo o IMC, 62,5% dos pacientes se apresentaram eutróficos enquanto 22,8% com sobrepeso ou obesidade. A CMB mostrou desnutrição em 63% dos pacientes e quando o parâmetro utilizado foi a prega cutânea tricipital, também evidenciou desnutrição em 63% dos pacientes. Já o %GC demonstrou eutrofia em 54,9% da população estudada. Através da ASG, foi constatado que 61% dos pacientes apresentaram desnutrição, sendo desses, 15,3% com desnutrição severa. Quanto aos dados bioquímicos, os pacientes apresentaram médias de 3,75g/dL de albumina, 10,11mg/dL de creatinina e 151,57mg/dL de colesterol total. O Kt/Vsp apresentou média de 1,30.

Estudos apontam que a desnutrição é um grave problema em pacientes em hemodiálise, mostrando que está relacionada com a morbimortalidade e agravamento do estado desta população específica.

A baixa sensibilidade do IMC em detectar a desnutrição nos pacientes, pode ser explicada pela retenção de líquidos que é comum nesta situação. Valores maiores de IMC tem estado associados com uma influência positiva na sobrevida desses pacientes, conhecida como epidemiologia reversa da obesidade.

A CMB tem relação com a mortalidade de pacientes em hemodiálise, pois sugere nível de desnutrição na população, que ocorre pela depleção muscular, mostrando nível de risco desses pacientes. No caso da PCT, foi constatada a desnutrição em todo o grupo. Já o %GC foi identificados predominância de eutrofia e uma parte importante com tendência ao sobrepeso e obesidade.

A albumina sérica desejada para pacientes devem ser maiores 4g/dL, mostrando que o resultado médio foi menor do que o esperado, e valores inferiores estão associados ao risco de morte. Quanto à creatinina, que reflete a ingestão alimentar recente, a população estudada obteve uma média de níveis séricos dentro dos valores esperados. O colesterol total revelou média na faixa mínima dos valores desejados, sendo que pacientes com níveis menores apresentam maior risco de mortalidade do que aqueles com níveis elevados. A média do Kt/Vsp apontada mostra uma diálise eficiente, caso a diálise fosse inadequada, poderia promover anorexia e baixa ingestão energético/proteica causando alterações desfavoráveis no estado nutricional.

Apesar de não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com