TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Produção Textual

Por:   •  16/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS

Produção textual acadêmica

Mariana Rambo Martinelli

Atividade 02 – O texto acadêmico e a escrita científica

  1. Destaque as principais ideias sobre os mandamentos da escrita científica:

A escrita deve ser simples, objetiva e clara, porém, sem omitir detalhes importantes. Ao escrever, pensar em qual será o seu tipo de leitor, adaptar o grau de profundidade e o nível do seu texto ao tipo de audiência que espera ter. Não ter medo de escrever com suas próprias palavras, usando palavras conhecidas e respeitando a necessidade do leitor. Sempre que possível usar números para complementar seu raciocínio, estes, deixam o texto mais claro e apresentam mais informações. Evitar generalidade e lugares comuns. Cuidar ao escrever a conclusão, evitar opiniões extremas e tendenciosas e não tirar conclusões sem que possa comprovar empiricamente.  Sempre evitar apresentar mais informação do que a estritamente necessária para justificar o seu argumento.

  1.  Ao escrever um texto técnico, é necessário se preocupar com o leitor?  Sublinhe pequenas passagens do texto que expliquem sobre isso:

Sim, pois o texto técnico tem como objetivo transmitir ao leitor informações verdadeiras, já comprovadas cientificamente ou em processo de comprovação. Passagens do texto: “Ao escrever pense em quem será o seu leitor típico... adapte o grau de profundidade e o nível do seu texto ao tipo de audiência que espera ter.”

“Seu artigo é uma ferramenta de comunicação de ideias e que uma grande parte de seus leitores o usará para aprender mais sobre um assunto.”

“Um erro comum ao escrever um trabalho técnico é o autor assumir que o leitor está interessado em ler tudo o que ele tem para dizer. Não caia neste erro! Esforce-se por captar a atenção, e o mais rápido possível!”

  1. Que dicas o autor apresenta a respeito do uso correto das palavras?  Identifique palavras chave que orientem a compreensão dessa parte do texto.

A escolha das palavras deve ser criteriosa com um sentido o mais próximo possível do usual. Escrever não é o mesmo que falar, na linguagem oral pode-se enfatizar uma ideia através da repetição ou falando mais que o necessário, na escrita a ênfase é feita à custa do uso de palavras adequadas, da pontuação e da construção estruturada de parágrafos. O uso de palavras supérfluas é um erro mais comum do que o uso de palavras erradas, uma frase correta deve conter apenas as palavras necessárias, usar termos específicos e com significado bem definido em detrimento de outros mais vagos. Sempre escrever de forma positiva, priorizar palavras pequenas a palavras grandes. Ser sensato.

  1. As informações apresentadas no item “V. Como escrever um relatório técnico universitário” são úteis para você? Por quê?

O item “V. Como escrever um relatório técnico universitário” apresenta diversas sugestões de como formular e elaborar um relatório, isso passa a ser útil pois durante a graduação, diversos relatórios são solicitados, é por ele que a compreensão sobre determinada experiência será avaliada, e assim, para depois de formado possa ter adquirido e desenvolvido a prática e o raciocínio crítico necessários à elaboração de um artigo/relatório.

  1. Que conclusões o autor apresenta? Elas são claras?

O autor tentou mostrar a importância da escrita na elaboração e apresentação de trabalhos técnicos e científicos. Escrever não é fácil, porém, é fundamental durante e após a graduação. Durante seu texto, o autor elaborou diversos exemplos, além de usar várias questões de linguagem, forma e estilo, o que acabou deixando o texto mais claro e mais prático de ser compreendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com