TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Assistência Farmacêuticas

Por:   •  1/5/2021  •  Resenha  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Farmacêutico e sua importância no processo de assistência farmacêutica.

Amanda Cibele Regis Costa

01284110

Farmácia

Como farmacêutico se deve saber, que a dispensação não pode se restringir apenas a entrega de um medicamento. Deve- se visar o bem-estar do paciente, fazendo com que esse faça o uso da medicação da melhor maneira possível. É um ato estabelecido à atenção farmacêutica, por se tratar de uma atividade profissional. A dispensação é um processo que exige bastante cuidado, e deve ser uma ação integrada do farmacêutico com outros profissionais, principalmente com os prescritores.

Porém, o farmacêutico não é responsável somente pela dispensação, existe uma série de etapas do processo de atendimento farmacêutico diante de uma prescrição, visando, a prevenção, identificação e resolução de problemas relacionados a farmacoterapia. O farmacêutico deve saber como se inicia esse processo pois se faz uma análise da prescrição e identificação do sujeito que está sendo atendido, assim, pode se decidir os caminhos que serão tomados nesse processo. É necessário também que haja a orientação para o uso do medicamento. Fora isso, é de extrema importância um diálogo entre o profissional e o paciente, pois assim várias informações são levadas em consideração. Possibilitando dessa formar a segurança e efetividade.

Sendo então, o papel do farmacêutico na farmacovigilância bastante importante, pois se deve ter habilidades de comunicação e conhecimento das doenças que acometem os pacientes, esses serão requisitos para que seja possível a identificação dos problemas relacionados a farmacoterapia. Fora que esse profissional pode e deve aplicar notificações caso algum problema de reação adversas ou desvio de qualidade for encontrado.

Para que isso aconteça de forma correta, o profissional deve estar bastante atento e prestando a assistência farmacêutica corretamente. Pois o processo de identificação de problemas relacionados a farmacoterapia requer uma análise minuciosa dos problemas de saúde do paciente e dos medicamentos em uso pelos mesmos. Fazendo com que todo processo de dispensação seja um procedimento padrão que garanta a qualidade no atendimento e o bem-estar da pessoa.

Referências:

https://www.scielosp.org/article/csc/2011.v16n9/3883-3891/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com