TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Processos Gerenciais

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.390 Palavras (10 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

4 CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho irá tratar dos assuntos abordados em aula durante o semestre e sua aplicação nas rotinas diárias da empresa, desde sua fundação legal com o direito empresarial, passando pelo plano de negócios análise SWOT até a utilização da tecnologia de informação durante o funcionamento da empresa. Destacando a importância de cada assunto dentro de cada etapa específica da empresa.


  1. DESENVOLVIMENTO

EMPREENDEDORISMO

Ao falarmos de empreendedorismo nos remetemos aos primórdios de nossa civilização, Marco Pólo ao estabelecer uma rota com o oriente para comercializar seus produtos, ficou conhecido como o “aventureiro empreendedor” ao longo dos séculos temos diversos exemplos de empreendedorismo no mundo todo. No Brasil, o empreendedorismo começou nos anos 80 com a crise econômica, muitos brasileiros foram praticamente obrigados a se tornarem empreendedores e se firmou de vez com a criação do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas empresas) para prestar apoio, consultoria e resolução de problemas para quem deseja abrir um negócio. Mas o termo empreendedorismo só existe graças à figura do empreendedor, que por muitos anos, e até hoje é seguidamente confundido com o administrador. De acordo com Dornelas (2001, p. 37), O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais. O empreendedor tem diversas características, diversas delas comuns a todos os empreendedores mundo afora, outras são mais peculiares, em geral, um empreendedor está sempre se atualizando, mas podemos citar as principais características de um grande empreendedor. Todo empreendedor é organizado, a organização permite colocar as ideias em ordem no papel, dividir os objetivos e estratégias de cada etapa, sabe com facilidade dados como prazos, pessoal etc. assim como os mantém organizados. Iniciativa é outra característica fundamental do empreendedor, é aquele que quando todos acham que uma ideia não dará certa, dá o primeiro passo. Coragem é o que faz com que o empreendedor assuma riscos calculados e tenha iniciativa. Persistência é outra qualidade fundamental, já que às vezes as coisas não saem como o planejado, mas se as metas estão bem traçadas e os objetivos é clara, a persistência acaba sendo recompensada. A persuasão é essencial para o empreendedor, pois muitas vezes suas ideias são tidas como insanas, e o poder de “vender” sua ideia é de suma importância, assim como vender seu produto e ou serviço ao consumidor final. O empreendedor deve ser comprometido, ninguém confia em alguém que não tem compromisso com suas próprias ideias, e que não cumpre prazos. E principalmente o empreendedor tem autoconfiança, ele acredita em si e em suas decisões. Essa postura acaba por contagiar todos a sua volta criando assim um ambiente propício para o sucesso. Podemos citar dezenas, senão centenas de empreendedores que reúnem essas características, mas atualmente quando vivemos a maior parte do tempo on-line, conectados com pessoas de diferentes partes do mundo, destacar esses dois empreendedores se torna indispensável como modelo de destaque das características acima citadas.

Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, a maior rede social do planeta com cerca de 1,2 bilhões de usuários cadastrados o que gera um valor de mercado aproximadamente 100 bilhões de dólares, tudo isso com apenas 29 anos de idade. Mas desde cedo Mark era um empreendedor, começou a usar computadores no ensino médio, em 1990 ensinado pelo seu pai, aprendeu programação básica e posterior teve um professor particular que o chamava de prodígio. Adorava criar jogos e programas de computador, criou para sua casa o ZuckNet, um sistema em que todos os computadores da casa se comunicavam através do ping, o que foi considerado uma versão simplificada do Aol instant Messenger lançado no ano seguinte. Ele ainda trabalhou na empresa Intelligent Media Group onde criou um programa que utilizando inteligência artificial identifica os hábitos musicais do usuário, ele se chamava "Synapse Media Player" e levou a Microsoft e a AOL a tentarem comprar o programa e contratar Mark, mas a autoconfiança e sua coragem o levaram a declinar e escolher ir para Harvard. Já na faculdade Mark inovou mais uma vez, criando uma rede sem fio para que os alunos pudessem jogar e estudar conectados. Algum tempo depois inovou criando o “Facemash” que era um programa que permitia aos alunos escolherem entre a foto de duas colegas, qual era a mais bonita. Porém as reclamações de que algumas fotos teriam sido modificadas, o fato de Mark ter hackeado os arquivos da faculdade para conseguir as fotos das alunas e a popularidade do site, que fez com que as visitas sobrecarregassem o servidor, levou a faculdade a tirar o site do ar, mas a perseverança e a visão do empreendedor prevaleceram. Os alunos pediam que a faculdade criasse um site onde eles pudessem colocar suas fotos e contatos para se relacionarem, foi quando Mark vislumbrou a oportunidade, e com coragem e autoconfiança criou o Facebook.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

        Hoje em dia, antes de pensarmos em criar um negócio, ou um produto, precisamos estar conectados com o que pensa o consumidor final, ou seja, o cliente. O que deseja meu cliente? O que precisa meu cliente? São apenas alguns questionamentos que devemos levar em consideração na hora do planejamento estratégico, mas como saber o que pensa cada cliente? Devemos identificá-los por seu comportamento, que por sua vez é moldado por diversos fatores, tais como:

FATOR PESSOAL


Cada consumidor tem sua necessidade, e conhecer o perfil do consumidor é importante para saber o que ele tem por necessidade e quais são seus desejos, e suas limitações para atendê-los. Outro fator importante é o do estímulo, como cada consumidor reage a um mesmo estímulo, o marketing precisa estar atento a essas informações.

 FATOR CULTURAL


O meio em que está inserido, as suas origens, tradições, a classe social, todos são fatores que influenciam diretamente na decisão do consumidor. Produtos que atendam uma maior variedade de clientes, tendem a obter mais sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com