TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario de Saude Mental

Por:   •  25/6/2015  •  Seminário  •  4.172 Palavras (17 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE MEDICINA E ENFERMAGEM EFG 330

ESTUDO DE CASO EM SAÚDE MENTAL

VIÇOSA – MINAS GERAIS

2015

Andréia Alves Reis 67301

Giovani Lelis Cupertino 71800

Tatiane Martins de Lima 71008

ESTUDO DE CASO EM SAÚDE MENTAL

Estudo de caso apresentado como parte dos critérios de avaliação da disciplina Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria

Professor: Bruno Henrique Davis

VIÇOSA – MINAS GERAIS

2015


  1. SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

  1. 1 EVOLUÇÃO DE ENFERMAGEM

PAH 42 anos, solteiro, natural de Presidente Bernardes, mora sozinho em casa própria na sua cidade. Foi internado no dia devido surto psicótico. É hipertenso e portador de esquizofrênia. Paciente com histórico de internações frequentes pelo mesmo motivo. Segundo PAH ele faz tratamento para esquizofrênia há mais de 20 anos, sempre tomou corretamente as medicações e consultava regularmente, porém após a morte de sua mãe a +- 2 meses, ele começou a fazer uso de álcool e passou a tomar suas medicações de modo irregular. Relatou que 8 anos atrás fazia uso de drogas ilícitas (apenas maconha). Durante a conversa o paciente disse que foi internado pelo fato de ter se tornado agressivo e ter quebrado alguns carros na rua, mas que só fez isso porque algumas crianças que estavam na rua ficaram mexendo com ele até que ficasse nervoso, disse ainda que gosta do HSJB. Em uma internação anterior, PAH disse que queria ir buscar seu pai para que pudesse cuidar dele, porém agora já apresentou uma ideia diferente e disse que seria melhor que seu pai ficasse com seus irmãos que seria melhor. Relatou que já tentou realizar atendimento no CAPS de Piranga MG, mas que não o aceitaram lá. Tabagista, fuma 8 cigarros por dia, etilista, porém não informou quantidade que consome de álcool, refere ter boa alimentação e comer de tudo, disse que não faz comida em casa e que cada dia come na casa de alguém em sua cidade, referiu realizar uma boa ingesta hídrica, mas não relatou quantidade e que eliminações intestinais encontram-se com coloração, quantidade, aspecto e odor normais. EXAME FÍSICO: Paciente lúcido orientado, tranquilo, verbalizando, deambulando normalmente, no momento não apresenta delírios persecutórios ou de grandeza, mostra-se colaborativos com algumas atividades no setor, como por exemplo varrer a área externa. Normocorado, hidratado, higiene corporal razoável, apresentando conjuntiva D e E muito avermelhadas, Tórax normal sem presença de cicatrizes e/ou abaulamentos, ausculta cárdica normal com 2BRNF, ausculta respiratória normal com MV + em toda extensão pulmonar e sem ruídos adventícios, abdome globoso sem alterações, com RHA + porém diminuídos, indolor a palpação superficial e profunda, fígado bem delimitado e de tamanho normal, baço não palpável, ausência de massas palpáveis em toda extensão abdominal, sons de percussão normais, MMSS e MMII sem alterações, unhas dos MMII apresentando ressecadas e quebradiças. SSVV: FC: 74bpm  FR: 25 irpm  PA: 110 x 80 mmhg  T: 35,6ºC

1.2 DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM

Diagnóstico de Enfermagem: Atividade de recreação deficiente relacionado a ausência de atividades de recreação no ambiente caracterizado por relata se sentir entediado os passatempos habituais não podem ser realizados no hospital. (NANDA, 2013)

Resultado esperado: Atividade de recreação melhorada.

Intervenções:

  • Disponibilizar jogos, filmes e livros para os pacientes para que os mesmos usem para passar o tempo.
  • Realizar ações recreativas com os pacientes pelo menos uma vez por semana em dia mais tranquilo.

Diagnóstico de Enfermagem:  Estilo de vida sedentário relacionado a falta de recurso caracterizado por demonstra falta de condicionamento físico. (NANDA, 2013)

Resultado esperado: Melhora do estilo de vida intra hospitalar.

Intervenções:

  • Realizar atividades de alongamento e exercícios localizados com os pacientes sempre que possível.

Diagnóstico de Enfermagem:  Comportamento de saúde propenso a risco relacionado a apoio social inadequado, baixa condição econômica e múltiplos estressores. (NANDA, 2013)

Resultado esperado: Melhora no comportamento de saúde.

Intervenções:

  • Promover apoio social ao paciente o referenciando a serviços substitutivos de sua cidade ou proximidades.
  • Contatar familiares para melhora do apoio familiar.

Diagnóstico de Enfermagem: Privação de sono relacionado a ambiente para o sono desconfortável por tempo prolongado caracterizado por inquietação. (NANDA, 2013)

Resultado esperado:  Padrão de sono melhorado.

Intervenções:

  • Promover ambiente confortável para repouso, exemplo colocar em um quarto cujos corredores proporcionem menos barulho.

Diagnóstico de Enfermagem: Controle de impulso ineficaz relacionado a ambiente que pode causar irritação caracterizada por agir sem pensar. (NANDA, 2013)

Resultado esperado: Impulso controlado.  

Intervenções:

  • Trabalhar com equipe multidisciplinar, promover encontros regulares com psicólogo.
  • Promover terapia em grupo e individual.  

Diagnóstico de Enfermagem: Risco de solidão tendo como fator de risco, isolamento social e privação afetiva. (NANDA, 2013)

Resultado esperado: Melhora do convívio social.

Intervenções:

  • Referenciar pacientes a centros substitutivos de apoio.

  1. DIAGNÓSTICO MÉDICO, CONTENDO AS BASES FISIOPATOLÓGICAS DA DOENÇA APRESENTADA.

Os primeiros sinais e sintomas da doença aparecem mais comumente durante a adolescência ou início da idade adulta. Pode surgir de forma abrupta, mais normalmente se inicia de maneira insidiosa. Sintomas atípicos e pouco específicos, incluindo perda de energia, iniciativa e interesses, humor depressivo, isolamento, comportamento inadequado, negligência com a aparência pessoal e higiene, podem surgir e permanecer por algumas semanas ou até meses antes do aparecimento de sintomas mais característicos da doença. Familiares e amigos em geralmente percebem mudanças no comportamento do individuo, nas suas atividades pessoais, contato social e desempenho no trabalho e/ou escola. Os aspectos mais característicos da esquizofrenia são alucinações e delírios, transtornos de pensamento e fala, perturbação das emoções e do afeto, déficits cognitivos e sem vontade pra nada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (204.7 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com