TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO BACHARELADO EM FARMÁCIA- 10º PERÍODO

Por:   •  4/9/2022  •  Resenha  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE INTEGRADA CARAJÁS

CURSO BACHARELADO EM FARMÁCIA- 10º PERÍODO

Estagio em Farmacotécnica

SÂMALLA RÁVILLA PEREIRA CAVALCANTE

BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO EM FARMÁCIA

Redenção-PA

2022

INTRODUÇÃO e DESENVOLVIMENTO

Boas práticas de manipulação em farmácias (BPMF): conjunto de medidas que visam assegurar que os produtos manipulados sejam consistentemente manipulados e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido na prescrição. As BPMs formam os pilares de qualquer farmácia de manipulação e devem ser aplicadas desde o recebimento da matéria prima até a chegada do produto ao consumidor, garantindo a qualidade do produto, livrando-o de riscos de contaminação durante o processo de manipulação.

Nessa aula foi citado que a OMS publicou o papel do farmacêutico no sistema de atenção à saúde, em que se destacaram sete qualidades fundamentais para a atuação profissional. Foi, então, denominado “farmacêutico sete estrelas”. As qualidades são: Prestador de serviços farmacêuticos em uma equipe de saúde;  Capaz de tomar decisões;  Comunicador;  Líder; Gerente; Atualizado permanentemente; Educador. Em sala discutimos como cada qualidade é aplicada no dia a dia de um bom farmacêutico.

Discutimos em sala as atribuições do farmacêutico na farmácia de manipulação afirmando que esse profissional é o único responsável por confeccionar medicamentos ou cosméticos com base nas características singulares do consumidor. Nesse processo, inclui-se também a pesagem, encapsulação e conferência de fórmulas ao final da produção. Foi apresentado na aula as divisões de acordo com o guia prático do farmacêutico magistral:

Processo magistral é o conjunto de operações e procedimentos realizados em condições de qualidade de todo o processo que transforma insumos em produtos magistrais, para dispensação direta ao seu usuário com orientações para seu uso seguro e racional. A preparação é dividido em preparação magistral e oficinal onde a magistral é aquela preparada na farmácia, a partir de uma prescrição de profissional habilitado, destinada a um paciente individualizado e a oficinal é aquela cuja fórmula esteja inscrita no Formulário Nacional ou em Formulários Internacionais reconhecidos pela ANVISA. A documentação tem a finalidade de orientar cada procedimento e também possibilitar a comprovação de todos os atos executados. São exemplos de documentos: I) manuais de boas práticas, II) procedimentos operacionais padrão (POP), III) registros de receitas IV) relatórios de autoinspeção e V) registros de reclamações de usuários.

Outra coisa muito importante é a aquisição de insumos, deve ser realizada conforme determina a RDC nº 67/2007, as matérias-primas devem ser adquiridas de fabricantes/fornecedores qualificados quanto aos critérios de qualidade, de acordo com as especificações determinadas neste Regulamento. Pois a qualidade dos medicamentos é baseada na qualidade das matérias primas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com