TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Assistência Farmacêutica

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 3

Marcio Cyrne de Macedo Júnior mat.16/0135621

Atividade – Assistência Farmacêutica no Sistema de Saúde – Grupo 2

  1. Existe planejamento para a Assistência Farmacêutica (AF) no DF?

Sim, existe um planejamento para a assistência financeira no DF que se baseia nas diretrizes da Política Nacional de Medicamentos e Política Nacional de Assistência Farmacêutica, tendo a Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIASF) como órgão normatizador das ações que estão ligadas à assistência farmacêutica da rede pública do DF.

  1. Como a AF está estruturada no DF?

A assistência Farmacêutica no DF é controlada pela DIASF, que é vinculada à Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde. É responsável por organizar a distribuição de medicamentos básicos e especializados de acordo com relações padronizadas estabelecidas através de avaliações realizadas pela Comissão Central de Farmácia e Terapêutica que estabelece critérios para incorporação e uso de novos medicamentos, e manutenção dos já existentes, tendo como referência o RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) do Ministério da Saúde. O DIAF atua através de três componentes para a distribuição destes medicamentos: O componente básico, que destina-se aos tratamentos mais comuns, e consequentemente de maior volume da rede de saúde, sendo distribuídos pelos diversos Centros de Saúde espalhados pelo DF. Há ainda  a Farmácia Viva, que oferece alternativas aos medicamentos industrializados convencionais, distribuindo medicamentos extraídos de plantas, conhecidos como fitoterápicos; há o componente estratégico, que é voltado ao tratamento de doenças de perfil endêmico como a AIDS, seus medicamentos são repassados pelo Ministério da Saúde conforme demanda local; e por último o componente especializado, anteriormente conhecido como Farmácia de Alto Custo que visa garantir a integralidade de distribuição medicamentosa em nível ambulatorial, e seu acesso é dado pelas Farmácias Ambulatoriais Especializadas da Asa Sul e da Ceilândia.

  1. Quais são os desafios da AF no DF para o período previsto no plano?

Os desafios da Assistência Farmacêutica do DF remetem aos graves problemas que são recorrentes não só neste setor, mas em toda saúde pública do DF, como a falta de planejamento em todas as fases de aquisição, estoque e distribuição de medicamentos, bem como a falta de eficiência orçamentária que levam necessariamente ao desabastecimento de medicamentos básicos e essenciais às unidades de saúde e o atraso tecnológico (principalmente na informatização) que proporciona grande burocracia e lentidão em todo o processo farmacêutico público. De acordo com o plano, há quatro desafios para tentar barrar o avanço dos problemas estruturais descritos que são: disponibilidade rápida de medicamentos; melhoria na infraestrutura de farmácias e almoxarifados; qualificação de pessoal; e continuidade de distribuição de medicamentos.

  1. Quais os indicadores para AF no DF?

Ampliar e otimizar a rede de assistência farmacêutica nas regiões utilizando os seguintes indicadores 1-farmacêuticos capacitados em clinicas por ações educativas da SES-DF aumentando a meta para 90% em 2019. 2- leitos de hospitais da SES-DF com implantação do sistema de distribuição por dose individualizada. Aumentando a meta em 100% em 2019.

  1. Qual foi o gasto com saúde no ano de 2016 para o DF?

No ano de 2016, a Secretaria de Saúde teve orçamento de R$ 6,2 bilhões, incluindo recursos do GDF e da União. Ainda assim, foram feitos remanejamentos em mais de R$ 450 milhões para cobrir as despesas e manter os atendimentos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com