TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude do trabalhador

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

1. Sistema Circulatório

O sistema circulatório é formado pelo sistema vascular sanguíneo (o coração, os vasos sanguíneos e o sangue) e sistema vascular linfático (os vasos, tecidos e órgãos linfáticos).

Tem função de transporte de oxigênio e nutrientes para as células dos tecidos e dióxido de carbono para fora das células dos tecidos. Conduz hormônios e outras moléculas que são reguladoras para os seus órgãos. Os vasos sanguíneos que forma sua rede tubular: artérias, veias, arteríolas, vênulas e capilares (unidades funcionais do sistema circulatório).

O sangue consiste em elementos figurados que são: eritrócitos (células sanguíneas vermelhas), leucócitos (células sanguíneas brancas), plaquetas (trombocitos) e sua porção liquida chamado plasma. O coração é um musculo oco e suas paredes constituídas por três camadas (pericárdio, miocárdio e endocárdio) e dividido em quatro câmaras duas superiores átrio direito e esquerdo e duas inferiores ventrículos direito e esquerdo, a valva atrioventricular direita e esquerda (tricúspide e bicúspide) uma valva semilunar do tronco pulmonar e uma valva semilunar da aorta.

A circulação sanguínea compreende a pulmonar e a sistêmica:

Circulação Pulmonar: o sangue pobre em oxigênio, proveniente de todo corpo, chega ao átrio direito, dele passa ao ventrículo direito, que se contrai e envia aos pulmões; nos pulmões, o sangue cede o dióxido de carbono e carrega-se com oxigênio e é enviado ao átrio esquerdo;

Circulação Sistêmica: o sangue oxigenado, proveniente dos pulmões, chega ao átrio esquerdo, dele passa para o ventrículo esquerdo, que se contrai e impulsiona para todo o corpo nos capilares, cede gás carbono produzido na respiração celular, e é enviado ao átrio direito.

A circulação coronária: ocorre através das artérias coronariana direita e esquerda.

4

PRINCIPAIS ARTÉRIAS E VEIAS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO

1.1 OBJETIVO GERAL

Desenvolver o tema de forma simples sem complexidade, identificando os problemas que o sistema circulatório pode desenvolver, para que as pessoas fiquem atentas aos sinais e sintomas que o corpo possa expressar. Expondo todas as ideias e conhecimentos adquiridos em pesquisas, apresentando os principais pontos de relevância relacionados à trombose venosa profunda (TVP) e fatores relacionados.

1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

5

Apresentar um vídeo informativo detalhado, explicando como funciona sistema circulatório e quais os fatores que podem influenciar na formação dos coágulos dentro das veias e artérias, seu diagnóstico tratamento evolução e prevenção dentre outras informações de grande importância para conhecimento da enfermagem e seus cuidados prestados ao cliente.

2. Trombose Venosa Profunda (TVP)

De acordo com Ministério da Saúde no ano de 2013 a trombose foi a principal responsável por mais de 7.500 mortes no Brasil. Para haver conscientização dessa patologia o INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), chegou a entrar com uma atividade de prevenção a trombose para o público em diversas faixas etária.

A trombose é uma doença silenciosa que ocorre dentro do sistema circulatório podendo ser veias e artérias cada um com seu grau de comprometimento e evolução. A TVP se caracteriza por formação de trombos em veias do sistema profundo em áreas de estase, são ricos em hemácias, fibrina e pobre em plaquetas, ocorrendo geralmente nos membros inferiores podendo ocorrer também na veia cava, nas veias jugulares internas e nos seios cavernosos e nos membros superiores. É uma doença que ocorre como complicação de outros processos patológicos e dos pós-operatórios de grandes cirurgias e imobilizações prolongadas, podendo ocorrer também de forma espontânea como nas trombofilias hereditárias. Existem alguns fatores que podem determina para o desenvolvimento da trombose sendo eles chamados de fatores determinantes, esses fatores vão interferir na formação do trombo, esses trombos podem impedir total ou parcialmente acometendo qualquer parte do corpo, mais 90% dos casos acomete os membros inferiores que localiza nos vasos distais abaixo da veia poplítea, podendo se propagar para a veia poplítea, femoral, ilíaca e cava.

Apresenta seu quadro clinico dependendo das veias acometidas e da extensão do trombo, que pode ser dor (inflamação da parede do vaso) nos membros inferiores normalmente localizadas na panturrilha ou na coxa, edema (estase venosa), aumento cianose e dilatação das veias superficiais, causando um desconforto ao paciente, mas que o mais importante são as complicações que podem surgir com sua evolução como a tromboembolia pulmonar (TEP) que é o desprendimento do trombo e sua migração através da corrente sanguínea podendo provocar uma obstrução total ou parcial e levando o paciente ao infarto pulmonar.

6

2.1. FATORES DE RISCO

Os fatores de risco associados a formação da TVP são:

- idade: sendo mais comum após os 40 anos de idade, provavelmente pela diminuição da resistência da parede venosa causando dilatação da veia, diminuído a velocidade do fluxo sanguíneo e facilitando a trombose;

- obesidade: pela dificuldade de mobilização em pacientes acamados ou pela baixa atividade fibrinolítica;

- veias varicosas: portadores de varizes;

- infecção: por provocar lesão do endotélio venoso;

- cirurgias: pacientes submetidos a cirurgias de grande porte;

- anestesias: anestesia geral tem maior risco para o paciente;

- gravidade da doença: internados na UTI;

- câncer; quimioterapia;

- gravidez; anticoncepcionais; reposição hormonal;

- trombofilias hereditárias e doenças associadas.

2.2.COMPLICAÇÕES

De suas principais complicações apresentadas de 5 a 10% dos casos o paciente evolui apresentando uma delas, como a tromboembolia pulmonar, a síndrome pós trombótica e a gangrena venosa. O tromboembolismo pulmonar é quando o trombo se desprende do local de origem atingindo a ateria pulmonar sendo responsável por 10

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com