TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A [Assistência Farmacêutica

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Os princípios que norteiam as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) foram adotados através da Lei Orgânica de saúde em 1990, com base no artigo 198 da Constituição Federal de 1988. Os princípios ideológicos ou doutrinários são baseados na universalidade, integralidade e equidade. Esses fatores propõe a garantia de um sistema de saúde de qualidade e igualitário para toda população.

O papel da Assistência Farmacêutica é imprescindível nas Unidades de Saúde do munícipio, haja vista a segurança, eficácia, aceitação pelos usuários para garantir uma efetiva ação terapêutica medicamentosa em todos os espectros presentes em um ambiente como esse. Por esse motivo, é imprescindível que o farmacêutico exerça seu papel aconselhador, organizacional e indutor aos tratamentos especiais em unidades como Leonídia Aires/Centro de Testagem e Aconselhamento.

O CTA exerce uma função primordial no controle de doenças endêmicas na região que fazem parte do componente estratégico de saúde do Ministério da Saúde. Dentro dessa perspectiva, o papel assistencialista do farmacêutico cumpre função única dentro de uma equipe de saúde, garantido aos usuários melhor entendimento sobre os fármacos que foram receitados pelo médico, e por vezes, o farmacêutico pode intervir em tratamentos que considerar inadequado a determinados pacientes, devendo comunicar os demais profissionais da equipe de saúde.

Os resultados de um atendimento eficaz da equipe farmacêutica dentro do CTA, dependerá substancialmente de uma estrutura adequada para exercer sua função com maior dedicação a unidade e seus usuários, e assim poderá se ter resultados satisfatórios para o profissional, o paciente e a união que é coparticipe nos tratamentos do componente estratégico.

Sobre a visita – 10/01/2019

A primeira visita ao Centro de Testagem e Aconselhamento foi fundamental para conhecer melhor como o farmacêutico é importante no componente estratégico de saúde no local supracitado, notando que é essencial que o profissional exerça mais do que uma função mecanicista, mas principalmente psicossocial para os usuários.

O farmacêutico responsável pelo CTA, Srº Dalton, em conversa com o grupo de alunos deixou claro como atua a equipe profissional dentro de um local como esse, sendo que não atende somente a cidade de Barreiras, mas também a região oeste da Bahia como um todo.

O componente estratégico que é financiado pelo SUS abarca o tratamento de portadores de doenças endêmicas e epidêmicas, tais como: HIV, AIDS, tuberculose e hanseníase. Dentro dessa atuação, o programa tem a função de manter o controle do uso dos fármacos para essas patologias além de outras endemias focais, controle do tabagismo, sangue e hemoderivados.

Para que haja eficácia no tratamento medicamentoso do portador de alguma das patologias, é importante que sejam seguidas algumas etapas para que seja obtido o êxito:

  1. Atendimento pela Assistência Social:

- O que é a doença, a forma de tratamento, a forma de transmissão.

  1. Testagem:
    - Exames laboratoriais, atenção farmacêutica.
  2. Objetivo de Orientar a população sobre DST’s, fazer testagens rápidas.

Dentro dessa perspectiva, o profissional de farmácia tem por função explicar a diferença entre o paciente soro positivo e portador da AIDS. Sendo que o soro positivo possui o vírus, mas a carga viral não é baixa, uma vez que o sistema imunológico está em condições normais, dessa forma não apresenta sintomas. E o portador da AID’s possui o vírus e carga viral baixa, deixando o patógeno em condições propícias para se espalhar, dessa forma doenças oportunistas se aproveitarem da baixa de plaquetas.

Tal explicação dada pelo farmacêutico responsável pelo CTA ajudou muito a turma a entender que o papel do profissional de farmácia num local de atendimento como esse é primordial para que doenças endêmicas como a AID’s e a Tuberculose sejam controladas e que os portadores das patologias tenham uma qualidade de vida inimaginável caso não tivesse o apoio da equipe de saúde.

Em conjunto com o farmacêutico Dalton, outra profissional de farmácia pôde explicar suscintamente a respeito do programa de hanseníase, a qual afeta milhões de brasileiros ainda hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com