TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Processo do Cuidar Feridas e Curativos Lesão aberta e Fechada

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.003 Palavras (17 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 17

Trabalho Processo do Cuidar

Feridas e Curativos

Lesão aberta e Fechada

Conceito

Feridas abertas: são causadas por pressão, isquemia ou traumas que mantem portanto uma continuidade da pele e/ou tecido. Com isso, ocorre a descontinuidade e rompimento da barreira de proteção da pele ,acentuando os riscos de infecção.

Feridas fechadas: são feridas cirúrgicas ou ferimentos agudos ocasionados por trauma que são suturados . A continuidade da pele e dos tecidos não é violada ou danificada e eles podem ser tanto superficiais quanto profundas.

Se dividem em Equimose (rompimento dos capilares ,sem perda da continuidade da pele) e hematoma (o sangue extravasado forma uma cavidade).

As lesões podem ser classificadas conforme:

Comprometimento tecidual;( quanto a localização, tamanho ,comprimento ,largura, profundidade, aspecto do leito da ferida, drenagem cor e consistência ,dor ou hipersensibilidade)

Como foram produzidas ; (Incisas ,contusas ,laceradas e perfurantes)

Quanto ao grau de contaminação; (Limpas, contaminadas e infectadas).

Classificação do tecido;(Tecido necrótico ,tecido de granulação-vermelho e de epitelização- róseo).

Feridas Abertas

Abrasão : Ocorre quando a pele raspa ou entra em atrito com uma superfície áspera e dura. O ferimento na pele decorrente de uma queda no asfalto por exemplo. Em geral ,não há muito sangramento, mas a ferida precisa ser lavada e bem limpa para evitar infecção.

Contusas: Produzidas por objetos que não cortam, geralmente roliços e sem arestas ,como pedaços de madeira, pedra e etc. Nestes ferimentos os bordos são irregulares e quase sempre esmagados. São caracterizadas por traumatismo das parte moles, hemorragia e edema.

Incisas ou cirúrgicas: Ocasionadas por objetos com superfícies cortantes como faca, navalha, gilete, caco de vidro e outros materiais. Nessas feridas , os bordos, paredes e fundos são regulares de fácil limpeza permitindo a sutura com facilidade.

Perfurantes ou punctiformes : São aquelas causadas por objetos de ponta, como pregos tachinhas, espinhos etc. Embora pequenas e por isso muitas vezes deixadas sem tratamento, tornam-se graves. É importantíssimo que estes ferimento sejam devidamente lavados após o trauma.

Perfuro-cortantes :São aqueles geralmente dotados de ao menos uma ponta e pelo menos uma lamina ou gume. Inicialmente o instrumento perfuro-cortante age afastando as fibras e facilitando a penetração, para depois secciona-la. O melhor exemplo de instrumento perfuro-cortante são a facas.

Lesão em tecidos Moles

TECIDOS MOLES:

* São todos os tecidos que interligam, apoiam ou protegem estruturas e órgãos do corpo humano, como, os músculos, tendões, gordura, vasos sanguíneos e nervos.

LESÕES EM TECIDOS MOLES:

* É uma classificação de feridas agudas;

* As lesões dos tecidos moles englobam as lesões nas estruturas da pele, músculos, tendões, ligamentos ou nos envoltórios de tecidos que protegem determinadas articulações.

CLASSIFICAÇÃO DAS LESÕES EM TECIDOS MOLES:

CONTUSÃO: A contusão, são lesões sem fratura dos tecidos moles do corpo humano . São geradas pelo impacto mecânico de um agente externo sobre uma parte do corpo. É geralmente chamada de hematoma.

TRATAMENTO DAS CONTUSÕES:

* GELO: Resfrie a lesão com a aplicação de um objeto gelado por 10 a 12 minutos. Faça este arrefecimento a cada hora ou a cada duas horas, se necessário e, diminua a frequência com a melhora dos sintomas.

* REPOUSO:Mantenha repouso a fim evitar mais contusões.

* ELEVAÇÃO: Se você estiver com a perna inchada, eleve a perna o máximo possível.

* COMPRESSÃO: Faça compressão sobre o membro inchado.

Incisão (Juliana)

Tensão (Juliana)

Esmagamento

 São aqueles ferimentos onde existe dano tecidual extenso das estruturas subjacentes.

* Todos os planos anatômicos de um segmento são comprimidos e distorcidos.

* Produzido de agente com grande energia cinética, geralmente grande massa.

* Parte moles - extensamente laceradas

* Ossos - fraturas cominutivas

* Destruição extensa dos tecidos

o Perda sanguínea importante

* Excita terminações nervosas

* Libera substâncias nocivas na circulação

* Síndrome do esmagamento - insuficiência renal aguda por depósito de mioglobina nos túbulos renais

* Estas lesões podem ser complicadas de tratar, e há uma série de riscos a considerar ao avaliar pacientes e planejar um plano de tratamento.

Lesão por atrito

Lesões por fricção (LF) são feridas traumáticas provocadas por fricção isolada ou acompanhada de cisalhamento, que afetam especialmente os idosos. Estão relacionadas à separação entre as camadas da pele epiderme e derme (ferida de espessura parcial), ou à separação de ambas as

camadas subjacentes (ferida de espessura total).

Os locais mais comuns para a ocorrência dessas lesões

são as extremidades superiores, com frequência de 80%.

Outras áreas comuns são as extremidades inferiores, dorso e glúteos.

As causas do aparecimento desse tipo de lesões, podem ser evidenciadas por vários fatores, como: pessoas com mobilidade e nutrição comprometidas, pele frágil (idosos e pessoas em fase terminal da vida), pacientes dependentes (resultam das atividades rotineiras), pessoas que apresentam algumas dessas características tem o maior risco de adquirir LF (lesões por fricção).

O Sistema de Classificação Skin Tear Audit Research (STAR) - Lesão por Fricção, classifica essas feridas em cinco categorias que

examina a presença/ausência do retalho da pele e sua viabilidade,

apresenta um glossário de termos inerentes à LF seguido de

orientações Essas lesões podem ser categorizadas em: (Tipo 1)

sem perda da pele, (Tipo 2) com perda parcial do retalho,e (Tipo 3)

com perda total do retalho. Essa classificação ainda está em processo.

de validação na língua portuguesa do Brasil.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (279.7 Kb)   docx (311.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com