TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Assistência Farmacêutica

Por:   •  22/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  2.765 Palavras (12 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE UNOPAR

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        APRESENTAÇÃO        3

2        INTRODUÇÃO        4

3        ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO        5

4        ESTUDOS DE CASO        .6

5        TERMO DE VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        14

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16

  1. APRESENTAÇÃO

A Assistência Farmacêutica compõe um dos sistemas de apoio à atenção à saúde, com o objetivo de garantir o acesso e o uso racional de medicamentos. A gestão técnica da assistência farmacêutica é uma ferramenta importante que consiste em um conjunto de atividades farmacêuticas interdependentes e focadas na qualidade, no acesso e no uso racional de medicamentos, sendo elas: seleção, programação, aquisição, distribuição, armazenamento e dispensação de medicamentos (SANTOS, 2017).

Conforme a Resolução de Nº 388, de 6 de maio de 2004 afirma no artigo III que a Assistência Farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.

O farmacêutico ocupa papel-chave na Assistência Farmacêutica, na medida em que é o único profissional da equipe de saúde que tem sua formação técnico-científica fundamentada na articulação de conhecimentos das áreas biológicas e exatas, porém sua inserção ocorre de forma gradativa e heterogênea, encontrando-se, hoje, muito aquém das necessidades, tanto do ponto de vista quantitativo, quanto qualitativo. Mundialmente, evidencia-se o papel do farmacêutico como profissional da área da saúde, cujas funções devem ser voltadas para o uso racional de medicamentos, visando o bem-estar da população e a redução dos gastos desnecessários. No âmbito do SUS, o farmacêutico está inserido no processo de cuidado ao paciente, envolvendo desde a pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos, seleção, programação, a compra, distribuição e garantia de qualidade até o acompanhamento e a avaliação dos resultados, tendo sempre como objetivo principal e melhoria da qualidade de vida da população.

O farmacêutico também gera economia aos cofres públicos, humaniza o atendimento e, interfere, de forma positiva, na gestão da logística dos medicamentos e dos serviços da saúde, segundo enfatizou a coordenadora, salientando que a presença do farmacêutico deve ser assegurada em todas as atividades que envolvam medicamentos ou em ações que visem otimizar a farmacoterapia. Estágio realizado em farmácia básica na cidade de Santa Terezinha de Goiás no dia 03 de novembro de 2023 à 23 de novembro de 2023.

  1. INTRODUÇÃO

Os serviços farmacêuticos dão suporte à equipe multiprofissional de saúde e às ações de cuidado ofertadas ao paciente, à família e à comunidade. O foco das atividades do farmacêutico nos sistemas de saúde consiste, principalmente, na otimização da terapia farmacológica, o que significa colaborar para garantir o máximo de efetividade dos tratamentos, a ampliação e melhoria da cobertura assistencial nos serviços de saúde, minimizando riscos e custos, e potencializando benefícios decorrentes do uso de medicamentos, contribuindo assim para a prevenção de doenças, incluindo por meio da prestação de serviços de vacinação, a promoção e recuperação da saúde, e a segurança do paciente.

Esse profissional pode também contribuir para o aumento das taxas de adesão à farmacoterapia, auxiliar no processo da desprescrição e na redução da polifarmácia desnecessária, na melhoria da percepção da qualidade de vida, da função cognitiva em idosos e da qualidade da atenção à saúde.

  1. ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO

Durante os dias de estágio supervisionado aprendemos sobre como é realizado a organização das medicações nas prateleiras, já que todos devem ser separados alfabeticamente, facilitando o serviço na hora da dispensação e facilita na organização.

A entrega de medicamento conforme a prescrição médica deve ser criteriosa, já que não se pode cortar os blister e com isso o paciente acaba levando mais que o necessário, por mais que as vezes o profissional médico esclareça a forma de administração da medicação é dever do profissional farmacêutico realizar essa orientação e afixar na medicação, para que evite uso inadequado e possíveis danos à saúde do cliente.

Realizado diariamente o monitoramento da temperatura das geladeiras que conservam as insulinas que são dispensadas aos pacientes portadores de diabetes, entregue aos mesmos as agulhas para as canetas de insulina e para outros entregue as seringas de 1 ml.

As medicações de controle são entregues conforme a receita médica e após o profissional farmacêutico reavaliar a possologia, evitando possíveis erros na dispensação, já que na farmácia básica ela conta com 2 profissionais atendentes. As receitas de controle especial não podem conter rasuras e devem ser devidamente preenchida no cabeçalho com o endereço do paciente apenas por uma caligrafia conforme é solicitado pela vigilância, caso essa receita sofra alteração o profissional farmacêutico pode ser autuado respondendo por falsificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (177.1 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com