TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS VIAS DE ADMINISTRAÇÃO FARMACOTÉCNICA

Por:   •  4/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Beatriz Souza Afonso RA:3559

1. Analise a RDC 67/07, anexo 1: considerações gerais, e responda as perguntas abaixo:

a) a farmácia de manipulação pode terceirizar as análises de controle de qualidade?

R: Sim, na RDC 67/07 consta previsto que a farmácia de manipulação poderá terceirizar algumas análises de controle de qualidade por meio de contrato entre as empresas, devendo ser definidos os métodos de análises utilizados.

b) as farmácias que mantém filiais podem permitir que as filiais funcionem exclusivamente como posto de coleta de receitas?

R: Não são permitidas filiais ou postos exclusivamente para coleta de receitas, porém a farmácia pode centralizar a manipulação de determinados grupos de atividades em sua matriz ou em qualquer de suas filiais, desde que cumpra às exigências legais. E as farmácias que mantêm filiais devem ter laboratórios de manipulação funcionando em todas elas.

c) uma farmácia de manipulação pode ser contratada para manipular fórmulas requeridas em ambiente hospitalar?

R: Todas as farmácias que realizam qualquer atividade voltada para manipulação, devem seguir os requisitos da RDC 67, inclusive unidades hospitalares que podem manipular ou fracionar medicamentos. Quando o medicamento é manipulado em unidade hospitalar, esses medicamentos devem ser utilizados somente para o atendimento de pacientes que estão no interior do hospital.

d) as farmácias podem transformar uma especialidade farmacêutica?

R: A farmácia pode transformar especialidade farmacêutica, quando ocorre a indisponibilidade da matéria prima no mercado e a ausência da especialidade na dose e concentração e ou forma farmacêutica compatíveis com as condições clínicas do paciente, de forma a apropria-la para prescrição. Esse procedimento deve ser realizado somente quando seja justificado tecnicamente ou com base em
literatura científica.

2. De acordo com as definições presentes na RDC 67/07, diferencie assistência

farmacêutica de atenção farmacêutica.

R: Assistência farmacêutica: é um conjunto de ações e serviços relacionadas ao medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. O profissional atua em todas as etapas, que abrangem a pesquisa de novos fármacos até a chegada para os usuários. Dentro das ações farmacêuticas estão, o desenvolvimento do fármaco, conservação, controle de qualidade, eficácia terapêutica, segurança, acompanhamento e avaliação da sua utilização, a obtenção e difusão das informações sobre o medicamento, é importante também a atualização dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para garantir o uso racional de medicamentos.

Atenção farmacêutica: é um conjunto de ações realizadas por farmacêuticos para orientar e acompanhar o paciente quanto ao uso adequado dos medicamentos. Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co-responsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades bio-psico-sociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com