TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduos Metabólicos Presentes na Urina

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 5

Índice

                                                                        Página

  1. A Urina.....................................................................................2
  2. Composição da urina...............................................................2
  3. Resíduos metabólicos presentes na urina..............................2
  4. Características físicas da urina...............................................2
  5. Procedimento de Urocultura...................................................2
  6. Urina patológica.......................................................................3
  7. Volume anormal.......................................................................3
  8. Aspecto anormal.......................................................................4
  9. Composição anormal................................................................4
  10.  Bibliografia...............................................................................5


A Urina

O sangue contendo as substâncias a serem eliminadas do organismo entra nos rins pela artéria renal. No interior dos rins, a porção líquida do sangue (sem as células) atravessa os capilares de milhares de unidades filtradoras chamadas néfrons. Ao passarem pelos túbulos dos néfrons, as substâncias úteis ao organismo são reabsorvidas e retornam ao sangue que sai pela veia renal já filtrado, enquanto os excretas nitrogenados (uréia e amônia) continuam nos túbulos que desembocam em dutos coletores e depois eliminam seu conteúdo nos ureteres. Estes, um de cada lado do corpo, provenientes de cada um dos rins, lançam seu conteúdo (a urina) na bexiga urinária, onde ele é armazenado até ser eliminado do corpo pela uretra. A eliminação da urina se dá pelo relaxamento do esfíncter (musculatura em forma de anel), que mantém a saída da uretra fechada. Quando a musculatura é relaxada, ela permite a saída da urina armazenada na bexiga.

Composição da urina

         Composta por aproximadamente 95% de água e 2 % de uréia, e nos 3% restantes é pode-se encontrar fosfato, sulfato, amônia, magnésio, cálcio, ácido úrico, creatina, sódio, potássio e outros elementos.

Resíduos metabólicos presentes na urina

     Os resíduos metabólicos presentes são a glicose, ureia, creatinina, ácido úrico, sódio, cloreto, potássio, cálcio, magnésio, amônia, fosfato e o sulfato.

Características físicas da urina

Cor: amarelo, amarelo claro, amarelo escuro, avermelhado, marrom, esverdeado.

Aspecto: límpido, discretamente turvo e turvo.

A densidade urinária é obtida por refratometria.

Procedimento de Urocultura

O exame de urocultura é realizado, através da coleta, de uma pequena quantidade de urina e armazenado em um recipiente chamado de “meio de cultura” que favorece o crescimento de germes que estarão presentes na urina, para que possam ser realizados os tratamentos com antibióticos, onde os germes que forem encontrados na urina seram submetidos à analises para identificação dos antibióticos aos quais serão resistentes ou sensíveis, para que haja um tratamento eficaz. Potente indicador para uma infecção urinária, de bexiga ou dos rins.

Urina patológica

Dependendo da patologia a urina pode sofrer alterações em sua coloração, volume e em seu odor característico.

   Volume: O paciente é submetido a uma coleta em um período de 24horas, onde irá avaliar e medir seu volume dentro deste período. Problemas renais ou a desidratação alteram consideravelmente o volume urinário. O exame que será realizado para coleta da urina em 24 horas, irá determinar algumas taxas urinárias, filtragem renal, e a proteinúria.

   Cor: Apresentando uma coloração normal que pode variar do amarelo cítrico ao amarelo ouro, quando à presença de patologias sofrem alterações em sua coloração, apresentando desde uma coloração avermelhada, âmbar, ou de forma bem escura na cor vinho. Podendo também apresentar alterações em sua coloração pelo uso de algumas medicações variando entre o verde, azul, vermelho entre outras.

   Transparência: A transparência normal da urina pode ser alterada pela presença de pus, entre outros elementos que a tornará turva, de qualidade espessa e leitosa.

   Odor: A urina tem um cheiro característico devido à presença de ureia. Quando há a concentração de urina, relacionado a uma desidratação, pode sofrer alterações levando o seu odor a ficar mais forte. Esse odor pode se apresentar de forma intensa quando enfermidades como diabetes, bactérias, fenilcetonúria irá transformar a ureia em amônia alterando seu odor característico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com