TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Farmacologia

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

1) Faça um resumo com os conceitos importantes para a sua compreensão da Farmacologia.

Farmacologia é muito antiga, no entanto, foi reconhecida como ciência apenas por volta do século XIX, estando anteriormente ligada ao misticismo e até mesmo a bruxaria.

A farmacologia é a ciência que estuda a origem e as propriedades das substâncias químicas sobre os organismos vivos. Podendo essas substâncias, chamadas de drogas, terem efeitos benéficos ou tóxicos.

O campo abrange também a composição de medicamentos, propriedades, interações, toxicologia e efeitos desejáveis que possam ser usados no tratamento de doenças.

A farmacologia é divida em vários ramos: farmacodinâmica, farmacocinética, farmacologia pré-clínica, farmacologia clínica, farmacognosia, farmacoterapia, farmacotécnica, farmacoepidemiologia e farmacovigilância.

2) Explique o que é Farmacocinética?

Farmacocinética é o estudo do percurso (“caminho”) que os medicamentos ou drogas realizam pelo organismo dos seres vivos e toda ação que a droga sofre desde sua ingestão até ser eliminada do organismo. A farmacocinética é dividida em etapas: absorção, distribuição, biotransformação e excreção.

Absorção: a primeira etapa que vai desde a escolha da via de administração até a chegada da droga à corrente sanguínea.

Distribuição: etapa em que a droga é distribuída no corpo através da circulação.

Biotransformação: Fase onde a droga é transformada em um composto mais hidrossolúvel para a posterior excreção.

Excreção: Pela excreção, os compostos são removidos do organismo para o meio externo.

3) O que é Farmacodinâmica?

A Farmacodinâmica estuda os efeitos das drogas ou fármacos nos organismos, seus mecanismos de ação e a relação entre a dose do fármaco e efeito (Goodman & Gilman, 2005).

Resumindo estuda o efeito de uma determinada droga (ou fármaco) em seu tecido-alvo, ou simplesmente estuda como uma droga age no tecido-alvo. Podendo haver efeitos desejáveis e indesejáveis.

4) Como essas duas frentes da Farmacologia interagem entre si a partir da administração de um medicamento a um indivíduo?

Relações entre farmacocinética e farmacodinâmica. Na interação droga-organismo, farmacocinética estuda a ação do organismo sobre a droga, e, na farmacodinâmica, observa-se a ação da droga sobre o organismo. (adaptado a partir de Penildon, 2006).

A farmacocinética estuda o “caminho” da droga no organismo, enquanto a farmacodinâmica estuda os efeitos da droga durante esse “caminho” pelo organismo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/681/farmacologia-conceitos-basicos#!3

https://pt.wikipedia.org/wiki/Farmacocin%C3%A9tica

http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/12490/relacoes-entre-farmacocinetica-e-farmacodinamica#!2

SILVA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com