TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio de Observação do Curso de Farmácia

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.529 Palavras (11 Páginas)  •  2.014 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FAED-FACULDADE EDUCACIONAL DE DOIS VIZINHOS

EMANUELE RAUBER

Relatório de Estágio de Observação do Curso de Farmácia

2º Período

     Dois Vizinhos- PR

2016

EMANUELE RAUBER

ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Orientador: Leticia de Cassia Tavares Thiesen

DOIS VIZINHOS-PR

2016

Sumário

INTRODUÇÃO        4

1.1        Objetivo        4

2.        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.        5

2.1        Dispensação de Medicamentos.        5

2.2     Recebimento e Armazenamento de medicamentos.        6

2.2        Distribuição para outros postos de saúde.        8

2.3        Controle de prazos de Validade        9

2.4        Licitação        9

3.        CEAF        10

3.1 Programas Especiais        10

CONCLUSÃO        13


INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio em farmácia pública Realizou-se no dia 07de novembro á 21 de novembro nos seguintes dias da semana de segunda-feira à sexta-feira no horário de 8h00min á 11h00min e á tarde 13h30min à 16h30min, sendo assim obedecendo a carga horária de 60 horas proposto pela instituição de ensino, o qual se insere obrigatoriamente na grade curricular do 2º período do curso de farmáciateve como finalidade acompanhar o papel do farmacêutico relacionado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os principais objetivos foram relacionados à importância do profissional farmacêutico atuante no SUS, desde o gerenciamento da compra de medicamentos até o contato final com os usuários durante a dispensação.

  O Estágio Observatório Supervisionado, desenvolveu-se na Farmácia Básica SUS (posto central), no município de Chopinzinho-Pr. Supervisionado pela Farmacêutica responsável Grazzielle Matte Dossena, CRF: 13-580.

A farmácia básica atende pacientes do município de chopinzinho e demais postos de saúde cerca de dez, dentre  esses bairros e comunidades, vinculados ao posto de saúde central. Os medicamentos dispensados incluem aqueles da Portaria 344/98 (substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial) e medicamentos básicos de uso restrito.

Para ter acesso aos medicamentos, os usuários devem possuir cartão SUS e apresentarem receituário médico ou odontológico emitidos nos serviços de saúde sob gestão da Secretaria Municipal da Saúde ou conveniados a esta.

  1. Objetivo

O estágio de observação teve como objetivo:

  • Ter contato direto com o farmacêutico e observar o atendimento com seus pacientes;
  • Observar os medicamentos quanto a sua forma de administração;
  • Obter maior conhecimento sobre a área;
  • Observar sobre as atividades relacionadas à assistência farmacêutica em Saúde Pública;

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.

O estágio tem como principal objetivo, fazer com que os acadêmicos acompanhem o farmacêutico em seu dia de trabalho normal, observando seu atendimento, suas funções, entre outros.

No momento no estágio pode-se acompanhar principalmente o atendimento no momento da dispensação, onde se percebeu o quão é importante à assistência farmacêutica para o atendimento e orientação dos pacientes, promovendo um uso seguro e racional do medicamento.

A assistência farmacêutica está incluída no campo de atuação do SUS como parte da assistência terapêutica integral. Assim, o planejamento da assistência farmacêutica deve ser elaborado em consonância com a política de saúde, visando a redução de riscos e o estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde (BRASIL, 1990b).

A Assistência Farmacêutica no SUS (Sistema Único de Saúde) é de extrema importância, sendo obrigatório o uso Rename- Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, que apresenta um conjunto de diretrizes para alcançar estes objetivos que deve atender às necessidades de saúde prioritárias da população, a reorientação da assistência farmacêutica, a promoção do uso racional de medicamentos e a organização das atividades de Vigilância Sanitária de medicamentos.

  1.  Dispensação de Medicamentos.

O farmacêutico ao dispensar um medicamento deve assegurar o seu uso correto, informando em linguagem simples e compreensível para que fique devidamente esclarecido. E assegurar que o utente receba o medicamento certo, na dose prescrita, na quantidade adequada, posologia, tempo de tratamento, entre outros. Além da informação oral, registra-se numa etiqueta e cola na embalagem a informação necessária à utilização do medicamento.

O processo da dispensação de uma forma geral segue as seguintes etapas:

  • Atendimento e recebimento da prescrição.
  • Validação da prescrição.
  • Checagem da receita com o medicamento a ser dispensado.
  • Anotações necessárias ao processo de informação.
  • Comunicação com o usuário, fornecendo informações pertinentes ao uso adequado dos medicamentos.
  • Entrega do medicamento com data de entrega e carimbo.
  • Registro do atendimento.

Durante a verificação e avaliação dessa prescrição, se ocorrer alguma irregularidade com a medicação, o prescritor deve ser contatado para resolução do problema, além de atentar para a validade desse tipo de prescrição.

Após a dispensação, em seguida é feito a baixa do medicamento no sistema interno de controle dos medicamentos que automaticamente faz a retirada do estoque.

2.2     Recebimento e Armazenamento de medicamentos.

     O recebimento de medicamentos é feito no almoxarifado, é momento de conferir o material quanto à quantidade e periodicidade, lote, validade, itens danificados documentação; identificação de problemas, entre outros, em seguida registrar a entrada dos medicamentos num sistema de controle interno, incluir neste sistema os lotes e respectivos prazos de validade, avaliar a entrega do fornecedor, logo após é feito um cadastro para dar entrada em todos os recebidos, depois de concluída a verificação, havendo conformidade, o responsável atesta o recebimento, mediante assinatura, carimbo e data, e apos armazenados em seus devidos lugares. Os locais de armazenamento disponibilizam de sistema de controle de temperatura que deve ser adequada com o clima, para que os medicamentos não sejam expostos ao calor excessivo e nem a umidade. Os medicamentos que necessitam de menores temperaturas que os demais, como a insulina, ficam armazenados em uma geladeira. É também responsabilidade da farmacêutica controlar essas temperaturas e de organizar os medicamentos em seus devidos lugares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (262.4 Kb)   docx (88 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com