TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre impacto das condições do ambiente sobre a saúde, mais concretamente observar um local que apresente alguma situação ambiental ou de saneamento que possam vir a colocar a saúde da população local em risco.

É objetivo deste, através de imagens do local visitado pelo grupo, colocar em evidencia fatores ambientais que de algum modo tragam riscos à saúde das pessoas que estão de alguma maneira expostas aquele ambiente e apresentar soluções cabíveis aos problemas encontrados.

A primeira parte do trabalho terá a finalidade de informar o local que foi visitado, sua localização e função, a segunda parte trará as imagens com os problemas observados pelo grupo no local visitado, qual população pode estar exposta aquele ambiente e, ao final, abordaremos medidas cabíveis para a solução e melhora dos problemas encontrados.

A metodologia utilizada foram as pesquisas sitiográficas, visitação ao local em questão e enriquecida com as aulas tidas em sala.

LOCAL VISITADO

O local escolhido pelo grupo para visitação e investigação se trata de uma feira local, conhecida popularmente como “Feira do Rolo”. A visita foi feita dia 11 de setembro, no período da manhã. Ela ocorre aos domingos no bairro Fraternidade na Avenida dos Imigrantes, esta feira é conhecida por ter todos os tipos de coisas para venda, troca e consumo, e é realizada no mesmo local que o Ceasa de Bragança Paulista. Por não haver uma estrutura adequada para a realização desta feira, as barraquinha de alimentos ficam embaixo do sol o dia inteiro, cobertas apenas por umas lona, e sem descarte correto de lixo e nem o impedimento da presença de animais naquele local. O que vimos foi uma situação de falta de higiene, e que pode vir a afetar a saúde daqueles que consomem neste local.

POPULAÇÃO EXPOSTA

A população exposta a este local são os moradores da cidade que visitam esta feira, as pessoas que moram ao seu redor, que são muito prejudicadas graças a grande quantidade de lixo e animais após a realização desta feira, e, além disso, há sempre uma grande concentração de pessoas neste mesmo local, o que pode ser prejudicial à saúde daquelas pessoas que ali se encontram.

POSSIVEÍS SOLUÇÕES

Algumas das soluções que poderiam ser tomadas pelos comerciantes, frequentadores e pelas autoridades locais seriam:

* Recolhimento dos resíduos produzidos em cada barraca e limpeza da mesma, por parte de seus proprietários;

* Lixeiras adequadas para as barracas e com uma certa distância das mesas de alimentação;

* Conscientização das pessoas para o recolhimento de seu próprio lixo;

* Oferecimento, por parte da prefeitura, de um local mais adequado e organizado para a realização da feira;

* Melhor planejamento das barracas e das vendas ali realizadas;

* Limpeza, por parte da prefeitura, à rua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com