TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE BACHARELADO EM FARMACIA

Por:   •  29/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA-FCV

CURSO DE BACHARELADO EM FARMACIA

DANIELLE SOUZA COSTA

ISABEL RIBEIRO MACEDO

Trabalho integrado complementar à avaliação somativa ao Curso de Farmácia na Faculdade Ciências da Vida, como requisito parcial à obtenção de pontos.

Professora: Francielda Queiroz Oliveira

Sete Lagoas – MG

Abril de 202

Farmácia Homeopática Sete Fórmulas

Endereço: Rua Teófilo Otoni; n°100

Bairro: Centro

Cidade: Sete Lagoas

Situado em uma região hospitalar onde possui grande acesso e circulação de pessoas.

Missão: Prestar serviços de saúde como farmácia homeopática, com o objetivo de suprir as necessidades e atender as expectativas referentes ao bem-estar e cuidado do paciente satisfazer as necessidades dos nossos clientes em relação à qualidade das fórmulas manipuladas, cumprindo as normas aplicáveis às farmácias de manipulação, com o atendimento de forma diferenciada e ética.

Visão: Se tornar referência como farmácia homeopática na cidade de sete lagoas, com base nos serviços realizados como a manipulação de medicamentos homeopáticos.

Valores: Transparência, segurança e qualidade nos serviços oferecidos, satisfação de cliente e aperfeiçoamento contínuo dos profissionais que trabalham na farmácia sempre mantendo o melhor resultado. 

INTRODUÇÃO

A Homeopatia é uma terapia fundamentada no princípio da similitude, explicado pela teoria que a cura decorre da reação secundária do organismo à substância farmacológica, o chamado efeito rebote, num esforço para manter a homeostase (MORAIS, 2002).

 Em termos gerais, seus principais aspectos incluem o repertório doutrinário de inspiração vitalista, o processo diagnóstico centrado no enfermo – e não na doença – e a existência de uma abordagem terapêutica lídima, baseada na lei dos semelhantes – Similia Similibus Curentur (Eizayaga, 1992; Heinze, 1996).

A Farmácia Homeopática é um estabelecimento de saúde, que comercializa medicamentos homeopáticos. Os farmacêuticos responsáveis técnicos pelas farmácias homeopáticas ou farmácias que tenham laboratórios específicos para preparação de medicamentos homeopáticos, necessitam de aprimoramento técnico em homeopatia, como uma especialização ou comprovação de ter cursado a disciplina de homeopatia na graduação em farmácia, para assumir sua responsabilidade perante os órgãos de classe.

Portanto, de acordo com a legislação em vigor, os Conselhos Regionais de Farmácia (CRF) consideram habilitado a assumir a responsabilidade técnica de farmácia ou laboratório industrial homeopático o farmacêutico que comprovar uma das seguintes qualificações:

I - ter cursado a disciplina de homeopatia com, no mínimo, sessenta horas, no curso de graduação de farmácia, complementada com estágio em manipulação e dispensação de medicamentos homeopáticos de, no mínimo, duzentas e quarenta horas, na própria IES, em farmácias que manipulem medicamentos homeopáticos ou em laboratórios industriais de medicamentos homeopáticos conveniados a instituições de ensino;

II- Possuir título de especialista ou curso de especialização em farmácia homeopática que atenda às resoluções pertinentes do CFF, em vigor.

III- Comprovar o exercício da responsabilidade técnica em estabelecimentos farmacêuticos que preparam medicamentos homeopáticos, tendo obtido a comprovação até a data da publicação da resolução n.319, de 30 de outubro de 1997.

Nosso trabalho tem como objetivo realizar uma revisão na bibliografia a respeito da abertura de uma farmácia homeopática, além de apresentar uma proposta de farmácia homeopática.

METODOLOGIA

 A Metodologia utilizada neste estudo foi uma revisão de literatura em sítios consagrados como Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde que visou um conhecimento sobre o assunto, incluindo conceito e práticas pertinentes ao exercício do Farmacêutico no âmbito da Farmácia homeopática, além de verificar a importância do profissional farmacêutico na promoção da saúde.

RESULTADOS

As atribuições privativas dos farmacêuticos especializados em tal área foram regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio da Resolução n° 601, de 26 de setembro de 2014. Algumas das funções do farmacêutico na Homeopatia são: o assessoramento e a responsabilidade técnica na indústria farmacêutica, nas farmácias comunitárias e magistrais, no serviço público e privado, onde são desenvolvidas atividades relacionadas à homeopatia. Além da manipulação e a dispensação de medicamentos homeopáticos e a elaboração de laudos técnicos. Ou ainda, a realização de perícias técnico-legais relacionados a estabelecimentos, serviços e produtos homeopáticos. Dentre diversas atribuições do farmacêutico, a atuação na Farmácia Homeopática costuma ser alvo de grandes elogios. Este desenvolve o seu papel na Homeopatia através do seu saber sobre as doenças, dos recursos farmacotécnicos, fármacos, da garantia da qualidade, entre outros conhecimentos. Desta forma, este profissional se apresenta apto para elaborar e propor soluções em medicamentos ajustados às necessidades individuais dos pacientes. Estas são detectadas por profissionais de saúde habilitados a prescreverem formulações para tratamentos personalizados, oferecendo o medicamento e toda atenção farmacêutica de forma individualizada para cada paciente. E assim, esclarecendo dúvidas e ressaltando o uso racional, cuidado e importância da prescrição. A norma também prevê como atribuição dos farmacêuticos homeopatas as atividades afins, ainda que não privativas ou exclusivas. Entre estas estão, por exemplo, a participação no desenvolvimento de sistemas de informação, farmacovigilância, estudos de utilização e elaboração de bancos de dados de medicamentos homeopáticos e a participação, em todos os níveis, do processo de organização e estruturação dos serviços de assistência farmacêutica, referentes à farmácia homeopática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com