TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA ESTÁGIO

Por:   •  29/6/2022  •  Relatório de pesquisa  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA ESTÁGIO ll

DATA:

04 / 04 /2022

VERSÃO:01

                                  ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

NOME: Maria Aparecida

MATRÍCULA:

CURSO: Farmácia

Desejo boas-vindas a você na Atividade Contextualizada da disciplina. Agora, teremos uma oportunidade diferenciada de estudo, reflexão e construção de conhecimento dos temas abordados em nossa disciplina.

Aqui você irá desenvolver e apresentar sua opinião no que diz respeito à disciplina. Além disso, para concluir essa atividade, é necessário que você leia textos, artigos científicos, artigos publicados em revistas e demais informações que lhe auxiliem em seus argumentos e possíveis questionamentos. Por isso, atenha-se ao tema proposto e busque utilizar termos técnicos, com clareza, para a compreensão do texto.

Lembre-se de que, durante o estudo de nossa disciplina, você agregou informações de extrema importância para sua vida acadêmica e/ou profissional. Baseado(a) nesses conhecimentos adquiridos e em suas pesquisas, elabore sua resposta autoral e evite utilizar textos integrais, tanto dos materiais de estudo quanto dos disponíveis na internet. Não se esqueça de inserir as devidas referências utilizadas na sua produção.

Preparado(a)? Vamos começar!

1. Leia a situação a seguir.

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) garantem que os medicamentos sejam consistentemente produzidos e controlados de acordo com padrões de qualidade previamente estabelecidos. A cada novo marco regulatório brasileiro, independente de tragédias, surgem requisitos destinados a eliminar ou mitigar a possibilidade da contaminação cruzada de produtos específicos. A contaminação cruzada ocorre quando medicamentos de diferentes princípios ativos entram em contato, transmitindo microrganismos para o medicamento. Uma indústria de medicamentos anunciou o recolhimento de 5 lotes distintos de cloridrato de tramadol 50 mg/mL de solução injetável devido a contaminação cruzada referente à troca de rotulagem.

2. Diante do contexto exposto, desenvolva os tópicos a seguir.

1- Quais são as principais fontes de contaminação cruzada e o que pode ter acontecido para que os lotes de tramadol 50 mg/mL tenham sido contaminados?

2- Para evitar a contaminação cruzada e, consequentemente, o desperdício de novos lotes de cloridrato de tramadol 50 mg/mL, o que você enquanto profissional farmacêutico faria?

3- Caso esses 5 lotes de cloridrato de tramadol 50 mg/mL não fossem recolhidos, quais seriam as consequências da contaminação cruzada?

4- Enquanto profissional farmacêutico, quais cuidados você deve ter ao trabalhar em laboratórios?

        

A contaminação cruzada que ocorre na indústria de medicamentos pode acontecer através do uso de materiais impressos e pela transferência de bactérias de um objeto para outro sendo esta contaminação muito preocupante, pois podem contaminar os medicamentos que poderiam ser usados no tratamento de outras bactérias.

        As principais fontes de contaminação cruzada são os equipamentos e vidrarias sem a devida limpeza, o pó suspenso no ar e o profissional manipulador.

        Conforme descrito no enunciado, uma indústria de medicamentos anunciou o recolhimento de 5 lotes distintos de cloridrato de tramadol 50 mg/mL de solução injetável devido a contaminação cruzada referente à troca de rotulagem. Assim, o motivo da contaminação cruzada neste caso específico está relacionado à troca de rotulagem e, principalmente, com os procedimentos dos profissionais envolvidos na produção.

        Para se evitar a contaminação cruzada deve-se fazer a devida limpeza dos tabuleiros de encapsulamento, usar uma única espátula por procedimento, o encapsulamento deve ser feito em capelas para evitar que o pó que fica suspenso contamine a próxima fórmula, não reutilizar embalagens, utilizar EPIs, e investir na qualificação dos colaboradores realizando cursos de aprimoramento profissional com destaque nas boas práticas de manipulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (330.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com