TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA ARTIGO DE ENFERMAGEM

Por:   •  26/11/2017  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  3.284 Visualizações

Página 1 de 2

Significado da profissão para alunos que ingressão na graduação em enfermagem

O artigo trata de uma pesquisa, sobre o que os ingressantes no curso de enfermagem sabem sobre o curso, a profissão em si.

Brevemente explica que a enfermagem pode ser definida como ciência humana, práticas do cuidar dos seres humanos, que o cuidado na enfermagem compreende a pessoa sadia, cabe ao enfermeiro a responsabilidade de ensinar, orientar e assistir as pessoas na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. O cuidado que constitui a essência da enfermagem.

Trás que a enfermagem expandiu de maneira significativa em seu campo de atuação e o mercado, e sua prática é vital para as instituições de saúde, mas a profissão infelizmente é pouco valorizada.

Entrando no ponto que é o que sabem e porque ingressam em enfermagem, aponta que a escolha de muitos dos alunos ingressantes nos cursos de enfermagem, nutrição e fisioterapia, esta vinculada á imagem social da área, de trabalhar na saúde e a influencia familiar.

Constado que existe uma diferença, do estudante de instituição privada e pública, para o estudante de instituição privada, o mercado de trabalho em expansão e a oportunidade de uma renumeração melhor, são também fatores que atraem. O estudante de instituição publica, associam a imagem do profissional á pessoa que ajuda ao próximo.

Ao iniciarem o curso, tem a visão de que ser enfermeiro é gerenciar os serviços de enfermagem, sendo capaz de cuidar, ajudar, manter e promover a saúde da população. E creem este como pontos positivos, como pontos negativos, os baixos salários e lidar com a morte.

Aponta que é necessário uma apresentação maior sobre a Enfermagem em si, caso fosse feita a procura seria muito maior, mesmo com a baixa procura e informações escassa, ainda sim sentem muito orgulho da profissão escolhida, e se firmam com a profissão, buscando conhecimento.

Dos campos de atuação, todos procuram mais a assistência e a administrativa, sendo maior a assistencial, por compreenderem a história e a pouca informação, buscam a assistência, por amor, por respeito que a profissão apresenta.

Referencias

SPINDOLA, T. SANTIAGO, M. M. A. MARTINS, E. R. C. FRANCISCO, M.T. R. - Significado da profissão para alunos que ingressam na graduação em Enfermagem < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000400015>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com