TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo

Por:   •  27/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 2

TOC: TRANSTORNO OBSESSIVO – COMPULSIVO

CARACTERISTICAS:

TOC é uma doença crônica e de evolução muito variável. Ela tanto pode surgir de forma rude, após algum evento desencadeante ou, mais comumente, insidiosamente sem que esteja associada à algum evento estressor importante. A evolução pode ser com piora, estabilização dos sintomas ou apresentação sob forma de crises episódicas.

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) tem como característica a presença de obsessões e/ou de compulsões. Os sintomas do TOC envolvem alterações do pensamento, obsessões como dúvidas, preocupações excessivas com doenças, com falhas, pensamentos de conteúdo impróprio ou “ruim”; do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações, lentidão para realizar tarefas, indecisão), e emocionais (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão).

Obsessões são impulsos ou pensamentos que invadem a mente de forma repetitiva e persistente causando acentuada ansiedade ou desconforto e obrigando o indivíduo a executar rituais ou compulsões. No caso do paciente com TOC, mesmo desejando ou considerando tais pensamentos absurdos, impróprios ou ilógicos e se esforçando, não consegue afastá-los ou suprimi-los de sua mente. Os principais conteúdos das obsessões são preocupação excessiva com sujeira, germes ou contaminação, pensamentos, imagens ou impulsos de ferir, insultar ou agredir outras pessoas, pensamentos, cenas ou impulsos indesejáveis e impróprios relacionados a sexo (comportamento sexual violento, abuso sexual de crianças, homossexualidade, palavras obscenas).

Compulsões são atos ou comportamentos voluntários e repetitivos em resposta a obsessão, que devem ser seguidas rigidamente. As compulsões aliviam momentaneamente a ansiedade que acompanha as obsessões, levando o indivíduo a executá-las toda vez que sua mente é invadida por uma obsessão, com a intenção de afastar ameaças (contaminação, a casa incendiar), prevenir possíveis falhas ou simplesmente aliviar um desconforto físico. As compulsões mais comuns são repetições ou confirmações, lavagem ou limpeza, compulsões mentais: rezar, repetir palavras, frases, números.

ACESSO NO DIA 24/10/2016 ÁS 15H:00

http://www.ufrgs.br/toc/index.php/sobre-o-toc/5-o-que-e-o-toc-e-quais-sao-os-seus-sintomas.html

FISIOPATOLOGIA:

Pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo possuem atividade cerebral diferente. Existe uma comunicação prejudicada entre o Córtex Órbito-Frontal, o Núcleo Caudado e o Tálamo. O Núcleo Caudado, localizado entre o Tálamo e o Córtex Órbito-Frontal, não funciona corretamente, fazendo com que o Tálamo se torne hiperativo, enviando sinais de preocupação “intermináveis” para o Córtex Órbito-Frontal que corresponde, elevando a ansiedade.

O hormônio que libera o Corticotropina (CRH) na hipófise estimula a liberação do hormônio Adrenocorticotropina (ACTH) na circulação sistêmica. O ACTH atinge o córtex das glândulas adrenais estimulando as células a produzirem e liberarem glicocorticóides. Causando um feedback negativo tanto na hipófise como no hipotálamo.

DA SILVA, Milena Roberta Batista. Sistema Límbico: Neuroanatomia E Neurofisiologia Das EmoçõesPublicado em 16 de maio de 2011. Disponível em: < http://www.webartigos.com/artigos/sistema-limbico-neuroanatomia-e-neurofisiologia-das-emocoes/66212 >. Acesso em 24 Out. 2016 ás 22h:00.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com