TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ACADÊMICO SEMESTRAL

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

DIFERENCIAÇÃO ENTRE TOMOGRAFIA E PET CT NA AVALIAÇÃO ONCOLÓGICA

Anderson da Silveira Costa B384395

Orientador: Professor Carlos

  RESUMO

Nesse presente artigo vou dar ênfase em exames usados no diagnóstico do câncer. Entre eles temos tomografia computadorizada, que utiliza radiação para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo e permite confirmar a localização do câncer e se houve espalhamento. Também citaremos o PET CT, tomografia por emissão de pósitrons ou PET, o que permite o mapeamento de diferentes substâncias químicas no organismo,

Uma grande vantagem é que o PET tem a capacidade de medir o metabolismo das lesões demonstrando a presença de alterações funcionais antes mesmo que a anatomia seja afetada, permitindo o diagnóstico precoce de neoplastias sendo essencial para um tratamento de radioterapia com o objetivo de diminuição do tumor considerado eficaz. Os exames são necessários para a decisão sobre a melhor opção de tratamento para cada paciente.

PALAVRA CHAVE:

Diagnóstico de Câncer, Tomografia Computadorizada, PET CT, Tomografia por emissão de Pósitrons e Radioterapia.

  ABSTRACT:

   In this article I will give this emphasis on tests used in the diagnosis of cancer. Among them are computed tomography, which uses radiation to view small slices of regions of the body and confirms the location of the cancer and was spreading . Also we will quote the PET CT, positron emission tomography , or PET , which allows the mapping of different chemicals in the body, A great advantage is that PET has the ability to measure the metabolism of lesions demonstrating the presence of functional changes even before the anatomy being affected, allowing the early diagnosis of neoplastias is essential for a radiation treatment with the aim of decreasing the tumor considered effective. The tests are needed to decide on the best treatment option for each patient.

KEYWORD:

Diagnosis of Cancer, CT, PET CT, Positron Emission Tomography and Radiotherapy

  1. INTRODUÇÃO

  Um recurso utilizado em medicina para o diagnóstico das patologias de todos os segmentos do corpo humano é a tomografia computadorizada, além disso é um exame não invasivo que combina equipamentos especiais de raios X com computadores programados para produzir imagens dos órgãos internos.

  O PET/CT ou Tomografia por emissão de pósitrons, é um exame não invasivo dos mais sofisticados e completos, sua tecnologia une os recursos diagnostico da Medicina Nuclear (PET) e Radiologia (CT). PET é uma técnica que revela alterações do metabolismo celular em todo o corpo, permite visualizar avanços tumorais, através de uma pequena injeção de F18+FDG, onde permite gerar informações únicas que nenhuma outra modalidade de imagens consegue.

  1. CONTEÚDO

Para a preparação do exame de tomografia computadorizada é necessário que o paciente vá ao exame com pelo menos, três horas de jejum. Para diagnóstico de doenças do pescoço, tórax, crânio, coluna, membros superiores e membros inferiores.      


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com