TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Gestão Hospitalar

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 7

UNOPAR- UNIVERSIDADE NORTE DO PARA

ANÁLISE E COMPARAÇÃO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL

GESTÃO ORGANIZACIONAL

CAMPINAS – SÃO PAULO

2017


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo principal, identificar alguns aspectos de gestão organizacional de duas instituições que atuam na área da saúde na cidade de Campinas- SP, coletando dados sobre os modelos de gestão organizacional adotado pelas instituições e verificando se existe eficiência no código de ética dessas instituições, relatando como funciona a estrutura organizacional, níveis de hierarquia, etc.

Caracterização da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (FUNCAMP)

Razão Social: Fundação de Desenvolvimento da Unicamp
Município de Localização: Campinas/SP
Ramo de Atividade: Saúde/Hospitalar
Número de Funcionários: Aproximadamente 4500 funcionários
Entrevistado: Wellington Hisatugo

PRINCÍPIOS ÉTICOS

  • Responsabilidade Social
  • Qualidade nos serviços prestados
  • Ética e integridade
  • Transparência
  • Satisfação dos cooperados e clientes

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

[pic 1]

FARMACIA

Para um bom funcionamento a farmácia do hospital conta com as habilidades de seus funcionários e busca pela excelência constante. Os funcionários precisam ser habilidosos, ágeis, atentos e principalmente cuidadosos. Falando exclusivamente da farmácia do centro cirúrgico (farmácia satélite) o sistema adotado para a organização ocorre da seguinte forma:

Todos os dias chega uma escala com todas as cirurgias eletivas marcadas, para que seja feita a separação dos kits cirúrgicos, quando a sala cirúrgica está  pronta um técnico de enfermagem passa para fazer o recolhimento desse kit. Quando se trata de uma cirurgia de urgência o pedido vem  da enfermaria ou do pronto socorro avisando a farmácia qual a especialidade da cirurgia, para que a farmácia possa separar os materiais  necessários com agilidade e rapidez para que a sala cirúrgica possa ser montada.

Além das cirurgias eletivas e de urgência e emergência o hospital conta com o serviço de transplante de órgãos, nesse caso o setor OPO entra em contato com a farmácia avisando que terá uma captação de órgãos, onde é informado os dados do doador , quais os líquidos de preservação que serão levados, cidade e o horário que sairá a captação para que farmácia possa preparar os matérias  necessários para que o residente possa sair para fazer a captação, quando o transplante é feito no próprio hospital é separado os matérias específicos para que possa ser realizado o transplante.

ECONOMIA

Todo controle financeiro é feito através de investimentos de seus colaboradores.  Os recursos do hospital pertencem ao mercado de monopólio ex: SUS e são utilizados também para outros investimentos como a universidade UNICAMP, que foi criada sem fins lucrativos para o aprimoramento do conhecimento e preparação de novos profissionais da saúde e de outras áreas profissionais. Além de patrocinar com recursos próprios com responsabilidade social com investimentos em projetos sociais, ambientais e culturais.

GESTÃO DE PESSOAS

A Fundação de Desenvolvimento da Unicamp- Funcamp tem como objetivo  o gerenciamento de convênio onde a tua, como interveniente em convênios celebrados entre a Unicamp e Instituições Públicas e Privadas, sendo responsável pela gestão e administração e financeira dos recursos bem como as  demais atividades necessárias bem como:

A contratação de serviços de pessoal necessários para a execução de convênios sendo esses:

Produções de Refeições e Serviços de Copa: Responsável por produzir a alimentação da universidade como seus alunos docentes funcionários e seus convidados os refeitórios administrativos do Hospital das Clinicas e do DEDIC (Divisão de Educação Infantil e Complementar).

Serviços de Segurança e Portaria: Responsável pela segurança do Campus e do Hospital das Clinicas e controlando a entrada de quem entra e sai da universidade.

Serviço Administrativo: Sendo eles Serviço de Almoxarifados (responsável pelo recebimento de todos os materiais usados na instituição e distribuindo para os almoxarifados satélites).

Serviços de Enfermagem: Sendo Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem que atuam no atendimento direto ao cliente que visa um  melhor atendimento para quem precisa de atendimento especializado.

Serviços de Farmácia: Sendo Farmacêutico e Técnico de Farmácia que atuam no atendimento indireto ao cliente tendo todos os critérios para que os medicamentos sejam entregues de forma correta aos clientes

Caracterização da Casa de Saúde de Campinas

Razão Social: Casa de Saúde de Campinas
Município de Localização: Campinas/SP
Ramo de Atividade: Saúde/Hospitalar
Número de Funcionários: Aproximadamente 600 funcionários
Entrevistado: Katia Pereira ( Farmacêutica )

PRINCÍPIOS ÉTICOS

A Casa de Saúde tem a missão de prestar atendimento médico-hospitalar com excelência aos seus investidores e seus clientes promovendo a satisfação a ambos respeitando e mantendo um relacionamento humanizado com seus funcionários, baseado nas praticas de melhoria e de qualidade contínua de seus serviços. Possui um código de ética eficaz respeitando sempre seus clientes, visando sempre continuar prestando assistência de qualidade, em todos os níveis de atenção aos sócios e clientes e seus investidores da competência de seus profissionais e aumentando seu suporte tecnológico para disseminação das informações e isso faz com que a Casa de Saúde se torne uma instituição estável na área de saúde.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

[pic 2]

FARMACIA

A farmácia da Casa de Saúde de Campinas é dividida entre a dispensação o CAF a sala de manipulação e a sala do farmacêutico. Na parte da dispensação tem o atendimento no balcão para técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos onde eles levam a prescrição médica fazendo a solicitação de todos os medicamentos e matérias que o  paciente ira utilizar em 24 horas, a prescrição é dividida em três períodos: manha, tarde e noite. O técnico de farmácia faz a separação das fitas e entrega nas enfermarias. Também é feito o abastecimento de matérias como, por exemplo, soros, equipo gases, medicamentos  e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (299.6 Kb)   docx (563.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com