TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FACULDADE METROPOLITANA DE ANÁPOLIS CURSO DE FARMÁCIA

Por:   •  25/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE ANÁPOLIS

CURSO DE FARMÁCIA

SUZANA RODRIGUES PEREIRA

AULA PRÁTICA 03

CREME HIDRATANTE CORPORAL  110 G

DISCIPLINA: COSMETOLOGIA

Prof. Lorena Lisita

Anápolis, GO

2022

INTRODUÇÃO        

Os  hidratantes são cosméticos que auxiliam na hidratação da superfície da pele, como ele se tem o  cuidado com a pele que é uma questão essencial independente da idade e sexo. Todos estamos em busca de uma pele perfeita e bonita. Na hora da escolha para o hidratante deve -se escolher  um hidratante que possua uma boa hidratação, e que além disso, contar com fatores que apresenta diversos benefícios, como uma boa aparência (MICHALUN; DINARDO, 2016), maciez, prevenção do envelhecimento precoce, além de prevenir alguns tipos de problemas, como oleosidade (RASCHE, 2014), infecções (MICHALUN; DINARDO, 2016), manchas (CORTE, 2006), entre outros.

REFERENIAL TÉORICO

 OS PRINCIPAIS TIPOS DE PELE: Normal, Oleosa, Seca ou Mista.

  • NORMAL

Conhecida como eudérmica, a pele normal  apresenta poros de tamanho mediano e suas células de estrato córneo são protegidas por uma fina camada de óleo. Essa pele tem uma hidratação própria possuindo uma boa funcionalidade da epiderme e dermefazendo com que o processo biológico que se dá pela (descamação, perda de água, secreção de sebo, entre outros) sejam equilibrados (LOPES et al., 2017). Por conseguinte, exibe um aspecto macio, saudável e com textura aveludada e brilho (MICHALUN; DINARDO, 2016). A fim de proteger a pele contra o ressecamento excessivo e promover sua hidratação.

  • OLEOSA

Conhecida como lipídica, essa pele apresenta poros mais abertos e aparência espessa e firme . Esse tipo de pele possui excesso de oleosidade, devido à produção de sebo. Esse tipo de pele tem maior probabilidade na formação de cravos e espinhas devido a oleosidade.

Também considerado como fator crucial o clima  promove o aumento da produção das glândulas sebáceas o que faz com que a pele tende a envelhecer mais lentamente, pois o sebo tem o poder de desacelerar essa ação, reduzindo a tração dos movimentos musculares (LOPES et al., 2017).

O cuidado com a pele oleosa é muito importante, pois o uso de produtos inadequados pode provocar seu ressecamento. Recomenda-se uma limpeza duas vezes ao dia, de manhã e de noite, e o consumo de tensoativos, esfoliantes e filtros solares e hidratantes fluidos. Apesar da  pele seca apresenta menor produção das glândulas sebáceas ela é mais suscetível à descamação e ao ressecamento.

  • SECA OU MISTA

A mais comum de todas é a pele mista: ela apresenta sinais da pele seca na região das bochechas, ao redor da boca e olhos e, na zona "T" (testa, nariz e queixo), é oleosa. A rotina de cuidados precisa ser específica para as necessidades da pele seca e oleosa (MICHALUN; DINARDO, 2016).

 Existe alguns cuidados que devemos ter para manter uma pele hidratada, e o vilão que mais se detaca é o ressecamento da pele, que atualmente é comum, e a principal causa e a falta de uma alimentação saudável, a idade avançada, o uso de buchas e sabonetes, o consumo de pouca água, o contato com água muito quente ao tomar banho, algumas doenças, etc.

 A ingestão de alimentos nos quais são fontes de vitaminas e minerais (verduras e frutas) são fundamentais para a manutenção e a saúde da pele, pois evitam o déficit de nutrientes e mantém a oleosidade da pele, protegendo as suas camadas. Assim como a alimentação, a ingestão de água é muito importante para a preservação da pele, pois ela ajuda a manter a sua elasticidade e maciez, evitando a descamação (SBD, 2017).

Outro fator que deve ser considerado, é a estação do ano e como isso afeta na pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, durante o inverno, ocorre a redução da temperatura e da umidade do ar, fazendo com que a pele tende a ficar mais seca (SBD, 2017).

 Um aliado à manutenção da pele são os cremes hidratantes, que possuem formas de atuação de diferentes maneiras na pele, como umectação, oclusão e hidratação ativa.

 A hidratação por umectação tem o potencial de absorver a umidade do ar (HILL, 2016), enquanto a hidratação por oclusão tem a capacidade de formar um revestimento que previne a perda de água transepidérmica da pele (MICHALUN; DINARDO, 2016).

 Já na hidratação ativa é a combinação dos umectantes e emolientes oclusivos, juntos são capazes de aumentar, e aprimorar a hidratação dos cosméticos (ALLEMAND; DEUSCHLE, 2018).

OBJETIVO

Desenvolver um um cosmético na função de hidratante corporal, seguidos passo a passo no que diz respeito aos parâmetros diretamente relacionados à mesma, focando nas etapas que envolvem a criação de uma formulação.


 MÉTODO

 A preparação do creme hidratante consiste em etapas sequenciais para que todas as matérias-primas sejam adicionadas corretamente e o creme fique homogêneo. O creme é dividido em duas fases, aquosa e oleosa, as quais foram preparadas isoladamente e, depois, misturadas.

TABELA 1: MATERIAL A SER UTILIZADO POR GRUPO

Quantidades

Materiais

02

Pipetas de 10 ml

05

Espátulas

05

Bastão de vidro

03

Beckers de 100 ml

03

Beckers de 250 ml

01

Pêra

01

Proveta 100 ml

01

Pipetas de Pasteur

TABELA 2: MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE USO GERAL (BANCADAS LATERAIS)

Formulação Quali-quantitativa – Condicionador Ultra Hidratante

FASE

MP

QUANTIDADE %

QUANTIDADE (G/ML)

A

Álcool Ceto Estearílico

6,0

6,6 g

A

Álcool ceto estearílico etoxilado

2,5

2,5 g

A

Óleo Mineral

1,0

1,1 ml

A

BHT

0,05

0,005 g

A

Propil parabeno (Nipazol)

0,1

0,11 g

B

Água deionizada

40,0

44 ml

B

EDTA

0,1

0,11 g

B

Metilparabeno (Nipagim)

0,2

0,22 g

C

Glicerina

1,5

1,65 g

C

Ext. glic. (?)

1,0

1,1 g

D

Água deionizada

1,0

52,3 ml

E

Fragrância

QS

15  gts

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (219.5 Kb)   docx (96.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com