TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA DE FILTRO DE BARRO DA CIDADE DE TRÊS MARIAS – MG

Por:   •  20/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.479 Palavras (18 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM[pic 1]

CURSO DE FARMÁCIA – 2° PERÍODO

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR II

PROF (a). MS: NÁDIA CAMILA RODRIGUES COSTA CAIXETA

ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA DE FILTRO DE BARRO DA CIDADE DE TRÊS MARIAS – MG

PATOS DE MINAS

2017

AMANDA LARA MAGALHÃES VIEIRA[pic 2]

ELIANE FRANCISCA ROSA GRAHAL

JOHNATHAN CÉSAR FERREIRA TELES

MÁRCIO JÚNIOR COSTA MAGALHÃES

MATHAUS PEREIRA PASSOS

ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA DE FILTRO DE BARRO DA CIDADE DE TRÊS MARIAS - MG

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina Projeto Integrador II do 2° Período do curso de Farmácia do Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação da Professora Me. Nádia Camila Rodrigues Costa Caixeta e coorientação da Professora Maria Rejane Borges de Araújo.

PATOS DE MINAS

2017

SUMÁRIO[pic 3][pic 4]

        

1 INTRODUÇÃO        3

2 JUSTIFICATIVA        5

3 OBJETIVOS        6

3.1 OBJETIVO GERAL        6

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

4 REFERENCIAL TEÓRICO        7

4.1 A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA        7

4.1.1 Lei do Abastecimento de água potável        7

4.2 ÁGUA DE FILTRO DE BARRO        8

4.2.1 A sua origem e evolução        8

4.3 VERIFICAÇÃO DE QUALIDADE DA ÁGUA        9

4.3.1 Análise Físico-química        9

4.3.2 Análise Microbiológica        10

5 METODOLOGIA        12

5.1 DELINEAMENTO DO ESTUDO        12

5.2 LOCAL DE ESTUDO        12

5.3 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS        12

5.3.1 Teste Microbiológico        12

5.3.2 Teste Físico-químico        13

5.4 ANÁLISE MICROBIOLÓGICA        13

5.4.1 Coleta da amostra        13

5.4.2 Testes Microbiológicos        13

5.5 ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA        14

5.6 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS        15

6 RESULTADOS E DISCUSSÃO        16

7 CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIAS        19

APÊNDICE A        21


1 INTRODUÇÃO

A água é de suma importância para a vida de todas as espécies. A ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para preservar a saúde, auxiliar na prevenção das doenças e proteção do organismo. Além disso, são os rios que nos fornecem grande parte da água que consumimos e usamos para produzir nossos alimentos, de que necessitamos para nossa higiene e que utilizamos para irrigar o solo das áreas agrícolas. (REISNER, 2015).

Durante muitos anos pensava-se na água como um recurso inesgotável, mas hoje sabe-se que a água tem se tornado um bem cada vez mais escasso. Situações de escassez de água, como a vivenciada de forma generalizada em várias regiões hidrográficas do Brasil em 2014, demonstram a necessidade de revisão de políticas públicas que regulam o uso intensivo da água na produção econômica sem levar em conta os limites dos recursos hídricos, bem como revelam a urgência de programas e campanhas de conscientização do uso racional da água pela população e pelos demais setores usuários. (LIMA et al. , 2016).

Apesar da crise hídrica no ano de 2014, no contexto de distribuição de recursos hídricos, o Brasil é destacado como um dos países mais ricos nesse tipo de recurso próprio para consumo humano, a chamada água potável, que é a água destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, devendo atender ao padrão de potabilidade vigente e não oferecer riscos à saúde. (BRASIL, 2011).

No entanto apesar de o Brasil ser um destaque em quantidade de água potável, muitas vezes perde-se em qualidade, pois a ausência de serviços de saneamento tem provocado precárias condições de saúde para uma parte significativa da população brasileira, que sofre com a incidência de doenças, especialmente as de veiculação hídrica e a chamada DTA (Doença Transmitida por Alimentos) que nada mais é do que uma síndrome que pode gerar anorexia, náuseas, vômitos, diarreia e presença ou não de febre e que está relacionada à ingestão de água ou alimentos contaminados por diferentes agentes, o que influenciará nos sinais ou sintomas apresentados pelo hospedeiro. (BRASIL, 2016).

Dada à devida importância a qualidade da água, e a necessidade de termos uma água própria para consumo, torna-se necessário a realização de análises. Por meio dessas análises são medidas suas impurezas e identificadas pelos parâmetros de qualidade das águas. Através da Portaria 2914 do Ministério da Saúde são obtidas informações referentes aos valores máximos permitidos para a avaliação da qualidade da água para fins de potabilidade, os quais garantem o seu consumo sem comprometer a saúde da população. (REISNER, 2015).

Além disso, a Portaria MS n.º 518/2004 estabelece, as responsabilidades por parte de quem produz a água, no caso, os sistemas de abastecimento de água e de soluções alternativas, a quem cabe o exercício de “controle de qualidade da água” e das autoridades sanitárias das diversas instâncias de governo, a quem cabe a missão de “vigilância da qualidade da água para consumo humano”. Também ressalta a responsabilidade dos órgãos de controle ambiental no que se refere ao monitoramento e ao controle das águas brutas de acordo com os mais diversos usos, incluindo o de fonte de abastecimento de água destinada ao consumo humano. (BRASIL, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (325.2 Kb)   docx (713.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com