TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Assistência Farmacêutica na atenção primária

Por:   •  6/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 4

1. Qual é a importância da Assistência Farmacêutica na atenção primária?

A importância baseia-se na garantia da necessária segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos, além de promover o uso racional de medicamentos e o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais.

2. Quais são os macrocomponentes da Atenção Farmacêutica, comente um deles.

Dispensação Farmaceutica, Atendimento Farmaceutico, Seguimento Farmaceutico, Orientação Farmaceutica, Registro e Educação em Saúde.

Seguimento Farmaceutico: Local privativo onde o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do usuário relacionadas ao medicamento, de forma sistemática, continua e documentada, onde as conversas levam no mínimo 30 minutos, com o objetivo de melhorara a qualidade de vida do paciente.  

3. Cite três características de um profissional farmacêutico para ter uma boa relação terapêutica com o usuário.

Saber se comunicar (orientar e instruir sobre os usos dos medicamentos); Saber escutar; Manter o ambiente de trabalho físico adequado (limpeza, organização); Vestir-se e portar-se adequadamente.

4. Dona Tereza precisa tomar diclofenaco de potássio por uma semana, porém está com receio pois descobriu que o medicamento pode interagir com os seus medicamentos da pressão. Que orientações você daria neste caso? Que tipo de PRM é identificado nesta situação, por quê? 

Como o tratamento com o diclofenaco é a curto prazo e a interação com os medicamentos da pressão pode não gerar alterações clínicas significativas. Caso o tratamento fosse de maior tempo, poderia acarretar no aumento da pressão arterial e consequentemente troca da terapia para evita efeito indesejado. A orientação é seguir a prescrição médica e se houver algum sintoma ou aumento da pressão,  parar o diclofenaco e procurar o médico imediatamente.

PRM de segurança,  pois existe o risco de uma interação medicamentosa entre o diclofenaco e os anti-hipertensivos utilizados pelo usuário.

5. O que é comunicação? Dê um exemplo de pergunta aberta.

Transmissão ou troca de informações que implica no compartilhamento de significados entre quem está se comunicando. É uma habilidade essencial para o trabalho farmacêutico.

- como utiliza este medicamento?

6. “Carlos chegou à farmácia de manipulação e encontrou dificuldades para conversar com o farmacêutico. Havia um som ambiente que tocava uma música alta, além disso a farmácia estava cheia naquele horário, embora tenha encontrado lugar para sentar. O farmacêutico demonstrou expressões de preocupação com o horário, pois já estava próximo do meio-dia.” Aponte os ruídos que prejudicaram a conversa entre o farmacêutico e Seu Carlos nesta situação.

Ruídos relacionados ao emissor/receptor: Farmacêutico desinteressado, som alto (impossibilitando o ato de se comunicar), farmácia cheia (impossibilitando uma comunicação adequada e podendo levar ao constrangimento do paciente)

7. Um usuário está com diabetes tipo II e obesidade mórbida. Seu médico prescreveu 3 medicamentos, atividade física 5x na semana e uma dieta rigorosa. Chegou à farmácia da unidade básica e pediu sua ajuda, pois está muito desmotivado. O que você ofereceria de serviço farmacêutico unindo aos conceitos da clínica ampliada?

Orientar o usuário sobre a importância de realizar exercícios físicos frente a enfermidade que o mesmo apresenta, deixando claro que através do exercício os resultados da terapia seriam mais eficientes. Que ele pode iniciar uma a duas vezes por semana até conseguir cumprir 5x na semana,  com o tempo. Encaminha-lo à equipe para incluir num grupo de educação em saúde multiprofissional para motivá-lo (clínica ampliada).

Oferecer serviços a saúde, como seguimento ou orientação farmacêutica visto que ele possui uma doença crônica e precisa de encorajamento para seguir o tratamento.

8. Marque V ou F, justificando as falsas:

(v ) Usuário utiliza dois medicamentos para controle do diabetes porém sua glicemia permanece alta, mesmo com todos os cuidados, o que caracteriza um PRM de efetividade.

(f ) “Você está tomando seus medicamentos só com água?” é um tipo de pergunta aberta.

Indutora

(v ) A escuta ativa é importante para facilitar que o outro se expresse, devendo-se anotar o menos possível.

(F) A atenção básica à saúde caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com