TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Farmácia hospitalar

Por:   •  14/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Católica de Pelotas

Curso de Farmácia

Disciplina de Farmácia Hospitalar

Profº Márcia Garcez

Visita a Farmácia do Hospital Universitário São Francisco de Paula

Fermina Francesca Alves Vargas

7° semestre

Pelotas, 05 de junho de 2017

Fermina Francesca Alves Vargas

Visita a Farmácia do Hospital Universitário São Francisco de Paula

Visita guiada por Marco Saleh Ribeiro, graduado em Farmácia pela Universidade Católica de Pelotas em 2011 e mestre em Saúde e Comportamento em 2015 pela mesma instituição. Atualmente é Farmacêutico Supervisor e Responsável Técnico da Farmácia Hospitalar do Hospital Universitário São Francisco de Paula.

Universidade Católica de Pelotas

Pelotas, 2017

A visita guiada pelo farmacêutico do Hospital Universitário São Francisco de Paula, Marco Saleh Ribeiro, na Farmácia do Hospital Universitário São Francisco de Paula, ocorreu no dia 22 de maio de 2017, no horário destinado a cadeira de Farmácia Hospitalar da Universidade Católica de Pelotas.  

O objetivo da visita é conhecer o local destinado a Farmácia no Hospital, tendo em vista que futuramente será um local onde faremos estagio.

A Farmácia se encontra localizada no térreo, com o planejamento da formação de farmácia satélites, criando uma central no térreo e pequenos poços de dispensação de medicação em outros andares. O espaço é dividido com o almoxarifado, onde são recebidos os suprimentos, faz-se o pedido, a contagem e recebimento dos suprimentos. Após o recebimento os suprimentos são colocados na zona de quarentena da zona de recebimento e a farmacêutica do almoxarifado checa com o pedido, o lote e faz a liberação da medicação. Todos os suprimentos do hospital chegam por este local. O farmacêutico de suprimentos faz contato com distribuidores e fornecedores (regularização) e o setor de compra faz a compra em si.

Na dispensação ocorre a separação da medicação de todo hospital. Os medicamentos padronizados, que atendem o perfil do hospital (nefrologia, infectologia, neurologia), ficam separados em estante com diversas divisórias. As medicações não padronizadas ficam separadas das padronizadas e só são dispensadas após a análise da receita pelo farmacêutico, após conversa com médicos. As medicações controladas ficam em um armário fechado a chave.

A separação é feita conforme a prescrição, após confecção da etiqueta do paciente e pela dispensação ser feitas por turnos, a medicação é dividida por horário e colocado em saquinhos. A enfermagem confere e deixa em caixas separados para cada paciente, no andar da enfermagem.

O grande estoque é separado do estoque para separação e reposto durante o dia, para facilitar a separação.

O controle dos antibióticos é feito com grande afinco, visando diminuir os casos de resistência antimicrobiana.

O local destinado ao material hospitalar é organizado por ordem alfabética, abrigando um estoque para 15 dias, se encontrando o material em caixas. Esse material também é fornecido pro PS, quando solicitado. O pedido de material hospitalar é feito pela unidade.

A área de manipulação é divida em preparo de sólidos, semi sólidos e líquidos. Tem-se um laboratório de controle de qualidade e fracionamento de formas liquidas como xaropes (doses de 10 mL são preparadas a partir de frascos de 120 mL). Etiquetagem e lote também são feitos nesse laboratório.

No laboratório de sólidos são feitas as capsulas e o laboratório das diluições de soluções orais (por ser o hospital amigo da criança há uma ala de pediatria, UTI pediátricas e UTI neonatal) e a transformação de formas solidas em formas liquidas (quando não há medicamento em forma de solução ou xarope). As capsulas são feitas em uma capela fechada com exaustão, diminuindo assim o risco para o operador, além de aumentar a higiene e a segurança para o preparo de outros medicamentos em salas próximas. No laboratório de formas semi-sólidas, são feitas algumas formulações de pomadas (pomada de assadura e cetoconazol) e o fracionamento de carvão ativado para pacientes com intoxicação ou ainda tentativa de suicídio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com