TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Produção Textual

Por:   •  1/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

INTRODUÇÃO

Este trabalho é baseado em uma Situação Geradora de Aprendizagem, onde avaliamos o caso de Aline, uma costureira de 38 anos, mãe de duas crianças menores que após retornar do trabalho é assaltada e espancada, como consequência do espancamento, Aline obteve uma lesão medular reversível.

Com a finalidade de abordar os temas do caso, iremos desenvolver assuntos mais relevantes como: contração muscular, lesão medular, paralisia e atrofia dos membros inferiores, os serviços oferecidos pelo SUS, os direitos de Aline como cidadã, os recursos necessários para a sua recuperação e os benefícios de uma construção multidisciplinar de seu plano de cuidados.

ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL NA EFETIVIDADEDAS AÇÕES EM SAÚDE.

A contração muscular é um processo característico das fibras musculares esqueléticas com ajuda de um neurônio motor. Quando um neurônio motor gera um potencial de ação, ele viaja rapidamente ao longo do nervo até alcançar a junção neuromuscular (ou junção mioneural) que é a junção entre a parte terminal de um axônio motor com uma placa motora, onde inicia um processo eletroquímico que faz com que um neurotransmissor no caso a acetilcolina seja liberado na fenda sináptica que se localiza entre o terminal pré-sináptico e a fibra muscular

A Acetilcolina (ACh) é o primeiro neurotransmissor descoberto, e ele é produzido pelo sistema nervoso (central e periférico) esse hormônio atua no organismo como um mecanismo mensageiro entre os neurônios (células nervosas) e encontra-se associada à transmissão de impulsos entre as junções das células nervosas e musculares, que provocam a contração muscular.

O potencial de ação gerado pela ligação da acetilcolina (ACh) ao seu receptor nicotínico (nAChRs) se propaga pela fibra muscular, sendo transmitido para todas as miofibrilas através dos túbulos transversos (túbulos T), junto aos túbulos T, se encontram as cisternas do retículo sarcoplasmático formando com o túbulo T uma estrutura denominada Tríade. Na membrana dos túbulos se encontram canais de cálcio dependentes de potencial, chamadas Proteínas DHP por terem afinidade por dihidropiridina, que provoca a despolarização, e alteram sua conformidade, resultando na abertura do canal de cálcio, ocorrendo a liberação de íons cálcio do retículo sarcoplasmático ao sarcoplasma. Os íons de cálcio por sua vez ligam-se imediatamente com a troponina, que muda a sua conformação, provocando o tracionamento do filamento de tropomiosina para o fundo dos pontos ativos, assim, deixando livre os pontos ativos do filamento de actina. Os íons cálcio por sua vez ligam-se imediatamente com a troponina, que muda a sua conformação, provocando o tracionamento do filamento de tropomiosina para o fundo dos pontos ativos, assim, deixando livre os pontos ativos do filamento de actina. Para que essa ligação entre a actina e miosina ocorra, é necessária grande quantidade de íons de cálcio (Ca++) e trifosfato de adenosina (ATP) que é quebrado pela molécula de miosina em um processo de hidrólise.

Com a miosina energizada ela muda sua conformidade e encaixa sua cabeça na actina e consequentemente traciona os filamentos de actina na direção do centro do sarcômero, de forma que os filamentos de actina deslizam sobre os filamentos de miosina, permitindo a aproximação das linhas Z (são compostos filamentosos que cruzam transversamente as miofibrilas, e de uma miofibrila a outra, conectando-as por toda a fibra muscular), gerando o encurtamento do sarcômero, tendo a ocorrência da contração.

Após o cálcio é recaptado pela Ca²-ATPase do retículo sarcoplasmático diminuindo o cálcio mioplasmático, que se desliga da troponina que retorna a tropomiosina para sua posição original, impedindo a formação de pontes cruzadas.

Então entende-se que o acoplamento excitação-contração da fibra muscular é a sequência de processos que converte o potencial de ação (Acetilcolina) em uma contração muscular.

Figura 1 - Ilustração

[pic 9]

Fonte: Retirada do site Descomplica.com.br[1]

LESÃO MUSCULAR E ATROFIA DOS MEMBROS INFERIORES

A medula espinal é uma massa cilíndrica composta de tecido nervoso e é situada dentro do canal vertebral. Tem como função condução nervosa e centro nervoso, sendo que através dos feixes de fibras realiza o transporte do influxo nervoso. Uma lesão na medula provoca uma interrupção da comunicação nervosa causando na paciente a paralisação e a insensibilidade dos membros inferiores, que pode ser temporária ou não.

Como a paciente teve uma lesão traumática, esta pode ser dividida em duas categorias:

Tetraplegia: Quando acomete o tronco, membros superiores e inferiores, e músculos respiratórios;

Paraplegia: quando compromete o tronco de forma parcial ou completa e os membros inferiores.

Estas lesões podem ser: completa, que é quando atinge todas as vias motoras e sensitivas abaixo da lesão ou incompleta, quando atinge somente algumas vias motoras ou sensitivas abaixo da lesão.

Sabendo que a paciente apresentava um TRM (trauma raquimedular) com hemissecção de medula espinal, entende-se que ouve uma lesão de média complexidade, que causou paralisia dos membros inferiores, considerada pelos médicos como reversível e devido a essa lesão na medula a paciente pode vir a desenvolver a atrofia muscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (649.2 Kb)   docx (501.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com