TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme Contagio

Por:   •  30/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo filme Contagio

        

        Contágio é um filme, mas também um grande comercial que promove agências nacionais e internacionais específicas, incentivando comportamentos específicos do público. O enredo do filme parece seguir o grande susto do H1N1 de 2009, que deixou muitos cidadãos em dúvidas sobre o risco real do vírus. Na verdade, depois de meses de notícias aterrorizantes, coroado por uma campanha de vacinação em massa, uma parcela importante da população concluiu que o susto H1N1 foi grosseiramente exagerado e pensaram que uma vacina era desnecessária. Na sequência desta "crise", a Organização das Nações Unidas Mundial de Saúde (conhecida como a OMS) foi duramente criticada e até acusada ​​de conluio com a Big Pharma para vender vacinas. Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) também teve a sua credibilidade manchada quando investigações revelaram que a agência enganou o público sobre o número de casos reais de H1N1, como resultado, essas duas agências precisavam de um golpe de relações públicas bom para restaurar a sua credibilidade e para ganhar credibilidade do público novamente. Aí é onde que entra "Contágio".

Nada no filme parece mostrar que este é uma obra de ficção. Muito pelo contrário, tudo em "Contágio" é feito para ser o mais realista possível, utilizando-se de verdadeiros locais e agências governamentais, para tornar a história tão plausível - e tão assustadora para as massas - quanto possível. Como o slogan do filme diz: "Nada se espalha como medo”.

A manipulação da informação, para arrebatar seguidores e se aproveitar da paranóia coletiva. A mídia, aliás, tem um papel fundamental em Contágio. A internet é retratada como uma fonte de boatos com o intuito de elevar a histeria de um povo, com duas frases em momentos cruciais do filme que retratam isso: (“Blogar, é grafitar com pontuação” e “Você acredita no que vê na Internet? ”). Em uma época onde as redes sociais permitem a livre expressão com alcance, a mídia torna-se um elemento primordial para a manutenção da ordem ou a construção do caos em uma sociedade a beira de uma epidemia letal.

Contágio é um filme assustador e realista, que reflete sobre os impactos de uma possível epidemia letal, como a gripe espanhola, em uma sociedade contemporânea e ainda debate sobre o papel da mídia que lucrou imensamente em termos de audiência e publicidade ao empurrar matérias sensacionalistas, dando uma dimensão muito maior ao caso do H1N1 (gripe suína).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com