TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E AVALIAÇÃO DO RÓTULO DE XAMPUS COM APELO ANTIQUEDA

Por:   •  30/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.020 Palavras (9 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 9

ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E AVALIAÇÃO DO RÓTULO DE XAMPUS COM APELO ANTIQUEDA

Adriane Aparecida Ribeiro (1); Alynne Amaral Andrade (1); Camilla Christine Marques (1); Dagilsa de Brito Ferreira (1); Franciele Cristina Moreira (1); Nathalia Filardi Tafuri (2).

(1) Graduando em Farmácia do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. adrianeribeiro_2011@hotmail.com; alynneamaral@outlook.com; camillamarques19@hotmail.com; dag-ilsa@hotmail.com; francielecristina94@hotmail.com.

(2) Professor do curso de Farmácia do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM.

INTRODUÇÃO

A alopecia é um tipo de doença caracterizada pela queda ou perda prematura do cabelo sem que se produza uma renovação do mesmo. Pode estar associada a diversos fatores, como: estados febris e infecções, predisposição genética, problemas hormonais, o uso de determinados produtos químicos, alterações emocionais, pós-parto, e regime ou privação alimentar. Este problema dermatológico atinge frequentemente homens e, mais raramente, as mulheres. Os principais tipos de alopecia são a alopecia androgenética(AAG) e a alopecia areata (AA) (SCACHETI, 2010 et al.).

A alopecia androgenética também conhecida como alopecia hereditária, é uma doença que apresenta evolução crônica e gradativa, produzida pela ação de andrógenos circulantes. Em indivíduos geneticamente predispostos, pode ocorrer por influência hormonal, uma gradual e progressiva miniaturização dos folículos terminais em determinadas áreas do couro cabeludo. Essa doença pode aparecer no início da vida adulta ocasionando a perda e o afinamento progressivo dos cabelos. A característica essencial da AAG consiste no afinamento lento e gradual dos cabelos nas regiões acometidas (STEINER, 2013).

Já a alopecia areata é uma afecção crônica dos folículos pilosos e das unhas, de causa desconhecida. É caracterizada pela queda dos cabelos por interrupção de sua síntese, sem que ocorra destruição ou atrofia dos folículos, motivo pelo qual pode ser reversível. A lesão característica da AA é uma placa alopécica lisa com coloração da pele normal atingindo o couro cabeludo ou qualquer área pilosa do corpo. Nas fases agudas as lesões podem ser levemente eritematosas e edematosas (RIVITTI, 2005).

O tratamento é individualizado para cada tipo de alopecia e, ainda, deve avaliar as características individuais de cada paciente, como sexo, idade e tempo de evolução da doença. O tratamento pode ser tópico ou sistêmico (STEINER, 2013). Uma opção de tratamento tópico é o uso de xampus com concentração de 2 a 5% de minoxidil.  O uso do xampu contendo minoxidil aumenta o tempo de evolução da doença e promove um leve crescimento de cabelos. A formulação tópica de minoxidil pode levar a uma diminuição na queda de cabelo, mas não pode inibir o processo biológico. Quando o tratamento é interrompido a queda de cabelo reinicia e, em cerca de seis meses, sem a medicação, o paciente retorna ao estado inicial. Além disso, os primeiros resultados só são observados a partir da décima segunda semana de uso do xampu (BRENNER, 2009).  

No entanto, o uso de xampus com apelo antiqueda comumente encontrados no mercado não mostram eficácia no tratamento da alopecia, pois além de permanecer pouco tempo em contato com o couro cabeludo, estes xampus são para o tratamento da queda de cabelo associada à caspa e à quebra dos fios e, portanto não podem tratar a queda de cabelo de causa hereditária (HEAD & SHOULDERS, 2015).  

Considerando o uso disseminado dos xampus com apelo antiqueda e a importância da qualidade desses produtos de acordo com a legislação pertinente, o objetivo deste trabalho foi verificar a adequação dos rótulos e realizar análises físico-químicas de alguns xampus com apelo antiqueda existentes no mercado.

METODOLOGIA

Amostras

Foram selecionadas 3 amostras de xampus antiqueda (formulação 1, formulação 2 e formulação 3) disponíveis para comercialização na Farmácia Universitária do Centro Universitário de Patos de Minas, no município de Patos de Minas, MG. Essas amostras foram avaliadas em relação a algumas características físico-químicas e rotulagem.  

Análise dos dizeres de rotulagem

A avaliação dos dizeres dos rótulos dos xampus antiqueda foi baseada nos parâmetros estabelecidos pela resolução RDC n° 211, de 14 de julho de 2005, que estabelece a definição e a classificação de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

Avaliação das características organolépticas

As amostras foram avaliadas visualmente em relação à cor, odor e aspecto nos tempos 0, 7 e 14 dias, e classificadas em: normal, sem alteração; levemente modificada; modificada e intensamente modificada (CUNHA, SILVA e CHORILLI, 2009). As amostras foram mantidas em geladeira (2-8°C), temperatura ambiente (15-30°C) e estufa (38-40°C).

Determinação do pH

O pH foi avaliado semanalmente, nos tempos 0, 7 e 14 dias, nas amostras mantidas em geladeira (2-8°C), temperatura ambiente (15-30°C) e estufa (38-40°C). Inicialmente pesou-se 1 g da amostra e diluiu em 10 mL de água destilada. Em seguida a solução foi avaliada em pHmêtro, de forma a determinar o pH da formulação (Farmacopeia Brasileira, 2010). A medida foi feita em triplicata a cada semana.

Determinação da viscosidade

A viscosidade foi determinada utilizando o viscosímetro rotacional Brookfield-Visco Basic Plus/ Fungilab. As amostras foram mantidas em geladeira (2-8°C), temperatura ambiente (15-30°C) e estufa (38-40°C) e semanalmente, durante 14 dias, a viscosidade foi determinada em triplicata, utilizando o spindle R4, em rotação alta (High) a 100 rpm.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Análise da rotulagem dos xampus

Analisando a resolução RDC n° 211, de 14 de julho de 2005, que estabelece a definição e a classificação de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, conforme anexo IV que determina o regulamento técnico sobre rotulagem obrigatória geral para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, verificou-se que os rótulos dos xampus com apelo antiqueda analisados estão em conformidade com a legislação vigente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (187.3 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com