TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo : Educação em saúde - uma reflexão histórica de suas práticas

Por:   •  9/11/2017  •  Resenha  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  1.296 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Brasília- FCE

FES turma B

Mariana B. Albuquerque- 15/0080841

Resumo Texto: Educação em saúde: uma reflexão histórica de suas práticas.

Ao se observar a história da educação em saúde é perceptível que grande parte das intervenções foram feitas para garantir a sobrevivência do trabalhador visando o interesse capitalista. Inicialmente no século XIX, só as elites tinham acesso a higienização com recursos sanitários e educação, a população mais pobre não tinha esse acesso só tinha a atenção da elite quando algum hábito ruim afetava eles.

Com a ocorrência de muitas epidemias no final do século XIX e início do século XX, a elite teve que se preocupar e intervir na saúde da população menos favorecida pois essas epidemias acarretavam em grandes prejuízos para eles. As intervenções médicas eram repressivas e autoritárias. O povo não tinha informação adequada sobre as ações ou direito de escolha se queria ou não receber as tais intervenções.

Foi criado no Brasil a polícia sanitária que tinha suas intervenções com base no discurso da higiene que tinha a imposição de normas e ordens para que as massas seguissem, para o governo a população era incapaz de entender sobre as doenças. Tempo depois ocorreu a revolta da vacina que foi de extrema importância pra o desenvolvimento de educação na saúde pois mostrou a necessidade de ensinar as pessoas o porquê das intervenções. Alguns anos depois é feita a primeira reforma sanitária brasileira que determina uma educação e as propagandas nas ações de saúde. Depois o foco passou a ser as crianças.

Até a década de 70 as campanhas foram promovidas pela elite a fim de manter a classe trabalhadora ativa. Durante o passar da história é observado uma movimentação popular em favor da educação em saúde que vai tendo força e consegue ir modificando a forma dessa educação. Após a criação do Sus é favorecido o surgimento de novos métodos de educação para que o saber sobre a educação deixasse de ser algo apenas do profissional mas passasse para a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com