TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DOENÇAS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO E DIGESTÓRIO

Por:   •  8/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

BACHAREL EM FARMÁCIA

THAMIRES MARTINS SANTOS

DOENÇAS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO E DIGESTÓRIO

Pneumonia e Colite

IGUATU

2020

Introdução

   O presente trabalho é sobre duas doenças, sendo uma do trato respiratório e uma do trato digestivo, mas especificamente, sobre pneumonia bacteriana que atinge os alvéolos pulmonares e colite que é uma inflamação no intestino grosso (cólon).

   Vamos entender um pouco sobre o sistema respiratório, ele é responsável pelas trocas gasosas e oxigenação do sangue eliminando dióxido de carbono do corpo. O mesmo é composto por cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, um par de pulmões que protegem os alvéolos pulmonares e por fim o diafragma.

   É nos alvéolos pulmonares, que ocorre a inflamação e infecção dos mesmos, que quando não tratada adequadamente ou por outros fatores se transforma em pneumonia bacteriana.

   Outra doença que vamos discursar é a colite, que se dar em um órgão do sistema digestivo. Esse sistema é formado por um grupo por órgãos, (desde a boca até o reto) que tem funções especificas, com a ingestão e deglutição de alimentos, absorção de nutrientes e dentro do nosso organismo também acorrem vários processos químicos que vão auxiliam essas absorções.

   É no cólon que acontece a ultima parte do processo digestivo, a partir daí vem a excreção do que não é mais útil para nosso organismo. É no mesmo que ocorre a colite, uma inflamação que pode ser causada por vários fatores externos e internos, alguns ainda inexplicáveis.

   A metodologia utilizada para conclusão desse trabalho, foi uma pesquisa sobre os assuntos a cima, na internet e bibliográficos, de modo que com minhas palavras e conhecimento adquiridos na pesquisa complementei o trabalho e o conclui.

Pneumonia bacteriana

   A pneumonia é uma doença do trato respiratório, onde ocorre uma inflamação e infecção dos alvéolos. Ela é provocada pela penetração de um agente infeccioso ou irritante no mesmo (vírus, fungos, bactérias ou reação alérgica). Sendo assim, a pneumonia bacteriana, como o nome mesmo já diz é uma infecção causada por bactérias, que podem ser aspiradas ou ter um desequilíbrio da flor natural do organismo.

   Sua manifestação se inicia com tosse seca ou com secreção(catarro), febre alta, dificuldade para respirar e dor no peito/tórax, quando agravado apresenta demais sintomas como náusea, vomito, fadiga e mal estar.

   Existem fatores, que aumentam o risco de contrair ou diminuir eficácia do tratamento como, fumo, ar condicionado, álcool, resfriado mal curado, mudanças de temperatura e baixa na imunidade.

   Os sintomas citados isoladamente não são suficientes para diagnosticar a doença, sendo assim necessário exames complementares como raio x de tórax, hemograma completo, oximetria, exame do fluido pulmonar(catarro) e histórico médico.

   Com o diagnostico confirmado com presença de bactéria seu tratamento se inicia com antibióticos, repouso e as vezes sendo necessário fisioterapia respiratória. Os medicamentos mais usados são: amoxicilina, azitromicina, levofloxacino, claritomicina e fluidificante como acetilcisteína.

   Em casos de agravantes pode também ser necessário a internação hospitalar para uso de medicamentos via intravenosa e administração de oxigênio.

Colite

   A colite é basicamente uma inflamação no intestino grosso. Ela ainda não tem uma justifica especifica, mas pode ser causada por má alimentação, distúrbios emocionais como o estresse do dia a dia, quantos questões genéticas e imunológicas.

   Existe algumas variações, infecciosa que pode ser por vírus, bactérias ou parasitas, ulcerativa que é uma condição inespecífica, que atinge a mucosa de revestimento do intestino grosso, provocando lesões e agravando o quadro da doença, isquêmico causado pela deficiência do fluxo sanguíneo e essa falta de circulação pode se dar através de outro problemas de saúde como aterosclerose, vasculite, diabetes, câncer do cólon, hérnia, entre outras complicações, pseudomembranosa que é causada por uma bactéria (clostridium difficile), que lesiona o cólon e causa diarreia e placas esbranquiçadas que são as pseudomebranas, temos também as inflamações denominadas como idiopáticas, que são as que não se sabe ao certo sua causa.

   Outra característica da colite é que ela pode ser crônica (dura mais de 4 semanas) ou aguda (dura uma semana ou mais), que é diretamente relacionada no tempo de duração, do inicio ate o fim do tratamento.

   A mesma, se manifesta de forma variada, dependendo do seu tipo e grau. Os sintomas mais comuns são dilatação do abdomes, dor constante ou recorrente, diarreia, fezes com sangue e/ou secreção (pus), gases, desidratação e outros sintomas extraintestinais.

   Seu diagnóstico é feito através de exames laboratoriais que são de sangue e fezes, analise do histórico medico, exames de imagem (raio x, colonoscopia, tomografia e ressonância).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com